Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
22 Out, 2019 - 13:53

Como apagar histórico no YouTube

Luísa Santos

Os browsers não são os únicos a guardar as suas pesquisas. Há plataformas que guardam outras informações, por isso saiba como apagar histórico no YouTube.

como apagar historico no youtube

Aquela que é a plataforma mais utilizada para assistir a conteúdos de vídeo também guarda tudo aquilo que o utilizador pesquisa. Por isso, importante que mantenha a sua privacidade e saiba como apagar histórico no YouTube.

como apagar histórico no youtube: passo a passo

homem a usar computador

Vamos arriscar: de certeza que esta nunca foi uma preocupação que lhe passou pela cabeça, até porque, quando está a limpar o histórico de pesquisa do seu browser, julga estar a fazer uma limpeza total.

Desengane-se se pensa que isso acontece, muito menos nos dias de hoje, onde nem tudo o que parece na Internet, o é efetivamente. Por esse motivo, é importante que percorra as informações guardadas por cada site.

Nova ferramenta apaga o histórico automaticamente

Uma das plataformas que guarda o seu próprio registo é o YouTube, o site de vídeos mais visitado e utilizado a nível mundial. Uma limpeza geral apenas limpa os registos das pesquisas que realizou num browser, pelo que o mesmo não se aplica àquilo que pesquisou em cada site visitado.

Por essa razão, é importante que saiba como apagar histórico no YouTube, pois só assim garante que todas as palavras-chave que pesquisou, assim como todos os vídeos a que assistiu, são eliminados do registo da plataforma.

Agora, a Google disponibilizou uma ferramenta que apaga todas as informações pesquisadas no YouTube de forma automática, pelo que não tem de se preocupar em limpar o histórico de forma manual como o faz num browser.

rapariga a usar o tablet

Histórico apaga-se diretamente na plataforma

Para saber como apagar histórico no YouTube deve, em primeiro lugar, aceder à sua conta, onde se encontram os registos de tudo aquilo que faz na plataforma. Depois, é só percorrer os passos que se seguem:

  1. Aceda ao separador de Atividade (caso não se encontre nas definições da sua conta de YouTube, pode sempre aceder ao mesmo separador através da sua conta Google);
  2. Clique no separador “Informações e personalização”;
  3. Aceda ao histórico do YouTube e clique na opção que lhe permite gerir a sua atividade;
  4. Terá duas opções à escolha, pelo que deve clicar naquela que se encontra do lado direito;
  5. Nessa tab, responsável pela limpeza automática do histórico no YouTube, deve escolher o período a partir do qual o YouTube deve limpar o histórico (daí a 3 ou a 18 meses);
  6. Leia a mensagem de confirmação e aceite-a de forma a limpar todos os registos – tenha atenção porque, a primeira limpeza, será feita de imediato.

Todo o seu histórico está agora apagado, pelo que não se precisa de preocupar mais em fazê-lo manualemente. Em todo o caso, se preferir “cortar o mal pela raíz”, pode impedir que o YouTube guarde qualquer histórico a partir do momento em que acede à plataforma.

Para isso, só tem de recordar o passo 4, anteriormente descrito, e escolher a tab da esquerda, onde pode “pedir” ao YouTube que nunca guarde nenhum registo das suas pesquisas, nem dos vídeos aos quais assiste.

Pode apagar os registos da última hora, do último dia ou, neste caso, para sempre. Desta forma, assegura-se de que o site de vídeos nunca mais irá guardar qualquer registo seu.

Apagar o histórico no YouTube é uma medida particularmente útil se tivermos em consideração a segurança online dos utilizadores, que parece estar cada vez mais em risco a cada dia que passa.

Veja também