Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Out, 2019 - 12:22

Como remover apps do Android para desaparecerem mesmo

Luísa Santos

Sabe aquelas aplicações que não usa? É melhor apagá-las definitivamente e dar espaço a outras. Há várias formas de remover apps no Android.

Com remover apps do Android

É uma dor de cabeça em alguns modelos que têm o Android como sistema operativo porque, por mais que se tente, não é possível remover a aplicação de forma definitiva – até agora. Fique a saber como remover apps do Android.

Como remover apps do android definitivamente

telemovel samsung

Nos dispositivos iOS, este problema não existe graças à forma como as aplicações funcionam no sistema da Apple. No ecrã principal estão as suas escolhas de apps que mais usa e que pode apagar quando bem entender ao pressionar as mesmas.

Mas o mesmo não acontece nos smartphones Android, que funcionam com base em atalhos de aplicações, ainda que sejam muitas as pessoas que não tenham conhecimento disso.

Isto quer dizer que, ao apagar uma app do ecrã inicial, só está a pedir que a mesma desapareça, nunca a desinstalando totalmente. Isto acontece porque, as aplicações em si, estão guardadas no próprio sistema e não no ecrã inicial.

Por isso, se quiser saber como remover apps do Android de forma definitiva, adote uma das dicas que se seguem.

Através das definições da aplicação

Para aceder às definições ou, melhor dizendo, às informações de uma aplicação num Android, só precisa de pressionar a mesma durante um segundo. Pode adotar este método nos dispositivos mais recentes.

No entanto, caso tenha um equipamento mais antigo, siga estes passos para aceder às informações da app:

  1. Abra as Definições;
  2. Aceda ao separador das aplicações;
  3. Escolha aquela que quer apagar e entre nas informações da mesma;
  4. Clique em “Desinstalar” para eliminar a(s) app(s) que quiser.
Como localizar o seu Android remotamente
Não perca Como localizar o seu Android remotamente

Use os atalhos do ecrã inicial

Nem todos os smartphones irão suportar este método, dependendo da sua versão do sistema operativo, mas, antes de tirar ilações, pode experimentar de qualquer das maneiras.

Tudo o que precisa de fazer é de escolher a aplicação que quer apagar e pressionar a mesma até conseguir movê-la. Depois, só tem de a arrastar para cima, em direção à opção “Desinstalar” que deverá surgir no topo do ecrã.

Se funcionar, pode adotar o mesmo método a partir da galeria de aplicações, através da qual também pode remover apps definitivamente.

Através da Google Play Store

A Play Store não é só uma loja de aplicações, contendo uma série de outras funcionalidades que pode (e deve) usar. Uma delas é a possibilidade de apagar aplicações que já estejam instaladas no seu Android.

Para tal, procure pela app que quer remover diretamente na Play Store. Aceda à página da mesma e, em vez e carregar em “Instalar”, clique no botão de “Desinstalar” para eliminar a aplicação de forma definitiva.

Na hora de remover aplicações, lembre-se que, ao fazê-lo a partir do home screen, o mais provável é que só esta a apagar os atalhos das mesmas. É aconselhável que se certifique sempre que a ação foi permanente e que não encontra as apps apagadas na galeria das mesmas.

Veja também