Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Set, 2019 - 15:38

Como ativar o controlo parental na Netflix

Luísa Santos

Como uma das plataformas de streaming mais utilizadas mundialmente, há definições importantes. Conheça o controlo parental na Netflix.

Como ativar o controlo parental na Netflix

O controlo parental da Netflix difere do de outras plataformas, isto porque pode ser definido de forma personalizada de acordo com cada caso. Saiba como pode ativar esta opção e impedir que os mais novos assistam a conteúdo impróprio para a idade.

Controlo parental da Netflix pode ser definido de várias formas

netflix

A possibilidade de personalizar o controlo parental da Netflix da forma que preferir é uma das vantagens da plataforma face a outras existentes. Porquê? Porque tudo depende daquilo que considera mais ou menos próprio para os mais novos.

Por isso, a plataforma de streaming de séries de filmes permite que personalize as suas próprias definições de diferentes formas – pode adotar apenas uma delas ou, então, todas as opções.

Crie um novo perfil

Se é subscritor da Netflix, sabe que é possível criar um perfil para cada uma das pessoas com as quais partilha a conta. Dessa forma, o conteúdo visualizado não é partilhado de perfil para perfil, pelo que pode retomar a série que estava a ver sem interferências.

De igual modo, pode criar um novo perfil e definir um limite de idade para a utilização do mesmo. Neste campo, a Netflix oferece uma série de opções consoante a faixa etária para a qual está a criar o perfil. Se estamos a falar de crianças, pode logo selecionar a caixa com o mesmo nome de forma a que, de acordo com a categorização da Netflix, nenhum conteúdo para adolescentes/adultos seja apresentado no catálogo.

Imediatamente abaixo, encontra uma caixa de seleção que lhe permite definir o grupo etário para o qual está a criar o perfil. Ao defini-lo, uma categorização semelhante à anterior irá acontecer de forma automática.

homem ve netflix

Defina um PIN de acesso

Talvez sejam poucas as pessoas que já exploraram as definições de controlo parental da Netflix, mas a verdade é que elas existem e pode ter acesso às mesma a partir de qualquer dispositivo. Assim que seleciona essa opção, ser-lhe-á dada a opção de criar um PIN que ativa esse controlo e lhe dá maior controlo sobre os conteúdos apresentados aos mais jovens. O controlo parental na Netflix torna-se assim mais eficaz.

Não culpamos aqueles que têm acesso à sua conta, até porque a Netflix aloja algumas das séries mais vistas de sempre, mas a verdade é que pode sempre definir algum controlo. Desta forma, depois de definir o PIN, pode escolher o conteúdo que quer ver restringido, isto é, que não quer que apareça no seu perfil de forma desprotegida.

Para aceder ao mesmo, é necessário que a pessoa introduza o PIN que anteriormente definiu. Sem o código, é impossível assistir ao conteúdo escolhido, mas ainda pode ir mais longe caso não confie totalmente na categorização da Netflix.

A verdade é que cada caso é um caso e a perceção daquilo que é mais ou menos adequado depende unicamente de cada pai. Por esse motivo, a plataforma também permite que selecione, de forma individual, as séries/filmes que só podem ser assistidas mediante a introdução do PIN definido inicialmente.

Ao ativar o controlo parental na Netflix, garante que só os conteúdos escolhidos por si podem ser visualizados. Esta é uma forma de se certificar que adolescentes ou crianças fiquem impressionados com conteúdos mais violentos ou, em alguns casos, sexuais.

Veja também