Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
30 Jan, 2019 - 14:36

Cozinha para apartamentos pequenos: 11 dicas essenciais

Helena Peixoto

É possível que uma cozinha para apartamentos pequenos seja igualmente charmosa e cheia de estilo. Saiba como e consiga uma cozinha de sonho!

Cozinha para apartamentos pequenos: 11 dicas essenciais

Procura uma cozinha para apartamentos pequenos onde o espaço não é um problema e o design não sai descurado? Sim, não só é possível, como é mais fácil do que imagina. Com um bom planeamento, alguma criatividade e atenção ao pormenor, vai conseguir ter uma cozinha 5 estrelas!

Cozinha para apartamentos pequenos: 11 boas ideias

Todos os segredos desvendados!

É a divisória onde passamos grande parte do nosso tempo em casa (pelo menos, enquanto estamos acordados), afinal, é lá que se confecionam as refeições, muitas vezes se comem as mesmas e, em alguns casos, acaba por ser um espaço também social.

Mas, quando os apartamentos são bem pequeninos e as áreas cada vez mais apertadas, quais as melhores abordagens e estratégias para manter tudo no seu lugar, organizado e sem que pareça caótico?

Não desespere, nós vamos dar-lhe dicas de ouro que nos vai agradecer. Preparado para anotar?

1. Diferentes áreas no mesmo espaço

Uma das soluções mais eficazes no caso de cozinhas para apartamentos pequenos passa por tornar os ambientes o mais amplos possível. No caso de ter uma casa própria, pode equacionar a possibilidade de mandar abaixo a parede entre a cozinha e a sala e assim ficar com um open space e, claro está, com a sensação de que as áreas são maiores.

2. Armários de cima até baixo

Outra forma de acrescentar espaço na cozinha sem lhe aumentar aos metros quadrados: use e abuse de armários altos! Com este tipo de solução, vai conseguir colocar tudo (ou quase tudo) dentro dos armários.

Na hora de os construir, não se esqueça de colocar prateleiras a diferentes níveis, cestos de arrumação e de deixar um deles quase livre de cima até baixo para guardar coisas como a esfregona e o aspirador.

3. Aproveitamento de paredes

Pode até não ter muita área disponível de chão. Mas de parede tem de certeza! E há que tirar partido disso no caso da cozinha para apartamentos pequenos. Instale prateleiras, cestinhas, murais de arrumação ou até mesmo jardins verticais e consiga um belo efeito visual ao mesmo tempo que mantém tudo arrumadinho.

 

4. Parede de lousa

Tem sido um verdadeiro ‘hit’. Mas a verdade é que tem razões para o ser! A tinta que imita o material de lousa é excelente para quem tem vidas atarefadas e gosta de ter tudo planeado. E não há melhor local para planear o dia a dia do que na cozinha, certo?

Escolha uma parede de fácil acesso e pinte um bom mural com esta tinta. A partir daí, é só começar a escrever e a criar – e os miúdos também podem participar!

 

5. Nichos e prateleiras

Mais usual no caso das cozinhas mais tradicionais e clássicas, os nichos e as prateleiras são uma grande mais valia na hora de poupar ou aproveitar o espaço ao máximo. Afinal, elas são colocadas nas paredes, local onde normalmente ou não tem nada ou apenas tem material puramente decorativo.

Coloque um ou outra prateleira ou nicho e exponha, por exemplo, os seus melhores pequenos eletrodomésticos (fervedor, torradeira, espremedor de citrinos…).

6. Suportes para acessórios

Sabe aquelas barras que se instalam na parede junto à banca e onde pode colocar as especiarias e as ferramentas e utensílios mais utilizados durante a sua estadia na cozinha? Esta solução é excelente para uma cozinha para apartamentos pequenos e permite que estes objetos – que geralmente andam perdidos pela divisória – fiquem sempre no seu lugar e bem organizados.

exemplo de cozinhas modernas com open space
Veja também Cozinhas modernas: inspire-se nestas ideias e decore a sua

7. Não acumule utensílios

Já que vai pendurar os utensílios nesta barra cheia de estilo, aproveite para fazer uma boa revisão ao que tem. Há quanto tempo não utiliza esse utensílio que na verdade nem sabe bem para que serve? Cinja-se ao que realmente é útil e ao que usa – o restante, descarte.

8. Ilha ou península com arrumação suspensa

Não, não precisa de uma cozinha megalómana para conseguir ter uma ilha na cozinha! Simplesmente terá de a adaptar em termos de medidas (mais estreitas) e com ela aproveitar até para ampliar as possibilidades de arrumação. Integrar uma garrafeira tradicional, fazer da ilha a sua banca de trabalho e criar um suporte suspenso para colocar as frigideiras e outros utensílios (muito comum nos Estado Unidos), é uma das possibilidades.

 

9. Deixe a loiça ‘à mostra’!

Existe algum ‘medo’ de deixar a loiça à mostra. Mas a verdade é que colocá-la à vista e não dentro de armários pode ser uma opção de design de interiores bem interessante! E não se preocupe pelo facto de não ter todos os pratos da mesma ‘nação’ – essa diferença é até interessante!

 

10. Aposte no branco

É a regra das regras. A cor branca torna tudo maior e mais amplo! E se tem áreas muito pequeninas, aposte numa cozinha cuja cor seja, maioritariamente, o branco. Armários brancos, paredes brancas. Depois, o que pode fazer é brincar com alguns pormenores e torná-los bem coloridos.

 

11. Linhas retas

Se tiver de escolher entre linhas retas ou linhas curvas e muito trabalhadas, escolha as retas. Numa cozinha onde um centímetro faz toda a diferença, optar por mobiliário retilíneo vai fazer com que consiga aproveitar ao máximo todo o espaço. No caso das mobílias curvas, existem sempre áreas mortas onde não consegue fazer nada.

Como viu, uma cozinha para apartamentos pequenos não tem de ser uma cozinha aborrecida, sem estilo e desinteressante. Inspire-se nas nossas sugestões e que comecem as remodelações!

Veja também