Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
15 Jul, 2020 - 12:37

Como recuperar contactos no Android

Luísa Santos

Perdeu os números todos e não sabe o que fazer? Há várias formas de recuperar contactos no Android que vão resolver o seu problema mais rápido do que pensa.

Como recuperar contactos no Android

Apesar de não ser uma situação muito frequente, pode acontecer que perca os números do seu smartphone sem que exista grande explicação. Saiba como pode recuperar contactos no Android facilmente.

recuperar contactos no android: como fazer

Como bloquear anúncios no Android

Uma vez que os smartphones Android pertencem à Google, o mais provável é que a sua lista de contactos esteja guardada em algum dos servidores da empresa, por isso não pense que tudo está perdido (porque não está).

Aliás, esta é uma das grandes vantagens da internet e do alojamento em cloud, que permite que uma recuperação de dados do género aconteça de forma muito mais simples do que aconteceria há uns anos.

A verdade é que os seus contactos podem ter desaparecido por diferentes razões, sendo uma das mais comuns os bugs que se alojam no sistema sem aviso prévio.

Uma boa solução pode passar por fazer backups à sua lista de contactos regularmente, mas, se esse não for o caso, saiba como recuperar contactos no Android.

Recuperar contactos a partir do Google

O Google Contacts é uma das aplicações que vem pré-instaladas no seu Android, por isso o mais provável é que já tenha essa aplicação no sistema do seu smartphone. Nesse caso, é também provável que a sincronização entre a sua lista de contactos e essa aplicação esteja ativa.

Tudo o que tem de fazer é aceder ao site da aplicação, a partir de um computador (obrigatoriamente), e clicar no ícone das Definições no canto superior direito. Depois, selecione a opção “Anular alterações”.

Essa opção permite-lhe “voltar atrás” horas ou dias para que, idealmente, consiga recuperar os contactos desde a altura em que o problema aconteceu. Ao voltar à sua lista de números—e se tudo tiver corrido bem—vai ver que os seus contactos voltaram.

trabalhar online smartphone

Recuperar contactos a partir do Android

Recuperar contactos no Android a partir do Google (como descrito anteriormente) tem um limite temporal de 30 dias. Se perdeu os números que tinha guardados no telemóvel há 30 ou mais dias, não vai conseguir recuperá-los através do método anterior.

Se for esse o seu caso, considere fazer a recuperação diretamente a partir do sistema do seu Android, que também permite que essa recuperação aconteça. Siga os passos abaixo para dar início ao processo:

  1. Aceda às Definições;
  2. Faça scroll e carregue no separador do Google;
  3. Carregue na opção “Configurar e restaurar”;
  4. Clique em “Restaurar contactos”.

De seguida, vão ser apresentados os backups já feitos e é-lhe pedido que escolha um a partir do qual quer recuperar os contactos perdidos.

Recuperar contactos a partir do cartão SIM

Neste caso, é mais difícil conseguir recuperar contactos no Android. Isto acontece porque o cartão SIM, por defeito, não permite que sejam feitos backups—como acontece com o serviço da Google.

A única opção que pode ajudar é recorrer a uma aplicação externa, mas não é certo que essa funcione no que toca à recuperação dos contactos. Duas das apps mais usadas são a SIM Card Recover & Manager e a Android Data Recovery.

Não se esqueça que a melhor forma de solucionar uma situação destas é fazer backups com regularidade aos seus contactos. Assim, garante que faz novas cópias à medida que adiciona novos números, de forma a que tenha sempre um “Plano B” pronto a entrar em ação caso precise.

Veja também