A atual evolução da pandemia em Portugal levou o primeiro-ministro a convocar os partidos com assento na Assembleia da República para uma audiência na sexta-feira e, para sábado, um Conselho de Ministros extraordinário, para definir eventuais novas medidas de controle da pandemia.
Isto depois de ter sido anunciado que, na quinta-feira, haverá um Conselho Europeu extraordinário por videoconferência, para procurar uma resposta coordenada a nível europeu.
Recorde-se que, em Portugal, a escalada do número de infetados está a colocar o Serviço Nacional de Saúde sob forte pressão, razão pela qual o Governo deve tomar, já na próxima semana, um conjunto de ações que visem travar a propagação do contágio.
Também esta quarta-feira, no dia em que foram registados mais 3.960 casos e 24 mortes por COVID-19, o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto pediu ao Governo para declarar Estado de Emergência, de forma a que o recolher obrigatório possa ser imposto.