Teresa Campos
Teresa Campos
06 Out, 2018 - 11:10
Como tornar quarto mais confortável escolhendo os objetos certos

Como tornar quarto mais confortável escolhendo os objetos certos

Teresa Campos

Veja como tornar quarto mais confortável, decorando-o com itens bem acolhedores. Descubra os nossos 10 essenciais.

O artigo continua após o anúncio

Se não sabe como tornar quarto mais confortável, siga as nossas 10 dicas e consiga-o de forma muito simples e eficaz. Basta rechear a divisão onde dorme com os objetos certos e verá como vai conseguir dar ao espaço um toque mais acolhedor que irá ajudar no seu relaxamento e repouso. Aprenda como tornar o quarto mais confortável e faça desta divisão de sua casa um oásis da tranquilidade e do sossego.

Como tornar quarto mais confortável? 10 itens que lhe vão dar aquele aconchego

quarto mais confortável

Cama

A cama é, naturalmente, um dos elementos mais importantes de qualquer quarto. Nela irá passar muitas horas de sono, por isso é importante que ela seja uma das peças mais confortáveis e aconchegantes. Comece por escolher a estrutura em função do tamanho do seu. É importante que sobre espaço para circular sem constrangimentos em torno da cama. Depois, há que investir igualmente num bom colchão. Opte por um resistente, durável e, claro, com qualidade para que não provoque dores musculares ou qualquer outro desconforto.

Almofadas

A imagem de marca de qualquer hotel é uma cama com muitas almofadas, certo? Então, replique isso mesmo no seu quarto e componha a sua cama com almofadas fofas e têxteis frescos. Conjugue uma base em tons claros com acessórios padronizados. Brinque com as cores e as formas ou, se preferir, siga um estilo mais monocromático, mas elegante e acolhedor.

 

Iluminação

Primeiro, um quarto deve ter boas fontes de luz natural. Isso é fundamental para que a divisão areje e as energias do ambiente sejam renovadas. Depois, há que pensar em pontos de luz artificial específicos, de acordo com as tarefas que desempenha no seu quarto, como ler, vestir-se, maquilhar-se, entre outras. Portanto, aposte numa luz de teto capaz de iluminar todo o espaço. Em seguida, adquira alguns pontos de luz mais pequenos que tornem o quarto funcional e, acima de tudo, acolhedor. Os candeeiros de mesa de cabeceira e as grinaldas de luzes, por exemplo, são casos bastante ilustrativos de pontos de luz capazes de tornar o seu quarto mais confortável e intimista.

Decoração de parede

As paredes do quarto podem ser pintadas com cores neutras e tranquilizantes que contribuam para boas noites de descanso. Porém, pode animar as paredes do seu quatro e dar-lhes mais personalidade dispondo nelas murais com fotografias, ilustrações, telas, mantas originais, pósteres com frases ou outros objetos que goste e lhe transmitam boas sensações e emoções. A dimensão dos itens que seleciona e a forma como os pendura também é importante, pois deve ter sempre bom senso e refletir sobre a dimensão do quarto, de maneira a ele não ficar demasiadamente protegido.

 

Cortinas

Por norma, as janelas do quarto devem ter um estore que isole bem a entrada da luz, de forma a descê-lo, durante a noite, e a subi-lo, durante o dia. A enquadrá-lo deve optar por umas cortinas leves e translúcidas que permitam a passagem de luz natural. Se o estore é importante para dar privacidade, as cortinas trazem leveza ao ambiente. Ao escolher as cortinas, deve selecionar tecidos resistentes, sobretudo à incidência da luz solar. Escolha cores neutras que não evidenciem o desgaste causado pelo sol. O comprimento é, ainda, um aspeto relevante. Pendure a cortina uns centímetros acima da janela – para dar altura ao quarto -, deixe-as um pouco arrastadas pelo chão para um efeito mais romântico e, no que respeita à largura, duplique as medidas da janela, pois assim conseguirá criar nas cortinas aquele efeito drapeado tão charmoso e elegante.

Tapetes

Sair da cama e pisar uma carpete fofa, macia e quente, é das melhores sensações de conforto que pode trazer para o seu quarto. Ela torna o espaço menos frio e mais cómodo, além de ter um papel importante na acústica da divisão. Pode optar por um tapete grande sob a cama, deixando apenas um pouco de fora, em cada um dos lados. Ou colocar um tapete de cada lado da cama ou, ainda, do meio da cama até aos pés. Em quartos maiores, pode necessitar de mais tapetes, que não têm de ter tamanhos, formatos, cores e padrões exatamente iguais, desde que combinem entre si.

Aromas

O conforto de um espaço também se consegue com ambientadores bem cheirosos e agradáveis. Para o quarto, sugerimos a essência de lavanda pura, por ser especial relaxante e convidar ao descanso.

O artigo continua após o anúncio

Cabides

Tenha o quarto um sistema de cabides, por exemplo afixado nas paredes, capaz de armazenar a roupa e acessórios que vá usando no dia-a-dia. Isso evita que o quarto fique com aquele ar desarrumado e desorganizado que não transmite nem conforto, nem relaxamento a quem o utiliza.

 

Poltrona

Se o seu quarto tem espaço, não deixe de incluir um puff ou pequeno sofá que possa servir para um momento de relaxamento antes de ir dormir, por exemplo para ouvir música ou ler um bom livro. Além disso, esta espécie de móveis convida ao repouso e traduz elegância e conforto.

Plantas

Incluir plantas e flores no seu quarto, sejam naturais ou artificiais, dá sempre uma cor e uma vida únicas à divisão. Portanto, reserve lugar para um vaso ou uma jarra e dê um toque vibrante e romântico ao ambiente.

 

Como tornar quarto mais confortável é muito simples. No fundo, deve ter em casa tudo o que precisa, apenas precisa de adequar e conjugas as várias peças da melhor maneira possível. Tecidos macios, objetos fofos, cores claros e apontamentos em tons quentes são bons princípios para conseguir uma divisão acolhedora e onde apetece estar. Mostre a todos os amigos como tornar o quarto mais confortável e faça a inveja a de todos com um espaço digno de capa de revista.

Veja também: