Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
12 Dez, 2019 - 16:00

Como converter VHS para digital em casa

Luísa Santos

Sim, é possível converter VHS para digital em casa, desde que tenha as ferramentas essenciais para concretizar o processo. Saiba do que é que precisa.

Cassetes de VHS para converter em digital

Tem várias cassetes em casa e não sabe o que fazer com elas? Já pensou em (re)ver todos esses filmes no seu smartphone? Sim, é possível fazê-lo se converter VHS para digital em casa.

converter vhs para digital em casa: o que precisa

Cassetes antigas de VHS para converter para digital

Para converter cassetes em ficheiros digitais vai precisar de equipamento adequado, pelo que não precisa de ir a correr para as lojas da especialidade à procura de solução.

A verdade é que o processo pode ser concretizado em casa muito facilmente e, certamente, irá implicar menos custos do que se for a uma empresa especializada na digitalização de cassetes VHS.

De facto, o processo é relativamente simples, mas, para isso, precisa de software indicado para dar início à conversão. Há várias formas de o fazer, pelo que é importante que perceba qual a mais indicada para si.

Kits de digitalização

Hoje em dia, estes kits de digitalização são relativamente comuns e podem ser encontrados à venda na Internet, inclusive. Aquilo que incluem é, no fundo, tudo aquilo que precisa para converter VHS para digital em casa.

Para além de software apropriado, inclui ainda cabos de ligação, como o do leitor de cassetes e aquele que conecta com o computador. Em boa verdade, tudo aquilo que precisa de fazer, neste caso, é seguir as instruções do produto.

Cabos de ligação

Caso não queira investir num kit como o anteriormente mencionado, pode sempre apostar em soluções mais baratas. É o que acontece com os cabos de ligação dedicados que, apesar de tudo, não prescindem de um software de conversão.

De facto, é importante que perceba que esse programa será sempre essencial para converter VHS para digital em casa. Sem ele, o processo nunca será finalizado da forma devida.

A verdade é que, apesar de não virem equipados de forma tão completa como os kits, estes cabos acabam por cumprir a função da mesma forma, isto porque incluem pens USB que já vêm equipadas com o software de conversão necessário.

cONVERTER VHS PARA DIGITAL EM CASA: passo a passo

Cassetes VHS e DVD

Seja qual for o equipamento pelo qual opte, o processo de digitalização é muito semelhante. Enquanto que, no caso dos kits, pode sempre seguir as instruções do produto, o mesmo pode não acontecer com os cabos de ligação.

Por isso, se quer converter VHS para digital em casa só precisa de seguir estes passos:

  1. Ligue o leitor de VHS ao computador através dos cabos que adquiriu (seja num kit ou num compra individual)—certifique-se de que existe um género de ligação RCA, isto é, com cabos de cor branca, amarela e vermelha;
  2. Insira a cassete que quer converter no leitor VHS;
  3. Depois de instalar o software corretamente, abra-o para dar início à conversão;
  4. Siga as instruções e não se esqueça de pressionar o botão play no leitor VHS antes de começar a conversão no computador;
  5. No final, desligue o software e pressione o botão “parar” no leitor VHS.

Agora, só precisa de guardar a conversão no formato que desejar, que dependem sempre do programa que adquiriu. Regra geral, deverá ter a possibilidade de gravar o ficheiro num DVD ou, então, exportá-lo para um formato como o MP4.

Este último é particularmente famoso já que é o utilizado para reproduzir vídeos em dispositivos móveis—como smartphones e tablets. Por isso, depois de converter o VHS para formato digital, só precisa de escolher o formato final.

Nesse, irá rapidamente notar uma melhoria na qualidade do vídeo, já que estes softwares de conversão também se encarregam disso mesmo. Num DVD ou no telemóvel, já pode levar as suas cassetes VHS para todo o lado.

Veja também