Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Jun, 2018 - 17:09

Controle remoto do PC: 3 programas grátis

Luísa Santos

A possibilidade de controle remoto do PC tem vindo a melhorar. Existem softwares que possibilitam este acesso e que se podem tornar muito úteis.

Controle remoto do PC: 3 programas grátis

Aceder a um computador a partir de outro pode ser a única solução quando se encontra nalgum tipo de situação mais complicada de resolver. Por exemplo, se tiver um familiar que está com dificuldade em instalar um programa, pode  fazê-lo mesmo que esteja do outro lado do mundo. O controle remoto do PC exige, contudo, que o computador ao qual se quer aceder, conhecido como host, tenha instalado um software próprio que permita esse acesso remoto.

Existem algumas opções gratuitas, fáceis de utilizar, que não exigem que seja um expert na matéria. Não precisa, por isso, de dominar áreas como a programação, por exemplo, nem tão pouco julgar que precisa de fazer alterações ao nível hardware no computador ao qual quer aceder. Pelo contrário, esse processo acaba por ser muito simples, com o programa indicado.

Controle remoto do PC: aceda ao seu computador onde estiver

controle remoto do pc

Para aceder a determinado computador a partir de outro, é necessário que, nesse, tenha previamente instalado um software próprio – antevendo já uma situação que implique o controle remoto do PC.

Se essa instalação estiver já configurada, é relativamente simples aceder ao “computador de origem”. Basta ter, em sua posse, as credencias de acesso corretas.

Dessa forma, pode aceder ao computador de origem (host) a partir de um PC diferente (client), esteja onde estiver. Para tal, instale e utilize um dos softwares que sugerimos, que irão certamente resolver uma situação mais complicada em que se encontre, na qual realmente necessite de aceder ao seu computador (ou de outra pessoa que precise de ajuda).

TeamViewer

Antes de qualquer outro, instale e experimente este programa, que é, de longe, o mais simples e intuitivo de usar – até porque não precisa de alterar as configurações de router e firewall que tem já definidas.

Com o TeamViewer pode transferir ficheiros de um computador para outro, reiniciar o de origem ou até aceder a um iPhone ou iPad remotamente.

No que diz respeito ao lado do host, este software trabalha com Windows, Mac ou Linux. Para tal, deve instalar a versão completa do programa ou, então, a versão portátil, mas saiba que essa é a opção menos segura – apesar de ser a indicada se quiser aceder a um computador apenas uma vez.

Do lado do client, a situação é semelhante, estendendo-se a dispositivos móveis que funcionem com BlackBerry, Android, iOS ou Windows, pelo que pode usar um smartphone ou tablet para aceder a determinado computador.

Remote Utilities

Para poder fazer o controle remoto do PC, este programa é também uma boa opção, apesar de ser mais complexo e confuso, sobretudo do lado do host. Contudo, pode conectar dois computadores remotamente através de um Internet ID, que permite a conexão de até 10 computadores em simultâneo.

Do lado do host, deve instalar o programa (que funciona apenas em Windows) e, depois da configuração habitual, guardar o Internet ID que é fornecido. Do lado do client, deve instalar a variante do programa, chamada The Viewer, de forma permanente ou sob a forma de versão portátil. Pode fazer isso num computador ou num dispositivo iOS ou Android.

UltraVNC

Este sistema assemelha-se ao anterior no que diz respeito ao seu funcionamento, pelo que permite um controle remoto do PC através da instalação do “programa-mãe” (Server) no computador ao qual se quer aceder. Esse acesso é feito através de um outro dispositivo, desde que tenha instalada a versão viewer do mesmo software (neste caso, o UltraVNC).

Do lado do host, ser-lhe-á perguntado qual das versões pretende instalar: a do Server, Viewer ou ambas. Após a instalação, pode configurar o Server como um programa que esteja permanentemente “a correr”, para que esteja sempre ativo. Do lado do client, pode instalar a versão Viewer onde quiser: num computador ou num dispositivo móvel, através do qual poderá aceder ao seu computador de origem desde que tenha uma ligação à Internet.

Veja também: