Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
24 Jan, 2019 - 21:17

Telemóvel novo? 10 cuidados essenciais

Luísa Santos

Se tem um novo smartphone, certamente irá querer manter o seu bom estado por muito tempo. Estes são os cuidados que deve ter com um telemóvel novo.

Telemóvel novo? 10 cuidados essenciais

Por ser um gadget que utilizamos diariamente, é frequente existir algum desleixo na manutenção de um smartphone com o passar do tempo. Para que isso não aconteça, e para que mantenha o bom estado do mesmo, damos-lhe a conhecer alguns cuidados com telemóvel novo que pode adotar daqui em diante.

10 cuidados essenciais com um telemóvel novo

telemovel novo

1. Limpar a porta de carregamento

Este é um dos melhores conselhos que lhe podemos dar quando o assunto é cuidados a ter com um novo smartphone. Na verdade, esta é uma das componentes que acaba por ser facilmente descurada e que pode, a médio ou longo prazo, comprometer a bateria do seu telemóvel (ou, pelo menos, a forma como o carrega).

A porta de entrada de um cabo de carregamento é aquela que acumula pó e resíduos com maior frequência do que qualquer outra. O facto de transportar o telemóvel em diferentes carteiras ou até mesmo em bolsos de calças e casacos contribui para a acumulação de pequenos resíduos que devem ser limpos com regularidade.

Para isso, utilize a chave que abre a slot do cartão SIM ou, se não a tiver, pode sempre abrir um clipe e passá-lo, de forma muito cuidadosa, na referida entrada. É importante que não danifique qualquer dos componentes interiores, pelo que deve ter atenção redobrada ao fazê-lo.

2. Limpar o altifalante

É muito importante que mantenha a entrada de som do seu telemóvel o mais limpa possível. É essa a entrada que permite que faça chamadas e que outras pessoas o ouçam. Também é essa a componente responsável pela saída de som, pelo que deve estar sempre desobstruída.

Para tal, basta que utilize uma escova de dentes velha e gentilmente a esfregue sobre o altifalante, para que todas as poeiras e resíduos saiam. Depois, pode utilizar um pouco de fita-cola que vai colando a essas partículas de forma a retirá-las de onde se encontram. Dessa forma, garante que não danifica qualquer componente.

3. Limpar o ecrã

Outro dos cuidados com um telemóvel novo que deve manter é a limpeza do ecrã. Para isso, deve evitar qualquer tipo de produtos químicos ou até mesmo água. Esta limpeza deve, ao invés disso, ser feita com um pano de microfibra, que deve ser gentilmente passado sobre o ecrã para retirar pó e possíveis manchas de gordura.

4. Limpar a entrada de auscultadores

Já que esse é outro dos componentes que facilmente acumula resíduos indesejáveis. Para limpar essa entrada, recomendamos que utilize um cotonete, que deve passar gentilmente no interior da entrada (se o seu telemóvel a tiver, já que são cada vez menos os modelos lançados com a mesma).

Neste caso, pode também optar por ar comprimido, se tiver alguma ferramenta do género, uma vez que irá também garantir a limpeza e eliminação de resíduos que estejam acumulados.

5. Gerir a bateria do smartphone

O componente com vida útil mais curta de todos é a bateria. Se dá muita utilização ao seu telemóvel, antecipe-se a esta situação e evite que a bateria fique viciada no futuro. Existem algumas dicas de poupança de energia que pode implementar, nomeadamente a calibração da bateria, que é um dos processos mais comuns que pode seguir – e, também, o mais eficaz.

cuidados com telemovel novo

6. Controlar a memória disponível

Independentemente da quantidade de GB que tenha à sua disposição para guardar ficheiros, apps, documentos, fotografias ou vídeos, deve sempre ter algum controlo sobre o espaço que ainda tem disponível de forma a poder geri-lo da melhor forma.

Para isso, tudo o que tem de fazer é ir controlando aquilo que tem instalado ou guardado no telemóvel e que não usa (ou precisa). Consulte as aplicações que tem instaladas e elimine aquelas que não usa. Repita o processo na sua pasta de ficheiros e galeria de momentos, já que são muitas as vezes que encontramos fotos ou vídeos repetidos, que pode apagar.

7. Fazer um backup

Por duas razões: em primeiro lugar, porque dessa forma assegura que, na eventualidade de perder ficheiros e informações do seu telemóvel, tem sempre um “plano B” ao qual pode recorrer quando quiser; e, em segundo, porque dessa forma está a poupar a memória que tem no seu smartphone novo, que não precisa de ser logo preenchida.

Independentemente do modelo e da marca do seu telemóvel, pode fazer um backup manual (e guardar tudo num dispositivo externo) ou usar uma cloud para guardar todos os seus dados e ficheiros.

8. Reiniciar o telemóvel

De longe, um dos melhores conselhos que lhe podemos dar e, muito provavelmente, um dos menos concretizados. Seja ou não por falta de conhecimento dos seus benefícios, é importante que faça um reset total ao seu smartphone de quando em vez.

A verdade é que reiniciar um telemóvel só traz vantagens, uma vez que repara falhas de memória, previne eventuais crashes de sistema, desimpede memória RAM e, inclusive, contribui para a vida útil da bateria.

9. Atualizar apps

É comum deixar aplicações por atualizar, por esquecimento ou não. No entanto, é importante que as atualize assim que os updates das mesmas estiverem disponíveis. Atualizar uma aplicação, para além de lhe conferir novas funcionalidades, reforça a segurança das mesmas (e do telemóvel no geral) e melhora a sua experiência enquanto utilizador, evitando possíveis bugs.

10. Verificar as definições das aplicações

É importante que o faça, especialmente depois de as atualizar. Verificar e controlar as definições de cada app é muito útil para que não esteja a ser exigido demais do próprio smartphone. Ao verificar essas definições, pode escolher se uma aplicação está a utilizar demasiados dados móveis, ou inclusive impedir a mesma de o fazer. Para além de garantir uma melhor experiência, está também a poupar a bateria do telemóvel.

Veja também: