Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
04 Set, 2018 - 10:00

Como guardar fotos online: 4 sugestões

Nuno Margarido

Guardar fotos online é uma boa forma de poupar espaço no computador ou no telemóvel. Vale a pena? Claro que vale. Espreite as nossas sugestões.

Como guardar fotos online: 4 sugestões

Com a evolução das máquinas fotográficas e até mesmo das lentes dos telemóveis, as fotografias também começaram a ocupar cada vez mais espaço no dispositivo em que se encontram. Colocá-las online é uma forma de libertar espaço nos dispositivos e de as ter sempre à mão. Mas como se faz para guardar fotos online?

Como guardar fotos online

Serviços gerais

A possibilidade de guardar ficheiros na nuvem não é um tema novo e já foi bastante explorado. Neste artigo sobre armazenamento em nuvem, por exemplo, exploram-se as vantagens de as desvantagens deste tipo de armazenamento e alguns dos melhores serviços que existem, atualmente, no mercado.

Há, contudo, um problema: é que serviços como o Google Drive, a Dropbox ou o OneDrive são bastante generalizados e não se focam apenas nas fotografias, não possuindo ferramentas específicas para este tipo de ficheiro.

como guardar fotos online

Serviços dedicados

1. Google Fotos

O Google Fotos surge em primeiro lugar nesta lista de serviços para guardar fotos online porque é um dos mais utilizados atualmente. Porquê? Porque os dispositivos que utilizam o sistema operativo Android ja vêm com esta app.

Uma app que salva de imediato as fotografias captadas – quando o dispositivo está ligado à Internet, claro – e um serviço que possui recursos bastante interessantes, como a organização virtual das fotografias, criando pastas das pessoas que mais aparecem nas fotografias e possuindo uma ferramenta de pesquisa bastante interessante.

2. Flickr

Quer seguir o exemplo dos profissionais? Utilize o Flickr. Este serviço permite guardar fotos online de uma forma simples e fácil e oferece um terabyte de espaço livre para guardar tudo aquilo que pretende – dá cerca de 500 mil fotografias.

Os planos pagos, contudo, oferecem um certo tipo de regalias que podem interessar a quem quer explorar a fundo o mundo da fotografia. O plano simples serve perfeitamente para o utilizador comum.

3. Photobucket

O Photobucket é outra solução bastante interessante para quem pretende guardar fotos online. É uma espécie de rede social de fotografias, onde é possível guardar fotos, ver as que os amigos guardam e até seguir utilizadores com fotografias interessantes.

O serviço possui ainda ferramentas que permitem editar as fotografias, partilhar de forma fácil e transformá-las em verdadeiras obras de arte que podem ser impressas para decoração, prendas e muito mais. O serviço é utilizado por cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo e possui vários planos e soluções para todo o tipo de utilizadores.

Veja também: