Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Nov, 2018 - 16:06
Conheça 18 coisas que devia guardar no frigorífico

Conheça 18 coisas que devia guardar no frigorífico

Helena Peixoto

Sim, o frio é mesmo o mais indicado para estes itens, alimentares e não só! Partilhamos 18 coisas que devia guardar no frigorífico – sempre!

O artigo continua após o anúncio

Quem nunca teve dúvidas que se acuse: afinal, os ovos integram ou não a lista de coisas que devia guardar no frigorífico? E o verniz, sabia que devia colocar no frio para manter as suas propriedades?

Neste artigo vamos dar-lhe conta de alguns itens e coisas que devia guardar no frigorífico e provavelmente nem sonhava que seria recomendável.

18 coisas que devia guardar no frigorífico para garantir a qualidade

1. Leite

guardar no frigorífico

Sabia que uma vez retirado o pacote de leite no frigorífico não deve deixá-lo à temperatura ambiente mais do que duas horas? Quem o diz é a própria entidade de higiene e segurança alimentar dos EUA (FDA), que reforça que o facto do leite ser pasteurizado não significa que não precisa de ser refrigerado.

2. Fruta

As maçãs, bananas, pêras e outras peças de fruta não só podem como devem ser guardadas no frigorífico. Isto porque este ato ajuda a conservar os alimentos por mais tempo! No entanto, apesar de serem coisas que devia guardar no frigorífico, deve fazê-lo corretamente, ou seja, num saco plástico hermético ou tupperware bem fechado para conservar as propriedades e evitar que absorva humidade.

3. Compotas

Se alguma vez leu os rótulos das compotas vai verificar que em todas refere que ‘uma vez aberta deve ser conservada no frigorífico’. E é verdade, elas são outra das coisas que devia guardar no frigorífico se quiser evitar bolores e aumentar o período de conservação.

4. Carne descongelada

carne descongelada

Se costuma descongelar a carne de um dia para o outro na banca da cozinha, vamos dar-lhe uma má notícia… Não está a fazê-lo corretamente! Também de acordo com a FDA, tudo que seja carne, marisco e peixe cru, não deve ficar à temperatura ambiente mais do que uma hora e meia a duas horas.

5. Fruta seca ou desidratada

Parece bem improvável, mas é verdade. Se colocar no frigorífico embalagens de fruta seca ou desidratada, consegue manter o sabor durante mais tempo (além de ‘esticar’ o seu período de vida até quase meio ano).

6. Vinho tinto

vinho tinto

Apostamos que sempre aprendeu que no frigorífico só se coloca o vinho verde. Mas, saiba que não é bem assim afinal! Apesar de geralmente se beber à temperatura ambiente, há especialistas que aconselham a refrescar este vinho ligeiramente durante cerca de meia hora antes de o consumir.

O artigo continua após o anúncio

7. Molhos

Outros itens que integram sem dúvida a lista de coisas que devia guardar no frigorífico são os frascos e embalagens de molhos. Pode guardá-los ainda antes de abrir (sendo opcional neste caso), mas depois de abertos é absolutamente obrigatório. O mesmo acontece com os molhos caseiros, uma vez que há o grande risco de acumularem bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

8. Gengibre fresco

gengibre

O gengibre fresco deve ficar no frigorífico e não no cesto das cebolas e das batatas! Até porque ao fazê-lo, está a aumentar exponencialmente o seu tempo de validade (até cerca de um mês)! Assegure-se apenas de que o embrulha em papel de cozinha e coloca dentro de um saco de plástico fechado.

9. Pão de wrap

Pois é… Depois de aberta a embalagem, os wraps são outras das coisas que devia guardar no frigorífico, garantindo que mantém as suas propriedades e que não se estragam rápido demais. Mantenha-os na embalagem original e bem fechados para não entrar humidade.

10. Abacate

abacate

Embora já haja muitas pessoas que guardam o abacate no frigorífico depois de o abrirem, saiba que não perde nada em colocá-lo lá ainda inteiro, prolongando a sua durabilidade e frescura.

11. Azeite

Certamente que estas coisas que devia guardar no frigorífico o vão surpreender muito: azeite e vinagre! E porquê? Nós explicamos: quando o azeite é exposto ao oxigénio, à luz e ao calor, o pode estragar-se mais rapidamente. Já o vinagre, quando no frio, mais dificilmente cria depósitos nocivos à saúde.

Coisas que devia guardar no frigorífico: especial cosmética

Quando falamos de coisas que devia guardar no frigorífico, não nos referimos apenas a itens alimentares. São vários os artigos de higiene e beleza que ficam em muito valorizados se os armazenar neste eletrodoméstico. Confira!

12. Creme de olhos

Se quer otimizar os efeitos do seu creme de olhos, passe-o da prateleira da casa de banho para a porta do frigorífico. As baixas temperaturas oferecem uma ajuda extra na hora de conseguir resultados! Conservado no frio e em ambientes secos, ele vai atuar na pele com eficácia, ajudando a contrair os vasos sanguíneos e diminuindo o inchaço.

13. Eyeliner

O eyeliner pode e deve ser colocado no frigorífico pelo menos 20 minutos antes de o aplicar. Isto vai fazer com que os resultados na aplicação sejam mais precisos dados que os lápis ficam mais rijos e o eyeliner desenhará um risco bem mais preciso. Já para não dizer que ajuda a manter o produto na pele mais tempo.

O artigo continua após o anúncio

14. Verniz

Se sofre do problema de ter muitos vernizes e quando vai a usar um já está duro como pedra e impossível de usar, experimente guardá-los no frigorífico. O frio vai ajudar a aumentar a vida útil dos seu vernizes, mantendo as suas cores e consistências no estado ideal por mais tempo.

15. Perfume

Os perfumes são muitas vezes guardados nas cómodas dos quartos ou casas de banho e em locais que estão expostos à luz solar. Saiba que isso pode alterar o produto! Guarde-o no frigorífico se quer manter todas as suas propriedades.

16. Batom

Colocando o batom no frio, muito mais fácil será aplicá-lo nos lábios. Assim nunca mais vai ter de ‘viver’ o drama de ir aplicar um batom e ele estar praticamente derretido ou impossível de aplicar de tão mole.

17. Máscara de pestanas

Como é um produto que é aberto e fechado muitas vezes, é fácil que acabe por secar. Ao guardar este item no frigorífico vai conseguir aumentar o seu tempo de vida, apesar de ser recomendável que substitua o rímel no máximo de 6 em 6 meses.

18. Protetor solar

Boas notícias: não precisa deitar fora o protetor solar depois do verão se a embalagem ainda estiver cheia! Se o armazenar no frigorífico, o fator de proteção solar continua assegurado, não perdendo o efeito de proteção contra os raios UV.

Veja também: