Imaginemos o seguinte cenário: acorda de manhã, ligeiramente depois da hora, faz tudo a correr para compensar o atraso e, já depois de ter conseguido se despachar, estando prestes a arrancar o carro, depara-se com o facto de que o comando da chave não funciona.
Este e outros cenários parecidos não são de todo incomuns. No entanto, apesar de à partida ser algo simples de resolver, acaba por prejudicar o seu dia. Para evitar que o lese tanto, decidimos fazer uma lista de possíveis problemas e como os resolver.
Levou-se inclusivamente em consideração colocar os principais problemas de forma ordenada em termos de probabilidade e praticabilidade para que o possa fazer como se fosse um passo a passo.
Comando da chave não funciona: causas e como resolver
A pilha deixou de funcionar
Comecemos pelo óbvio. As pilhas desgastam-se é um facto e, embora não sejam necessários estudos científicos para o comprovar, uma vez que á é um dado socialmente já adquirido, a realidade é que os próprios especialistas concordam que a maior parte das vezes em que o comando da chave não funciona é por causa da pilha.
Quando isso acontece, o melhor é ir a uma loja especializada em chaves e comandos para medirem se a pilha ainda tem bateria e se é necessário trocar. Caso o problema resida na bateria da pilha, basta trocar e está resolvido.
O comando perdeu a codificação
Todos os comandos têm um código que representa a porta ou portão que se pretende abrir. Cada porta ou portão têm um código único, sendo que pode haver mais do que um comando com o mesmo código.
O desgaste natural do tempo poderá significar que o comando perdeu a codificação. Já que está numa loja especializada, o melhor que há a fazer é verificar se é necessário reintroduzir e reprogramar o código.
Nesse caso, aconselhasse levar uma chave gémea ou então perguntar ao especialista se pode deslocar-se até ao carro.
O comando danificou-se
O comando pode também partir-se caso sofra constantes quedas e muitas vezes isso não se reflete na parte exterior do comando. Caso as duas soluções anteriores não se traduzam em qualquer tipo de resultados, deverá considerar o facto de o comando se ter descolado e ser necessário soldar novamente.
Não o faça sozinho, consulte um especialista em chaves ou então em soldaduras. Uma vez que provavelmente já terá ido a uma loja especializada, e caso estes ou não o saibam fazer ou não tenham os materiais necessários, pergunte ao funcionário se conhece algum soldador que recomende. Principalmente em lojas pequenas, não é de todo incomum que mestres de ofícios diferentes, mas que ocasionalmente tratem de áreas em comum, se conheçam e até tenham um acordo de cavalheiros entre eles.
Problema elétrico no carro
Se ir a uma loja especializada em chaves e/ou comandos, ou até um soldador, não resultou para si, então deve verificar se pode existir um problema elétrico no carro. Esperemos que não, mas o próximo passo é levá-lo a um mecânico e constatar se há algum problema elétrico no carro.
Recomenda-se, de preferência, que o leve a um mecânico especializado na parte elétrica ou até mesmo um eletricista. O custo da solução, dependendo do problema, poderá rondar as centenas de euros, mas ao menos resolverá o problema e, possivelmente, evitará gastos ainda superiores caso a situação se mantivesse.
Afinal o problema não era a parte elétrica do carro nem era do comando
Às vezes, embora de forma menos comum, o problema pode não residir na parte elétrica do carro nem no comando. A própria porta pode ter um problema elétrico, ou até um problema no vinco.
Já que está no mecânico e mesmo que o problema esteja resolvido, verifique essa parte. Agora que já sabe o que fazer, caso o comando da chave não funcione, é só colocar em prática.