Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
08 Out, 2020 - 09:06

IEFP: abertos concursos destinados a desempregados

Ekonomista

Medida Vida Ativa é cofinanciada pelo Portugal 2020, pelo Fundo Social Europeu da União Europeia e pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Mulher a fazer uma entrevista de emprego

Estão abertas as candidaturas para os concursos “Vida Ativa para Desempregados” e “Vida Ativa para Desempregados de Longa Duração”, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Tratam-se de dois concursos cofinanciados pelo POISE, Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia e têm uma dotação de 70 milhões de euros.

O concurso “Vida Ativa para Desempregados” pretende empregar 138 mil pessoas e tem como destinatários os cidadãos desempregados inscritos nos centros do IEFP, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Já o concurso “Vida Ativa para Desempregados de Longa Duração” pretende empregar 294 mil pessoas. Para este concurso, estão habilitados a concorrer os que se “encontram mais afastados do reingresso no mercado de trabalho e outros com habilitações inferiores ao ensino secundário.

Em termos gerais, a medida Vida Ativa – Emprego Qualificado visa potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, jovens ou adultos, inscritos nos Centros de Emprego do IEFP, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.

Ambos os concursos estão abertos até ao dia 28 de outubro, devendo todas as candidaturas serem efetuadas através do formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2020.

Veja também