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Cátia Aguilar
Cátia Aguilar
23 Mai, 2018 - 11:27

Como se pode ver livre de um operador de telemarketing?

Cátia Aguilar

É daquelas pessoas que não aguenta receber chamadas de telemarketing? Para deixar de se chatear, explicamos-lhe como se pode livrar destes telefonemas aborrecidos.

Como se pode ver livre de um operador de telemarketing?

Há trabalhos difíceis. Ser operador de telemarketing é um deles. O trabalho destas pessoas consiste em telefonar para vários contactos que constem de uma bases de dados. E há vários serviços de telemarketing que podem querer, por exemplo, reter clientes, fazer inquéritos de satisfação, ou tentar vender um produto ou serviço.

Mas, mais do que o trabalho em si, a parte verdadeiramente aborrecida desta tarefa é a taxa de rejeição. É difícil encontrar alguém que goste ou tenha paciência para receber chamadas destas, pelo que muitas vezes é difícil para os operadores conseguirem desempenhar as suas funções. Seja por não terem tempo, por não estarem interessados nos serviços ou produtos, ou porque simplesmente não gostam de falar ao telefone, várias pessoas acabam por “despachar” o telefonema.

Se é a pessoa que costuma desligar o telefone o mais depressa possível, saiba como evitar que a chamada dure muito tempo e que não volte a ser feita. Assim, poupa o seu tempo e paciência, tal como os das pessoas que trabalham nesta área.

Evite ser contactado por operadores de telemarketing

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Antes de lhe darmos as dicas necessárias para os afastar definitivamente, tome nota de algumas informações relevantes:

  • Se não atender a chamada, esta será reagendada automaticamente, pelo que às vezes mais vale atender e dizer que não tem interesse no serviço;
  • Se atender, o operador vai usar a regra dos 3 nãos. Ou seja, não irá desistir de vender o produto ou serviço até que o cliente diga que “não” 3 vezes;
  • Se um operador não lhe conseguir vender o produto, a chamada poderá ser feita novamente, mas desta vez o operador estará munido com todas as informações recolhidas na primeira chamada.

Passemos, então, às formas que tem à sua disposição para eliminar estas chamadas da sua vida e do seu telefone!

1. Não desligue logo

Pode parecer estranho, mas a verdade é que, se o fizer, o mais provável é que a chamada volte a ser feita, tal como se nunca atender. Caso desligue a meio da conversa, vai acontecer exatamente a mesma coisa. Isto porque o assistente de telemarketing poderá sempre usar a justificação de que pode ter ocorrido uma falha de rede.

Se quer desligar, expresse que o fará por sua vontade e que a chamada não irá “cair” por uma falha da operadora.

2. Não mostre interesse

Às vezes até pode ter curiosidade, mas não quer continuar ao telefone, comprar o produto ou subscrever o serviço. Por isso, não interaja muito, porque corre o risco de o operador achar que afinal o cliente só precisa de um “empurrãozinho”, e que acabará por ceder. Isto vai fazer com que a chamada seja mais demorada, porque haverá alguma insistência.

O ideal é não transmitir qualquer tipo de empatia e não fazer perguntas.

3. Não se enerve

A irritação poderá virar-se contra si. Se as primeiras chamadas efetuadas são aleatórias, porque é um programa de computador que define para onde ligar, as seguintes podem não ser, porque o operador tem sempre a possibilidade de dar a indicação de que a pessoa contactada pediu para que a chamada voltasse a ser feita noutra altura… Como vê, mais vale manter a calma e descartar as chamadas sem “levantar ondas”.

Por outro lado, se a sua eventual irritação se dever a uma falta de educação e de profissionalismo de quem liga para si, peça para falar com o supervisor que, independentemente do que o operador lhe possa dizer, estará na sala.

Em última análise, caso ninguém tenha sido mal educado, lembre-se que quem lhe telefona o faz porque o seu trabalho assim o obriga, por isso não descarregue em quem precisa de trabalhar.

4. Diga as palavras certas

Se pedir para o colocarem na lista de “não voltar a contactar”, o operador será obrigado a dar a indicação de que o cliente não deseja ser contactado novamente. Se perguntarem porquê, de forma calma mas firme, repita que pretende que o coloquem na lista de “não voltar a contactar”.

Se sentir que o operador poderá não fazer o que está a pedir ou se voltar a receber uma chamada da mesma empresa, peça ao operador que lhe repita o seu nome. Isto fará com que o funcionário tenha receio que seja feita uma queixa por incumprimento do pedido do cliente, o que o poderá deixar em maus lençóis e fará com que ele prefira fazer-lhe a vontade!

5. Faça uma queixa

Nem sempre é fácil fazer com que uma empresa de telemarketing “esqueça” o seu número de telefone! Mas, se o caso ficar insuportável e já não o conseguir resolver sozinho, peça ajuda às entidades competentes.

Já agora, não perde nada em informar-se sobre O Novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais. Pode ser que lhe venha a ser útil!

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