Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nélson Costa
Nélson Costa
24 Jan, 2018 - 11:25

8 coisas que são ilegais e não sabia

Nélson Costa

Descubra 8 coisas que são ilegais e não sabia, em Portugal e no mundo. Provavelmente já teve, sem saber, algum destes comportamentos ilícitos.

8 coisas que são ilegais e não sabia

Há coisas que fazemos sem pensar, outras que são deliberadas mas tomamos por inofensivas. A realidade é que por serem tão vulgares e raramente sancionadas, por serem absurdas ou até por se tratarem de regras muito ligadas a uma determinada cultura, são muitas as coisas que são ilegais e que provavelmente não sabia.

Descubra alguns desses comportamentos à margem da lei, em Portugal e noutros países. Oito coisas estranhas ou, pelo contrário, vulgares mas que são puníveis por lei.

8 coisas que são ilegais e que não sabia

EM PORTUGAL

1

Peões a atravessar a faixa de rodagem fora das passadeiras

Todos sabemos que, por segurança, devemos atravessar as faixas de rodagem pelas passadeiras, mas o que muitos desconhecem é que se não o fizerem, existindo passagens especialmente sinalizadas para esse efeito numa distância de 50 metros, podem ter uma multa que vai de 10 a 50 euros, conforme o preconizado no artigo 101.º do Código da Estrada.

2

Fazer acrobacias de bicicleta na via pública

O Código da Estrada estabelece regras para ciclistas e contraordenações para quem não as cumpra. Por exemplo, fazer acrobacias na bicicleta (andar ‘sem mãos’, ‘sacar cavalos’, entre outras) em plena via pública é ilegal e pode resultar numa coima de 30 a 150 euros (artigo 90.º do Código da Estrada).

3

Sacudir tapetes à janela

Da próxima vez que o fizer, pense duas vezes. A proibição de sacudir tapetes à janela está prevista em vários municípios do país e as multas podem ser duras. Basta que a autarquia da sua área de residência inclua essa norma no Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza. Na Nazaré, por exemplo, a brincadeira pode custar entre 249,40 e 2.493,99 euros.

NO MUNDO

4

Mascar pastilha elástica

Deitar pastilhas elásticas para a via pública é, naturalmente, proibido e pode dar multas em vários países. O que (provavelmente) não sabia é que existem países onde não se pode simplesmente mascar pastilha elástica, como em Singapura.

5

Dar de comer a pombos

Os pombos em Veneza, Itália, são vistos como uma praga para os monumentos e um perigo para a saúde pública. Assim, as autoridades determinaram o pagamento de uma multa avultada para quem alimentar pombos na Praça de São Marcos, em Veneza. Alimentar pombos também é ilegal em São Francisco, nos Estados Unidos.

6

Andar de saltos altos na Grécia

Se está a pensar em fazer uma viagem aos sítios históricos da Grécia, esqueça os saltos altos, pois a utilização destes é proibida em muitos dos monumentos por colocar em causa a sua preservação.

7

Passar cinco músicas estrangeiras seguidas numa rádio do Canadá

As leis canadenses da rádio e televisão obrigam a que uma em cada cinco músicas tocadas seja da autoria de um nativo do Canadá.

8

Criar perfis falsos online

Segundo os termos legais da utilização da maioria dos sites de redes sociais, bem como da utilização da internet, é ilegal utilizar informações pessoais (nome, idade, género, etc.) falsas, e poderá ser responsabilizado na esfera civil e penal.

Veja também