Inês Silva
Inês Silva
19 Jul, 2022 - 11:10

Contrato de Leitura no Ensino Básico e Secundário

Inês Silva

Algumas ideias e recomendações para orientar e valorizar o Contrato de Leitura das crianças e jovens em idade escolar.

mão seguram um livro

O Contrato de Leitura tem como objetivo desenvolver nos alunos o hábito de ler, promovendo o estudo do texto literário de autores de reconhecido mérito literário sem esquecer os aspetos humanista, social e artístico. Quer saber como criar um para o Ensino Básico e Secundário? Fique atento às nossas dicas.

A leitura é um domínio extremamente importante para atingir as metas de aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa, e não só.

É crucial em todos os níveis de ensino e, por isso mesmo, é importante que os alunos aprendam a ler de forma autónoma, com regularidade e que tenham acesso a textos de diferentes géneros.

Os alunos devem também ser capazes de apresentar, oralmente ou por escrito, ideias provocadas pela leitura desses textos.

Tudo sobre o Contrato de Leitura

Com frequência, ao longo do ano letivo, os professores de Língua Portuguesa solicitam aos alunos do Ensino Básico e Secundário a elaboração e o cumprimento de um Contrato de Leitura, que deverá contribuir para trabalhar um conjunto de competências associadas à leitura e à compreensão dos textos.

estudante a segurar livros e com mapa mundo atrás vai consultar sites gratuitos para aprender línguas

Mas, afinal, o que é um Contrato de Leitura e para quem é?

Neste contrato, que funciona como uma ferramenta de aprendizagem, os alunos comprometem-se a conduzir um trabalho de leitura extensiva ao longo do ano letivo, escolhendo uma ou mais obras literárias. Embora seja celebrado frequentemente na disciplina de Língua Portuguesa, pode ser aplicado noutras disciplinas.

É uma medida aplicada a todos os alunos dos ensinos Básico e Secundário, no entanto esta leitura orientada no 3.º ciclo do ensino básico concretiza-se diferentemente do que acontece no 1.º e 2.º ciclos, fora das limitações de tempo e espaço das salas de aula, permitindo que cada leitor se demore nos textos de acordo com o seu ritmo de leitura e com a vivência interior que a livre descoberta de outros livros, ideias e autores lhe possam suscitar.

Quais são os principais objetivos de um Contrato de Leitura?

Este compromisso pretende desenvolver hábitos de leitura nos alunos, motivá-los para a descoberta de autores e de obras literárias e permitir que se demorem nos textos, para além do trabalhado realizado em sala de aula.

Pretende-se que o aluno se divirta, que escolha livremente as suas leituras, de acordo com os seus gostos pessoais, e que possa eventualmente descobrir outros textos, para além dos que lhe são apresentados nos programas oficiais.

A leitura extensiva surge, assim, como uma oportunidade para acompanhar e aprofundar um texto a outro ritmo, sem as limitações de tempo e de espaço de uma aula.

Que livros escolher?

O catálogo de Livros Plano Nacional de Leitura (PNL) constitui uma referência para a identificação e a seleção de títulos pelos professores e alunos, oferecendo um conjunto de informações sobre cada obra que pode ajudar a adequar corretamente os livros escolhidos às necessidades, interesses e gostos de cada leitor.

No entanto, os professores – e alunos – para além dos títulos apresentados nesta lista de referência, podem ainda sugerir ou recomendar outras obras literárias de acordo com o grau de dificuldade e gosto dos alunos.

O que incluir num Contrato de Leitura?

Na elaboração de um Contrato de Leitura, o professor da disciplina pode redigir um documento que integre, por exemplo, os seguintes elementos:

  • Identificação do primeiro outorgante (nome do professor, identificação da turma e da disciplina) e do segundo outorgante (nome e número do aluno);
  • Cláusulas que descrevam o compromisso do aluno (leitura de uma obra, preenchimento de uma ficha de leitura e de uma ficha biobibliográfica sobre o autor, apresentação oral à turma, participação num debate sobre a leitura dessa obra, criação de uma base de dados que integre as personagens principais e secundárias dessa obra e a sua respetiva caracterização física e psicológica);
  • Cláusulas que descrevam o compromisso do professor (fornecimento ao aluno de uma lista com sugestões de obras literárias, orientação da leitura e da produção escrita, calendarização das apresentações orais à turma e avaliação do Contrato de Leitura);
  • Medidas a tomar em caso de incumprimento do contrato;
  • Assinaturas dos dois outorgantes e data de celebração do contrato;
  • Outros elementos que professores e alunos considerem relevantes.

O contrato também pode incluir as várias opções que o aluno pode escolher para fazer “prova de leitura”. Este pode ser um momento divertido e sem a pressão de um teste de avaliação.

As apresentações à turma da leitura do livro à turma pode ser feito com recurso a elementos de apoio como, por exemplo, vídeo, áudio ou até objetos.

Além do preenchimento de uma ficha de leitura ou resposta a um questionário de leitura, o aluno pode ser desafiado a desenhar uma paisagem, por exemplo, a partir de um trecho da obra que tenha uma descrição de paisagem.

Veja também