Pedro Andrade
Pedro Andrade
18 Jul, 2018 - 12:23
Como comprar no eBay de forma simples e segura

Como comprar no eBay de forma simples e segura

Pedro Andrade

Se quer saber como comprar no eBay de forma descomplicada, este artigo é para si. Confira o nosso guia prático e garanta total segurança nas suas compras.

O artigo continua após o anúncio

Já todos ouvimos falar do eBay, o maior portal de comércio eletrónico do planeta, que conta com milhões de produtos para todos os gostos e outros tantos milhões de utilizadores. Se quer saber como comprar no eBay, siga o nosso guia prático para garantir que faz as suas compras em total segurança.

Como comprar no eBay: passo a passo


como comprar no ebay

Como comprar no eBay: crie a sua conta

Para comprar ou vender neste portal deverá começar por criar a sua conta. Para isso, escolha Registar-se no topo esquerdo da página. De seguida, deve colocar os seus dados pessoais e concordar com a política de privacidade do eBay.

Depois, terá de aceder ao e-mail que utilizou para criar a conta para que possa confirmar o registo com sucesso. Se não encontra o e-mail na inbox, procura na pasta de spam (lixo eletrónico).

Como comprar no eBay: primeiros passos

Há várias formas de comprar no eBay: confira se o negócio é um leilão (terá de licitar e ser o maior licitador para garantir que arremata o produto), ou se está disponível a opção de compra imediata (não terá de esperar pelo final do leilão nem de licitar o respetivo produto).

Assim que fizer o login pode aceder a milhões de produtos de centenas de categorias. Para encontrar de forma mais rápida o que procura selecione a categoria do produto em causa.

Pode, ainda, escolher o país: é aconselhada a escolha do Reino Unido para garantir os portes de envio mais baratos. Se não encontrar o que procura, tente a opção “Mundial”.

Como comprar no eBay: faça as suas pesquisas

Assim que escolhe a categoria e o produto em questão, os resultados podem ser ordenados mediante as suas preferências: preço, distância e duração da licitação.

Encontrou o negócio à sua medida? Agora é tempo de conferir a fiabilidade do vendedor. Dessa forma, saberá se é de confiança e se o feedback dos restantes compradores é positivo.

O artigo continua após o anúncio

Por fim, esteja atento aos custos dos portes de envio (e se é feita entrega em Portugal) e à forma de pagamento. A maioria dos vendedores opta pelo PayPal, um sistema de pagamentos eletrónicos muito comum. Se for o caso, pode criar a sua conta (se ainda não estiver registado) de forma rápida e simples e associá-la de ao seu registo no eBay. Em alguns casos, as compras também podem ser feitas através de cartão de crédito.

Assim que o pagamento é confirmado, é tempo de aguardar pela entrega do produto (demora entre duas semanas e um mês).

Dicas para comprar no eBay

Se um vendedor tentar aliciá-lo a fazer o negócio fora da plataforma, deverá recusar imediatamente e avisar a equipa do eBay para garantir que o vendedor fraudulento é expulso da plataforma e é reportado às autoridades.

Antes de licitar ou avançar com uma ordem de compra deverá confirmar as especificações do artigo e as condições de envio e de devolução. Em caso de dúvida, coloque-as ao vendedor em causa (a resposta costuma ser bastante rápida).

Veja também: