Dizem que ser motard não escolhe idade, sexo, profissão e muito menos classe social. São diversos os grupos existentes em todo o país e que agregam os amantes das duas rodas nas suas mais variadas vertentes. Neste artigo trazemos algumas dicas de preparação para uma concentração motard.
Concentração motard: a “meca” dos amantes de motos
Existem motociclos para todos os gostos e o amor às duas rodas é bem visível a cada concentração motard realizada de norte a sul do país. Em Faro acontece um dos eventos do género mais importantes da Europa: só no ano passado cerca de 20 mil motards passaram pelo Vale das Almas para celebrar o amor à causa.
Ainda assim, é preciso ir bem preparado para este tipo de eventos. É fundamental garantir a presença de determinados itens que vão ajudá-lo a garantir a máxima segurança e conforto em qualquer situação.
Estas informações são vitais para o motard e para o “pendura” que o acompanha na viagem. Seja para uma viagem longa ou, até, bastante curta, estas dicas vão ajudá-lo a aproveitar todos os minutos dos seus passeios em duas rodas sem complicações.
Concentração motard: o que não pode faltar
Chegou a altura de tomar nota. Não vai (mesmo) querer deixar nada em casa. Este é o kit de sobrevivência para uma concentração motard, seja em Portugal ou em outra parte do mundo:
Objetos pessoais
- Documentos da moto e documentos pessoais;
- Cartão de Emergência do Motociclista;
- Dinheiro ou cartão multibanco;
- Telemóvel e respetivo carregador (máquina fotográfica, se achar pertinente);
- Kit de Primeiros Socorros (fundamental para resolver de imediato qualquer situação de emergência);
- GPS (mapa da estrada para os mais “antigos”);
- Roupa de acordo com a estação.
Mota
- Kit para reparar furos e respetivas ferramentas;
- Rolo de Fita isoladora;
- Chave da mota suplente;
- Cadeados;
- Lanterna.
Equipamento motard
- Blusão com proteções
- Capacete;
- Calças com proteções;
- Luvas;
- Botas;
- Gola ou lenço para o pescoço;
- Óculos de Sol;
- Fato à prova de água, independentemente da estação do ano.
Concentração motard: antes de sair de casa
Tem o guia preparado, o material separado e só precisa de se fazer à estrada? Talvez não. Antes de sair com a sua mota faça um check-up para evitar surpresas desagradáveis a meio do caminho: veja se a revisão está em dia, garanta a calibragem dos pneus, verifique os níveis de óleo e do fluído de refrigeração, confira o bom funcionamento das luzes e verifique a condição dos travões.
Agora sim, é tempo de se fazer à estrada. Boa viagem!
Veja também: