Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Jan, 2020 - 09:47

Cor do ano 2020: conheça a escolha Pantone para este ano

Helena Peixoto

Já está escolhida a cor do ano 2020 e chama-se azul clássico, inspira confiança e segurança para a nova década e nós vamos analisá-la melhor.

cor do ano 2020

Chama-se azul clássico e é a cor do ano 2020 eleita pelo Pantone Institute que todos os anos revela o tom tendência dos próximos 365 dias (ou 366).

Para abrir uma nova década foi escolhido precisamente o Pantone 19-4052,  que pretende simbolizar calma, confiança e ligação e que representa o desejo do instituto por uma base confiável e estável sobre a qual construir o futuro.

Uma cor fácil de se gostar, que combina com mil e uma coisas em termos de decoração de casa e que transmite realmente excelentes energias e vibrações. Fique connosco e saiba um pouco mais sobre esta cor e encontre ideias de como a aplicar na criação de ambientes no seu lar.

Resolução de ano novo: usar e abusar da cor do ano 2020

classic blue pantone

 “Vivemos num tempo que requer confiança e fé” – assim se lê uma citação de Leatrice Eiseman, diretora executiva da marca Pantone em comunicado lançado ao público. É precisamente com este mote que surge então a cor do ano 2020: o Classic Blue consiste numa tonalidade azul bem sólida, evocativa do vasto e infinito céu da tarde. 

Numa realidade em que cada vez mais estamos rodeados por tecnologia, de certo modo também espelhada nesta cor escolhida, o Classic Blue surge como forma de encorajamento para olharmos para lá do óbvio e expandirmos o nosso pensamento.

Símbolo de pensamentos mais profundos e de horizontes abertos e alargados, a cor do ano 2020 pretende ser, por um lado, uma espécie de resposta à ascensão da tecnologia, mas sem esquecer a enorme importância da parte humana e da sua procura pela honestidade e pela proteção em toda a parte, incluindo nas cores.

Calma, confiança e afinidade são assim os principais sentimentos que a cor da Pantone pretende inspirar. Este mesmo instituto da cor refere mesmo que este tom de azul realça “o nosso desejo por alicerces estáveis e confiáveis”.

A cor azul é desde sempre sabida como sendo um tom muito ligado à concentração e à clareza mental, objetivo que o azul clássico pretende perseguir, sem esquecer também a resiliência e foco no objetivo. 

Note-se que há mais de 20 anos que o Instituto da cor define um Pantone por ano, cor essa que influencia as tendências das múltiplas áreas, desde a moda, à decoração, ao design industrial e gráfico. 

Sugestões para utilizar a cor do ano 2020 em sua casa

Agora que já conhece de perto o Pantone Azul Clássico, vamos partir para algumas sugestões de decoração com peças e artigos que o evoquem. Preparado? 

Edredão em linho

Este edredão 100% linho é um verdadeiro must have no que toca a dar um toque na decoração do seu quarto com a cor do ano 2020. Com design liso de uma cor azul bem clássica, tal como a cor pantone deste ano, possui pequenos pormenores bordados que tornam a peça ainda mais delicada e sofisticada.

Além disso, este produto é feito com linho europeu de cultivo sustentável, o que significa que é regado de forma natural e não utiliza sementes geneticamente modificadas nem desfolhantes e respeita o processo que respeita a água e o meio ambiente. Corra para o agarrar já que está em promoção!

Capa de almofada estampada

Para dar um toque de azul a qualquer divisão de sua casa, da sala de estar ou jantar ao escritório, quarto ou até mesmo varanda, nada como uma capa de almofada estampada com tons de azul semelhantes ao Classic Blue

Os padrões florais tornam a peça clássica e versátil para qualquer tipo de decoração e inclui um fecho de correr para uma fácil utilização. Também com o sentido de responsabilidade e sustentabilidade, esta peça é feita com pelo menos 25% de algodão reciclado, o que representa um um menor impacto ambiental (menor consumo de água, de energia e de recursos naturais).

Prato marcador

Uma outra sugestão de utilização da cor do ano 2020 em sua casa, mais precisamente na sua mesa! Estes pratos marcadores de acrílico com desenho estampado de flores em azul. Longe vai o tempo em que se queria tudo monocromático!

Não queremos com isto dizer que deve conjugar imensas cores numa só mesa, mas um azul clássico de marcador com uma loiça branca elegante vai surpreender qualquer convidado.

Conjunto de acessório de banho

Para terminar, uma sugestão para dar uma nova cor e uma energia de relaxamento à sua casa de banho: um conjunto de acessórios de casa de banho em azul clássico.

Constituído pelo copo e doseador de sabonete líquido, ambas as peças são de cerâmica para uma maior durabilidade e posteriormente revestidas a borracha (esta última no azul clássico) para um upgrade de estilo no wc! 

Veja também