Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Nov, 2021 - 12:49

Como conservar bananas sempre frescas e com bom aspeto

Mónica Carvalho

São uma excelente fonte de potássio, mas requerem alguns cuidados. Aprenda como conservar bananas e evitar o desperdício alimentar.

Como conservar bananas

O consumo regular de bananas, uma fruta prática de comer e da qual todos gostam, torna-a muito popular. O problema está no seu amadurecimento rápido, o que implica saber como conservar bananas corretamente, antes que seja tarde demais.

Num dia parecem estar verdes, e no dia seguinte, já parecem ter ultrapassado o prazo de validade: é isto que lhe acontece várias vezes certo? Com as nossas dicas vai ser muito mais fácil contornar o problema.

Assim, terá a fruta em estado de conservação adequado e comestível durante mais tempo e poderá, como tal, tirar o máximo proveito dos benefícios que a banana tem.


6 dicas para saber como conservar bananas corretamente

Antes das dicas para conservar bananas, há que saber quais as que deve comprar. Não basta pegar num cacho ao acaso. Deve escolher as bananas verdes nas extremidades e amarelas no meio. Além disso, assegure-se de que a fruta que não tem manchas castanhas, nem parecem batidas.

Agora sim: como conservar bananas. Dicas que não falham e às quais deve atentar.

Cut bananas in the plate
1

Guarde as bananas em temperatura ambiente

Pelo menos enquanto estiverem verdes e desde que não esteja uma temperatura elevada no local onde as vai armazenar, visto que tal vai acelerar o processo de amadurecimento.

Nesses momentos, o frigorífico também não é a melhor opção – e já lhe vamos explicar porquê. Deve antes preferir colocar num armário num local fresco e seco.

2

Não junte as bananas com outras frutas ou legumes

As bananas libertam gases, o que faz com que o seu processo de amadurecimento seja especialmente rápido. Ao colocá-las em contacto com outros alimentos vai fazer com que os mesmos também amadurecem mais rapidamente.

Dá-se, então, um efeito de contaminação perigoso que pode causar grande prejuízo. Além disso, ninguém quer estragar comida, pois não?

3

Não guarde em sacos

As bananas devem ficar guardadas ao ar livre. Colocá-las dentro de algum saco, seja de pano, papel ou plástico, só fará com que elas fiquem muito castanhas muito depressa, porque se dá uma elevada concentração de etileno – o tal gás que leva ao processo de amadurecimento.

4

Corte o topo

Outro método bastante eficaz para saber como conservar bananas durante mais tempo é cortar o topo, a ponta da coroa, assim que as traz do supermercado.

5

Enrole as hastes das bananas

Depois poderá ainda envolver as hastes ou a coroa, como lhe quiser chamar, em película aderente ou com papel de alumínio, visto que é útil de várias formas. Deste modo, estará a impedir a fuga de etileno pelas hastes e a evitar a evaporação da humidade.

6

Divida as bananas para conservar durante mais tempo

Há ainda quem defenda que, na impossibilidade de conseguir fazer bem a dica 5 e isolar corretamente as hastes, então, as bananas devem ser separadas, uma por uma. E assim fica mais fácil enrolar o caule de uma única banana.


Guardar as bananas no frigorífico: sim ou não?

Como referimos, as bananas possuem um processo rápido de amadurecimento, o que justifica colher e comprar ainda quando se encontram verdes. Dado que o calor acelera esse processo, a primeira coisa em que pensamos é colocá-las no frigorífico, certo? O pensamento pode fazer sentido, mas não neste caso.

Aliás, seguramente que já o fez alguma vez na vida e se apercebeu de que as bananas ficam com a casca muito castanha, apesar de por dentro poderem ainda estar firmes e saborosas.

Dessa forma, tem três hipóteses. A primeira é colocar as bananas dentro de sacos herméticos, bem fechados. Ou, quando a fruta começa a ficar madura, retire a casca e envolva o interior em papel de alumínio. A terceira alternativa é mesmo congelar e, para tal, deve, naturalmente, retirar a casca, cortar em rodelas e colocar num recipiente de vidro ou embalagem – preferencialmente a vácuo.

Veja também