Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nélson Costa
Nélson Costa
12 Out, 2020 - 17:07

Não passa sem boas leituras? Então saiba como poupar em livros

Nélson Costa

Se ler é o seu passatempo preferido, mas também o mais dispendioso, acrescente esta à sua lista de leituras. Vai ver como poupar em livros não é impossível.

mão seguram um livro

Os hábitos de leitura são fundamentais para o desenvolvimento cultural e pessoal. No entanto, este “vício” saudável pode tornar-se igualmente caro. Felizmente há como poupar em livros, sem ter de abdicar do prazer das leituras. Aqui ficam algumas sugestões.

como poupar em livros de 6 formas

1. Opte pela versão digital/ebook

Se é daqueles leitores que não se importa com o suporte do livro e a leitura num ecrã não lhe causa estranheza, então procurar a versão digital/ebook da obra que pretende é uma boa forma de poupar em livros. Geralmente são bastante mais baratos.

É verdade que a experiência não é a mesma. Não tem o toque nem o cheiro do papel, mas pense nisso como uma opção. Pode sempre comprar alguns livros na versão digital e guardar o orçamento para gastar naqueles de que não abdica mesmo ter um exemplar físico.

2. Recorra às bibliotecas

Outra forma de poupar dinheiro em livros é através das bibliotecas. Além de poder consultar presencialmente um vasto catálogo também pode recorrer ao serviço de empréstimo domiciliário, que permite, através da apresentação do cartão de leitor, aceder a grande parte das obras por empréstimo.

3. Compre livros em segunda mão

É outra das alternativas para quem pretende poupar dinheiro na compra de livros. Dos alfarrabistas a lojas de livros usados que funcionam exclusivamente online, há várias alternativas às livrarias comuns, onde pode encontrar os livros que procura a preços mais acessíveis.

Livros usados antigos
Veja também As 3 melhores lojas para comprar livros usados em Lisboa

4. Troque livros

Não é uma prática muito comum em Portugal, mas através de uma rápida pesquisa já é possível encontrar sites para trocar livros. A Winkingbooks é um dos mais conhecidos nacionalmente. Para livros em inglês use o paperbackswap, por exemplo.

5. Leia/descarregue livros online grátis

O número de ebooks grátis tem vindo a aumentar, assim como o número de sites onde os pode encontrar. Plataformas como o Project Gutenberg ou a Open Library, funcionam como repositórios digitais, que agregam milhares de e-books disponíveis para ler online (em formato simples, HTML) ou no tablet e Kindle.

A própria Amazon, apesar de ser uma loja, também disponibiliza alguns e-books, em formato Kindle (o dispositivo de leitura de e-books da marca), para descarregar de forma gratuita. Encontra versões em inglês mas também em português do Brasil, entre outras línguas.

livros online grátis
Veja também Livros online grátis: saiba onde encontrar

6. Compre online

É comum que o preço de determinados livros seja inferior na loja online comparativamente com a loja física. Além disso, os descontos online também costumam ser superiores e se não tiver custos de portes associados, acaba também por poupar na deslocação.

Veja também