Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
12 Mar, 2018 - 12:18

Como cuidar da pele em cada idade

Mónica Carvalho

Cada fase da vida exige um tipo de cuidado diferente da saúde da pele. Veja como cuidar da pele em cada idade e mantenha sempre a pele protegida e bonita.

Como cuidar da pele em cada idade

Há pessoas que parecem mais novas, outras mais velhas… E tudo isso depende, além de questões genéticas, de como se está a tratar – afinal, já sabemos que é preciso oferecer cuidados especiais à tez. Mas, como cuidar da pele em cada idade?

O nosso rosto pode, ou não, ser a imagem de como nos sentimos, daquilo que somos e, para sermos justos connosco e com o tempo, há que passar a imagem mais fidedigna possível. Por isso, vamos partilhar todas as dicas para saber como cuidar da pele em cada idade.

Cuidar da pele em cada idade: aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

Mostre que gosta do seu aspeto, que gosta de cuidar de si – e não tem que o mostrar a mais ninguém além de si própria. Se usa os mesmos cremes há imenso tempo, está mesmo na altura de mudar e adaptar os cuidados de beleza à sua idade e especificidades da pele, que vai mudando ao longo dos anos.

Sim, à medida que envelhecemos, a pele muda: o que resultou aos 20 anos, não resultará – nem é adequado – para os 30 ou 40. Se o seu objetivo é manter um brilho juvenil e parecer sempre radiante, então há que cuidar da pele em cada idade com recursos diferentes. Saiba como.

Cuidar da pele em cada idade: 20 anos

placeholder-1x1

Nesta idade, o objetivo é preservar e proteger e pele. Pode ser um período de vida mais despreocupado, mas ainda assim é preciso estar atento à exposição solar, às noites mal dormidas, aos episódios de acne que ainda sobraram da adolescência e, claro, à hidratação. Pode até achar que não precisa de grandes cuidados, mas lembre-se que uma pele cuidada passa pelos anos com mais saúde e isso deve começar desde cedo.

Sabia que é durante os 20 anos que aparecem as primeiras linhas finas e os primeiros sinais de rugas? Como tal, há que detê-los e neutralizar o quanto antes. Veja como:

  • A primeira e última coisa que deve fazer no seu dia, deve ser lavar bem a pele, com um sabonete ou espuma adequados;
  • Use um hidratante leve que contenha protetor solar, após a limpeza matinal e à noite;
  • Se tiver acne ligeira, poderá beneficiar de um tratamento à base de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que deverá ser realizado após visita ao dermatologista;
  • Aplique um soro à noite que contenha extrato de romã, vitamina C ou extrato de sementes de uva, nutrientes antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres responsáveis, também, pelo envelhecimento da pele;
  • Considere usar um creme antienvelhecimento para a zona em redor dos olhos, mas com uma fórmula leve.

Cuidar da pele em cada idade: 30 anos

placeholder-1x1

Quando chega aos 30 anos, é natural que comece a notar algumas manchas na pele, devido essencialmente à exposição solar, bem como uma acentuação de algumas linhas de expressão e rugas. Sim, está mesmo na altura de dar mais atenção aos cuidados com a pele.

Estes são os cuidados a adotar:

  • A primeira e última coisa no dia, deve continuar a ser lavar bem a pele, com um sabonete ou espuma adequados, mas que contenha a ligeira função de esfoliante. Se conter camomila e aloé vera na composição, tanto melhor;
  • Use um creme de olhos com protetor solar para o dia e um creme de olhos hidratante para a noite, além de um creme hidratante;
  • Adicione um retinoide à sua rotina de beleza de final de dia, para ajudar a melhorar a textura geral e o tom da sua pele.

Cuidar da pele em cada idade: 40 anos

placeholder-1x1

Aos 40 anos, o nível de estrogénio e colagénio na pele está a diminuir, pelo que é natural que note alguma flacidez e mais rugas.

Atente aos cuidados a ter:

  • Faça uma limpeza diária da pele com um produto bastante hidratante e com recurso a uma escova que auxilie o processo de esfoliação;
  • Deverá usar protetor solar todos os dias, mesmo quando não há sol;
  • Os cremes a utilizar deverão ser ricos em retinoides (ajudam a melhorar a textura da pele) e péptidos (potentes auxiliares na reconstrução do colagénio perdido);
  • Escolha um bom produto antienvelhecimento especificamente para o pescoço;
  • Privilegia hidratantes com alto nível de glicerina ou ácido hialurónico para ajudar a pele a reter a hidratação necessária.

Cuidar da pele em cada idade: 50 anos

placeholder-1x1

Hidratação é a palavra chave para cuidar da pele aos 50 anos. Nesta idade, poderá recorrer a tratamentos estéticos, desde que recomendados e orientados pelo seu dermatologista. Além disso, atente aos cuidados diários:

  • Limpe e lave a pele com um sabonete adequado;
  • Escolha um creme hidratante que contenha fator de proteção solar incluído;
  • Durante o dia, aplique um soro rico em péptido e que contenha, igualmente antioxidantes para combater radicais livres ou ácido hialurónico para manter a pele hidratada;
  • À noite, aplique um retinoide antes do creme hidratante;
  • Use e abuse da vaselina, que é um produto bastante acessível e pleno em benefícios.

Cuidar da pele em cada idade: 60 anos

placeholder-1x1

Nesta fase da vida, as rugas e linhas de expressão já estão bem marcadas, bem como as manchas e a perda de firmeza da pele. O próprio pescoço fica mais flácido e enrugado. Assim, deve privilegiar o uso de produtos que restaurem o contorno das células, com ativos clareadores e firmadores.

Além da limpeza adequada da pele, deve:

  • Usar produtos rejuvenescedores e clareadores durante o dia;
  • À noite, deve escolher cremes ou séruns com ácidos mais fortes;
  • Ter uma consulta de dermatologia, pelo menos uma vez por ano;
  • Ter sempre consigo uma água terminal mineralizante, para refrescar a pele, se tiver tendência para a secura ou ressecamento e que contenha ferro, potássio, cálcio, magnésio ou silício;
  • Promover a microcirculação na pele, através de massagens feitas com movimentos circulares.

Veja também: