Luísa Santos
Luísa Santos
10 Mai, 2018 - 00:00
Comprar tecnologia online: 6 cuidados essenciais

Comprar tecnologia online: 6 cuidados essenciais

Luísa Santos

Talvez não hesite em comprar uma capa para o telemóvel, mas se calhar pensa duas vezes se for um gadget. Veja os cuidados a ter quando comprar tecnologia online.

O artigo continua após o anúncio

Comprar um smartphone, um portátil ou até mesmo um carregador para um desses equipamentos pode ser arriscado, uma vez que, no fundo, não há a certeza absoluta do que se está a comprar – nem a quem se está a comprar. Trata-se de um processo que, apesar de cómodo e rápido, não oferece as mesmas garantias do que se dirigir a uma loja, por exemplo. Por isso, confira as nossas dicas para comprar tecnologia online.

É verdade que existem lojas em risco de encerrar, para além daquelas que efetivamente fecham, por não serem capazes de dar resposta à concorrência online. Neste leque, estão empresas como a Amazon, o Ebay e outras, que detêm um poderio imenso neste mercado. Entre os fatores que pesam na decisão das pessoas para comprar tecnologia online, encontra-se o preço, a conveniência e a facilidade da compra.

Mas, como em tudo, há coisas que deve fazer e outras que deve evitar quando comprar tecnologia online. Não dizemos para não o fazer, ou para correr já para um desses sites à procura de um bom negócio. Dizemos, ao invés disso, para ter em consideração alguns fatores antes de efetuar uma compra desse género.

Comprar tecnologia online: saiba o que deve e o que não deve fazer

comprar tecnologia online

Compare os preços

Não deve comparar preços apenas nas lojas físicas. O mundo online também merece a sua atenção, por isso, deve também comparar os preços do(s) artigo(s) que quer comprar antes de, efetivamente, o fazer.

Podem até lhe ter indicado um bom site para comprar tecnologia online, fiável e seguro, mas onde o artigo que quer está mais caro do que noutros sites.

Não se esqueça dos cupões

A maior parte dos sites que hoje se conhecem têm pequenas promoções em vigor, que podem ser ativadas através da introdução de códigos de desconto num dos passos finais de compra. Preste atenção a todos os passos e não se esqueça de inserir um desses códigos.

Existem plataformas, como as que pode conhecer neste artigo sobre sites de descontos em Portugal, onde é possível pesquisar as promoções que estão ativas.

Atenção à mudança de preços

Saber o preço de um artigo é meio caminho andado para conseguir, “no final do dia”, um ótimo negócio. Existem muitas lojas online que, quando fazem promoções, baixam o preço do artigo que tem debaixo de olho e o incentivam à compra.

O artigo continua após o anúncio

Mas não se precipite: é possível que aquele preço nunca tenha baixado e que a promoção feita não passe de uma ilusão. Por isso, acompanhe com regularidade o preço do(s) artigo(s) que quer comprar.

Confirme o estado do artigo

Não se deixe levar pelo impulso da compra sem antes confirmar e perceber aquilo que está a comprar. Pode conseguir um bom preço porque, efetivamente, encontrou um bom negócio. Mas também pode encontrar um bom preço porque o artigo está a ser vendido em segunda mão ou apresenta, até, marcas de uso (e possível danificação do mesmo). Este é um dos maiores perigos que se encontram hoje em dia quando se decide comprar tecnologia online.

Saiba distinguir o tipo de garantias

Se está a comprar um equipamento eletrónico novo, à partida, ele chegará numa caixa selada, com os acessórios devidos e a garantia do produto.

Alguns sites podem incentivá-lo, ainda, à compra de uma garantia por mais “x” anos – que, nesse caso, seria comprada ao site que vende os artigos. Não precisa de o fazer, já que terá consigo a garantia original do equipamento e não precisará de mais nenhuma.

Compre com segurança

Certifique-se de que tem o seu software antivírus em dia para que não seja alvo de nenhum ataque pirata, que poderá roubar as suas informações de pagamento (cartões de crédito, morada, e todos os dados que introduzir).

Utilize o Paypal ou faça um cartão virtual, no qual deposite apenas o dinheiro destinado à compra. Dessa forma, a sua experiência de compra será mais segura.

Veja também: