Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Jul, 2020 - 10:26

Coisas que nos esquecemos sempre de limpar: confira estas 7

Teresa Campos

Há 7 coisas que nos esquecemos sempre de limpar em casa. Precisa de uma dica? São áreas escondidas das quais não nos lembramos. Fizemos uma lista para si.

família a limpar a sala

Queremos que o seu lar fique limpo a fundo, por isso listámos 7 coisas que nos esquecemos sempre de limpar em casa. Pode ser que seja o seu caso e se reveja em alguns destes aspetos.

O mais provável é que nem se lembre destes sítios quando está a limpar, porque não são óbvios e a sua concentração está em terminar a tarefa o mais rapidamente possível. Por exemplo, olhe para debaixo da sua cama e responda: o que encontrou? Pó? Sujidade? Se calhar, aquele anel que julgava perdido?

Isso significa que não está a limpar a sua casa devidamente, por isso, o nosso convite é para que espreite a nossa checklist.

Coisas que nos esquecemos sempre de limpar: anote estas 7

pessoa a limpar
1

Cozinha: bobinas condensadoras do frigorífico

As bobinas estão localizadas na parte traseira ou inferior do eletrodoméstico e devem ser limpas duas vezes por ano. São elas as responsáveis por refrigerar o frigorífico.

Caso estejam entupidas com lixo ou pó, elas não irão conseguir libertar o calor de maneira eficiente. Isso vai ainda obrigar o compressor a trabalhar mais, gastando mais energia e encurtando a vida do eletrodoméstico.

2

Quarto: pincéis de maquilhagem

Quanto mais usados, mais sujidade, bactérias e camadas antigas de cosméticos terão os pincéis de maquilhagem. Por isso, limpe-os com frequência com água morna, champô neutro e uma toalha.

3

Quarto: debaixo da cama

Quando estiver a limpar o quarto, não esqueça de ver também debaixo da cama. Esta é uma zona que acumula muito pó e sujidade. Quando estiver a aspirar, lembre-se de espreitar debaixo da cama e num minuto estará tudo limpo.

4

Sala: almofadas e sofá

Dependendo do tipo de tecido das suas almofadas e sofá, passe um pano com vinagre de limpeza ou aspire, de maneira a remover o pó e algumas migalhas que tenham ficado por lá escondidas. Lembra-se daquele dia em que cedeu à preguiça e comeu umas bolachinhas enquanto via a sua série favorita?

No dia da limpeza certifique-se de que se lembra de limpar o sofá (até porque vai, certamente, voltar a repetir essa ação, que tão bem sabe depois de um dia de trabalho, por exemplo).

5

Em toda a casa: juntas dos azulejos

Onde tiver azulejos, terá juntas de argamassa que, com o passar do tempo e com a humidade, vão ficar enegrecidas, o que confere um péssimo aspeto às divisões.

O segredo está em limpar os azulejos com frequência: mal identifique alguma mancha, limpe de imediato. Assim, poupará tempo no dia dedicado à limpeza e vai ver que valeu a pena ir fazendo esse trabalho.

6

Em toda a casa: caixilharia das janelas, abajours e rodapés

De facto, há certas coisas que nos esquecemos sempre de limpar porque, apesar de sabermos que elas lá estão, não nos ocorre que também merecem a nossa atenção no dia da limpeza. Os caixilhos da janela acumulam pó, sujidade e até insetos. Para os limpar, pode usar um pano húmido ou o aspirador.

Quantos aos abajours e rodapés, a melhor opção é passar um pano húmido. No caso dos abajours, use um espanador e limpe-os primeiro por dentro e por fora.

7

Em toda a casa: o corrimão, as maçanetas, os baldes do lixo e os quadros

O corrimão e as maçanetas devem ser limpos e, mesmo desinfetados com frequência, uma vez que toda a gente toca neles e o balde do lixo, mesmo que seja de pedal, deve ser lavado regularmente, para evitar que ganhe mau cheiro. Para limpar os quadros, o ideal é usar um espanador e passá-lo tanto no vidro, como pela moldura.

Por vezes, o tempo para as tarefas domésticas não é muito e as limpezas, tal como as arrumações, são feitas um tanto ou quanto a correr. Mas, com as indicações que lhe deixamos, que exigem poucos minutos, verá que estas 7 coisas que nos esquecemos sempre de limpar não vão ser mais esquecidas e toda a sua casa passará a estar sempre em ordem e a brilhar.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].