Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
02 Nov, 2018 - 10:42

Como ligar o PC à TV: 3 opções

Luísa Santos

Uma questão recorrente e sempre útil. É simples descobrir como ligar o PC à TV, até porque, hoje em dia, existem várias formas de o fazer.

Como ligar o PC à TV: 3 opções

Existem várias opções que dão resposta à pergunta: “como ligar o PC à TV?“. Pode fazê-lo por cabo, por wireless, por pen… Há diferentes formas de poder ver um filme ou uma série (ou simplesmente navegar na Internet) num ecrã maior do que o do seu portátil, (quase) transformando, assim, a sua televisão numa Smart TV.

Como ligar o PC à TV: 3 formas de o fazer

1. Cabo HDMI

cabo hdmi para ligar pc a tv

A forma mais usual e, talvez, a mais clássica de todas para saber ligar o PC à TV: um cabo HDMI. Tudo o que precisa de fazer é de ligar este cabo à porta HDMI do seu computador e, simultaneamente, à mesma porta da sua televisão. É claro que este tipo de ligação tem prós e contras.

Por um lado, precisa de ter, obrigatoriamente, o seu computador perto da televisão – a não ser que tenha um cabo com metros de comprimento (que também os há). É claro que, nesse caso, pode também tornar-se complicado e pouco prático ter o cabo espalhado de uma ponta à outra de uma divisão.

Apesar disso, é através da ligação com cabo HDMI que consegue obter a melhor qualidade de imagem, já que o sinal do computador irá emitir de uma forma direta e sem “obstáculos” até à televisão onde está conectado. Mas atenção aos detentores de MacBooks: primeiro, têm de comprar um adaptador que possibilite esta ligação, já que os computador da Apple não têm essa entrada por defeito.

2. HDMI Wireless

É uma opção mais cara, que varia consoante as marcas, mas que pode ser uma boa solução para si e aquela que melhor responde à pergunta “como ligar o PC à TV?”. Basicamente, esta forma de conexão assemelha-se à conexão HDMI tradicional, com a exceção de ter uma ligação wireless no meio do processo.

O que acontece neste caso é que só precisa de ligar a pen ao seu computador e colocar o outro transmissor perto da sua televisão – o suficiente para se conseguir conectar à mesma (através de um cabo de transmissão) e, também, a uma fonte de alimentação.

Desta forma, evita o cabo físico, que pode não ser vantajoso para si por diversos motivos. Contudo, este tipo de transmissão só é suportado até 1080p, pelo que não vale a pena pensar que conseguirá transmitir imagem em 4K.

3. Google Chromecast

chromecast
Fonte da Imagem: Google/Divulgação

Uma das soluções mais rápidas para ligar ambos os dispositivos é através do Chromecast. Basicamente, só precisa de ligar este dispositivo à entrada HDMI da sua televisão e, por sua vez, ligá-lo ao router de Internet que tem em casa.

É importante, ou melhor, imprescindível, que tanto o Chromecast como o seu computador estejam ligados à mesma rede. Aquilo que acontece é que basta usar o Google Chrome no seu computador, que tudo será transmitido automaticamente para a televisão.

Esta é a melhor opção para os fãs de filmes e séries e, sobretudo, dos respetivos serviços de streaming (como a Netflix ou a Amazon Prime Video, por exemplo). Tudo o que precisa é de uma boa ligação à Internet e está pronto para resolver o seu problema de conexão.

Preço: a partir de 38,33€ Ver produto >>

Veja também