Catarina Reis
Catarina Reis
21 Ago, 2018 - 01:46
Como encontrar emprego sem ter experiência? 10 dicas

Como encontrar emprego sem ter experiência? 10 dicas

Catarina Reis

É preciso ter experiência para conseguir emprego, certo? No entanto, temos 10 ideias sobre como encontrar emprego sem ter experiência.

O artigo continua após o anúncio

Se praticamente todos os anúncios de trabalho requerem que a pessoa já tenha experiência na área, como é que alguém que se pretende lançar pela primeira vez no mercado de trabalho pode competir com os restantes candidatos? Como encontrar emprego sem ter experiência? Temos 10 dicas para o ajudar nesta tarefa.

Como encontrar emprego sem ter experiência: 10 sugestões

Aqui ficam as nossas sugestões para ultrapassar a barreira da experiência na procura da sua próxima oportunidade profissional.

encontrar emprego

1. Equilíbrio perfeito entre auto-confiança e o facto de ser ainda um principiante

Para quem quer começar a entender mais sobre as competências essenciais para encontrar emprego sem ter experiência, uma dica não pode falhar: a confiança é importante, mas tem que ser acompanhada da dose certa de características de quem ainda está a começar, como a humildade e a modéstia. Mostre que é bom no que faz, mas que também está disposto a aprender.

2. Proponha-se a trabalhar por um preço mais baixo ou mesmo de graça, no início

Poderá até nem vir a acontecer, mas se se disponibilizar escrevendo na sua carta de apresentação, ou durante a entrevista, que está disponível para aprender e que está disponível para trabalhar de graça, isso poderá chamar a atenção, no sentido em que mostra estar disposto a ajudar, mesmo sacrificando o ordenado.

Esta situação não é a ideal, e deve ser encarada como temporária e como oportunidade de colocar no seu CV uma primeira experiência que lhe abra outras portas. Se se sair bem no trabalho, terá com certeza margem de manobra para pedir um salário justo.

3. Seja sempre autêntico, nomeadamente em situações de networking

Fazer um bom trabalho de networking continua a ser a forma mais eficaz de ir parar à empresa de que mais gosta, mais do que responder a anúncios de emprego. Muitos eventos de networking são revestidos de alguma “falsidade”, onde as pessoas são muitas vezes levadas a adotar posturas estritamente comerciais. Mas ser genuíno, não agir de forma forçada, e sobretudo ser uma mais valia para os outros, irá jogar a seu favor, e, quem sabe, fazer esquecer a sua suposta falta de experiência.

4. Aponte para objetivos realistas

Não há qualquer mal em sonhar alto, mas se não se tem experiência prévia, é inútil começar a procurar emprego atirando-se de cabeça para funções que apenas pessoas que trabalharam durante muitos anos na sua área conseguem atingir. Seja realista e, em vez disso, tenha como objetivo cargos mais acessíveis, de modo a começar por baixo e depois progredir.

18 sites para procurar emprego

O artigo continua após o anúncio
  • A procura de emprego não está a resultar? 5 conselhos a aplicar
  • Storytelling: a competência mais valorizada em contexto profissional
  • 7 dicas de liderança que precisa conhecer
  • 25 Frases de motivação no trabalho
  • Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp