Teresa Campos
Teresa Campos
27 Mar, 2019 - 13:09
Como usar echarpe em qualquer ocasião

Como usar echarpe em qualquer ocasião

Teresa Campos

Aprenda como usar echarpe em  diferentes looks e ocasiões e tire o melhor partido deste acessório multifuncional e sempre in. Fique a saber mais.

O artigo continua após o anúncio

Por vezes, surgem dúvidas sobre como usar echarpe em certos looks ou conjuntos. Contudo, pode mesmo arriscar-se dizer que este é um acessório sem restrições, ou seja, que pode ser usado com qualquer roupa e em qualquer ocasião.

A diversidade de formatos, tamanhos, tecidos, texturas, cores e motivos em que esta peça é confecionada, permite ensinar como usar echarpe em variadas situações e ambientes, desde o trabalho a uma saída descontraída com uma amiga, por exemplo.

Portanto, se se costuma olhar ao espelho e sentir que falta algo no seu look diário, pondere mesmo se uma echarpe não pode fazer toda a diferença e ser o elemento chave para fazer um upgrade no seu conjunto do dia-a-dia.

Como usar echarpe em diferentes tipos de look

Antes de partilhar algumas sugestões sobre como usar echarpe, há alguns aspetos interessantes a referir sobre este acessório multifuncional e que fica bem com qualquer look, pessoa e estação do ano.

Esta é uma peça prática e atemporal, ótima para levar numa viagem, usar no escritório, levar para um jantar especial e, mesmo, para dar aquele toque final num look para um casamento. Há echarpes em lã ou acrílicas, coloridas, lisas, estampadas, capazes de personalizar aquele conjunto mais simples e básico.

Outra boa notícia é que, por haver echarpe em diferentes tecidos e texturas, este é um acessório que – ao contrário do cachecol ou do lenço – pode ser usado em qualquer estação do ano.

No inverno

Na estação mais fria, a echarpe aquece, enquanto torna o look mais charmoso e elegante. Para alongar a silhueta, passe a echarpe pelo pescoço, sem dar a volta, deixando-a cair por dentro do casaco, criando um decote/linha vertical. Outra possibilidade é a de deixar a echarpe cair sobre o conjunto, como se fosse uma manta.

 

No verão

No tempo quente, é fundamental privilegiar uma echarpe de tecido mais fino e com uma trama mais aberta, para que não faça calor. Contudo, não dispense este acessório que pode ajudar a proteger de uma corrente de ar mais forte ou do ar condicionado, além de tornar mais discreto algum decote ou transparência.

O artigo continua após o anúncio

Neste caso, pode usar a echarpe como um colar, com nós nas pontas e uma volta no pescoço, podendo ainda juntar duas echarpes e torcê-las ou entrançá-las.

 

No trabalho

Alguns trabalhos, sobretudo em escritório e em empresas mais conservadoras, obrigam ao cumprimento de um dress code bem rígido, caraterizado pelo uso de roupas mais formais e de cores neutras. Nestes casos, usar uma echarpe estampada ou num tom contrastante pode dar aquele toque de destaque e de vida ao conjunto.

Se mesmo assim o local onde trabalha não permitir nem um apontamento mais garrido de cor, pode sempre “brincar” com as cores neutras, fugindo do branco e do preto, e apostando no azul marinho, bordeaux ou verde tropa. Assim, conseguirá um conjunto elegante mas, ao mesmo tempo, moderna e criativa.

 

No dia-a-dia

Para andar na cidade, passear ou, simplesmente, ir tomar um café com uma amiga, aposte numa combinação que funciona sempre. Vista uma blusa justa, lisa, e sobreponha-lhe uma echarpe, rematando o look com um cinto.

 

Nas férias

As férias de verão são uma ótima altura para usar e abusar das echarpes. Em looks descontraídos de t-shirt e calção, nada como completar o  conjunto com uma echarpe que dará um toque mais completo e requintado ao look.

 

No evento

Não importa o nível de formalidade. Quer se trate de um casamento ou de outra festa, a echarpe é sempre um acessório bem vindo. Pode usá-la pelas costas e assim proteger-se de temperaturas mais baixas e correntes de ar e, mais tarde, deixá-la “cair”, ficando sobre a zona interior dos cotovelos.

 

Esta é uma solução muito elegante e que combina quer com um fato, como com um vestido. Ah, e não se preocupe, pois para combinar a echarpe não precisa de ter o mesmo tecido e cor/motivo do traje da cerimónia.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio