Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
08 Ago, 2018 - 16:46

8 coisas que o seu telemóvel já substitui

Luísa Santos

Hoje em dia, os smartphones têm a capacidade de executar (quase) qualquer tarefa. Saiba quais são as coisas que o seu telemóvel já substitui.

8 coisas que o seu telemóvel já substitui

Apesar de pequenos, leves e facilmente transportáveis, os telemóveis reunem, hoje em dia, um sem número de funcionalidades que os tornam indispensáveis à rotina diária. Por esse motivo, é natural que existam coisas que o seu telemóvel já substitui das quais, por vezes, nem se apercebe.

8 coisas que o seu telemóvel já substitui

1. Telefones fixos

telemovel e telefone

Pelas razões óbvias, os telefones fixos foram as primeiras coisas a serem substituídas pelos telemóveis. Sobretudo, pela portabilidade, isto é, pelo facto de poderem ser transportados para qualquer lado sem exigir que estivesse, por exemplo, em casa para fazer ou atender uma chamada.

Mais tarde, foram surgindo outras funcionalidades que fizeram dos telemóveis dispositivos ainda mais únicos e indispensáveis, como foi o caso das mensagens de texto, por exemplo, ou até das multimédia – através das quais podia enviar e receber imagens ou ficheiros de som/vídeo.

2. Lanternas

Quantas vezes não precisou de iluminar algo que não conseguia ver e que, se não tivesse o seu telemóvel por perto, não o conseguiria fazer? Nos dias de hoje, já não se procura uma lanterna para essas situações, já que qualquer smartphone permite que ligue o flash da câmara e o transforme numa lanterna autêntica.

3. Jornais e revistas

Temia-se a substituição permanente dos jornais, como ainda hoje se teme, o que obrigou todos os órgãos de comunicação e empresas detentoras de revistas a adaptarem-se ao mundo digital e a disponibilizarem as suas notícias (parcial ou integralmente) em formato multimédia, criando as apps de notícias, acessíveis a partir de qualquer telemóvel.

4. Agendas

telemovel e agenda

Outra das coisas que o seu telemóvel já substitui (desde cedo) são as agendas onde escrevia todos os contactos da sua lista. Não há muitos anos atrás, ainda se recorria a essas listas de números quando se queria ligar a alguém cujo número não se soubesse.

5. Bússolas

A grande parte dos smartphones inclui esta funcionalidade, o que lhe permite recorrer à mesma sempre que necessitar, sem ter que procurar, efetivamente, uma bússola para se orientar.

6. Blocos de notas

Outras das coisas que o seu telemóvel já substitui são os tradicionais blocos de notas. Independentemente do modelo de telemóvel em questão, ou até mesmo da marca a que pertence, todos esses dispositivos incluem já a possibilidade de tirar notas numa aplicação que existe para o efeito.

7. Câmaras

telemovel e camara

Nos dias de hoje, já existem telemóveis com câmaras muito melhores que as de marcas conhecidas desse mercado. A qualidade das fotografias captadas por um smartphone chega a ser impressionante, levando algumas marcas a deixar de produzir o material fotográfico tradicional.

8. Gravadores de voz

Outra das funcionalidade presente na maioria dos telemóveis, que fazem uso do microfone incorporado para captar qualquer tipo de som – em alguns casos até com bastante qualidade e com som muito límpido. Alguns modelos permitem, ainda, que ligue um microfone externo ao seu telemóvel para que possa captar som/voz com ainda mais qualidade e limpidez.

Veja também: