Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
29 Out, 2018 - 18:45

Saiba como editar PDF online e offline

Marcos Silva

Já teve um ficheiro em formato PDF que precisou de alterar mas não sabia como? Neste artigo, explicamos como editar PDF com várias ferramentas.

Saiba como editar PDF online e offline

Os ficheiros em formato PDF são dos mais usados hoje em dia. Por vezes, é necessário modificar documentos PDF, algo que, para quem não está por dentro do assunto, pode parecer complicado. Existem, contudo, diversas ferramentas que o podem ajudar. Neste artigo, fique a saber como editar PDF de maneira simples, seja online ou offline.

Como editar PDF de forma simples: 4 ferramentas

como editar pdf

Uma das ferramentas mais conhecidas para editar PDF é o Adobe Acrobat, mas além de ser um software muito pesado requer uma versão paga para poder editar ficheiros PDF.

Há também ferramentas online que pode usar, mas por um período de tempo limitado, tendo depois de obter uma versão paga. Os próximos pontos explicam como editar PDF e quais as ferramentas a usar.

1. Google Drive

Com esta ferramenta da gigante Google é muito simples saber como editar PDF e não precisa de nenhuma versão paga. Depois de entrar no Google Drive, precisa de fazer upload do ficheiro PDF a editar. Para isso clique em Novo > Carregar ficheiro. Navegue até à localização do seu ficheiro e faça upload.

Depois, o processo é muito intuitivo. Carregue com o botão do lado direito do rato no ícone do ficheiro PDF no Google Drive e uma janela pop-up surgirá. Selecione “Abrir com” e escolha o Google Docs. Aqui, poderá fazer as alterações que quiser no documento. De seguida, grave.

Agora, resta fazer download do ficheiro do Google Drive para o seu PC. Mais uma vez, clique com o botão do lado direito do rato no ícone do ficheiro e selecione “Download”.

2. Online PDF Editor

Esta é uma alternativa online ao Google Drive. Uma das melhores ferramentas online, com uma interface simples e boas funcionalidades. Pode adicionar texto, links e imagens. Suporta documentos até 200 páginas ou até 50 MB.

3. LibreOffice Draw

Esta ferramenta oferece diversas funcionalidades, como editar texto, formato e estilo do documento e inserir outros elementos – como imagens – em modo offline.

Para isso, abra o programa e clique no botão de “Ficheiro” no canto superior esquerdo na barra de tarefas e selecione “Abrir Ficheiro”. Depois, basta encontrar o seu ficheiro e selecioná-lo. Outra forma é arrastar o ficheiro para a janela do programa.

Por exemplo, para editar o texto basta selecionar o botão de caixa de texto e depois editar o ficheiro como se estivesse num documento Word.

Para ver outras opções de edição, faça duplo clique na imagem do cursor do rato na barra lateral esquerda. Para editar a formatação e estilo, faça duplo clique no botão com um “T” na barra lateral direita.

Para inserir outros elementos, como imagens, selecione “Inserir” na barra de tarefas superior. Depois de todas as alterações, basta guardar como um ficheiro PDF.

4. Microsoft Word

Se não tiver acesso à Internet pode alterar os seus ficheiros PDF com uma ferramenta bem conhecida e utilizada por toda a gente: o Microsoft Word. É a ferramenta ideal se quer alterar os seus ficheiros PDF offline e de maneira bastante fácil e simples.

Para isso, abra o Word e depois clique, no menu, sobre “Ficheiro”, e selecione “Abrir” na barra lateral. Agora selecione “Procurar” e pesquise pelo ficheiro no seu PC. Depois de o encontrar, clique sobre “Abrir”.

Faça as alterações que precisa no ficheiro PDF e de seguida clique novamente em “Ficheiro” na barra superior. Finalmente, clique em “Gravar Como”. Aqui, selecione o tipo de ficheiro que quer, neste caso PDF.

Veja também: