Catarina Reis
Catarina Reis
24 Mai, 2022 - 11:20

A importância de frequentar cursos com estágios

Catarina Reis

Apresentamos os 4 principais motivos para optar por um curso ou formação que garanta um estágio.

cursos com estágios

Os cursos com estágios são muito comuns em Portugal, que, inegavelmente, é um país onde os estágios são encarados como uma etapa essencial – uma fase de transição que separa o aluno do trabalhador, que se posiciona entre o ensino e o mercado de trabalho.

Quando se fala em estágios, muitos assumem como “trabalhar de graça” ou “pagar para trabalhar”. No entanto, em contexto formativo (e mesmo fora dele), os estágios devem ser vistos como uma mais-valia, na medida em que ajudam a preparar os formandos para o mercado de trabalho, dando-lhes oportunidades às quais não teriam acesso de outra forma.

Muitas vezes, os estágios funcionam como motivação extra para os estudantes, ajudando-os a melhor assimilar e entender os conteúdos adquiridos ao longo de determinado curso.

É inegável a importância dos cursos com estágios em Portugal – porquê?

estágio empresa

A importância dos cursos com estágio é de tal maneira reconhecida em Portugal que é muito difícil encontrar um curso que não ofereça essa possibilidade aos alunos.

Um dos grandes fantasmas do ensino é a integração no mercado profissional dos alunos. Qualquer escola deseja que os seus alunos sejam bem sucedidos, e a sua integração no mercado de trabalho bem sucedida é um fator de grande importância.

Da mesma forma, qualquer aluno tem o desejo de terminar o curso e integrar desde logo o mercado de trabalho, iniciando assim uma carreira cumprindo desde logo a atividade profissional que deseja prosseguir, e numa empresa de prestígio, isto se não optar pela via do empreendedorismo, é claro.

Se for este o caso, é fundamental que o curso tenha sido finalizado de forma a que o aluno se sinta preparado para os desafios da vida profissional real. Também neste ponto o estágio é muito importante.

Cursos com estágios – o arte de bem escolher

O próprio ato de escolher o estágio é muito importante para que essa transição seja feita da forma mais bem sucedida possível. 

Quando chega a hora de os alunos escolherem o estágio que a escola tem para lhes oferecer, convém que essa seja uma escolha bem ponderada, no sentido em que não deverá ser encarada apenas uma etapa para cumprir com a melhor nota possível, mas que se tenha os olhos postos no futuro.

O trabalho realizado durante o estágio por si só poderá vir a ser usado como portfólio, e conta como experiência. Mesmo que o estágio não seja uma porta direta para uma colocação profissional (muitas vezes os estagiários são contratados pela empresa onde realizarem o estágio), poderá ser determinante para compor de forma distinta o seu CV.

Agora que já vimos que a importância dos cursos com estágios é fundamental para que a transição entre a escola e a vida real do mercado de trabalho seja efetuada da melhor forma, cabe-nos enumerar as vantagens dos cursos com estágios:

Cria oportunidades de networking profissional

Isso mesmo, os cursos com estágio proporcionam desde logo uma possibilidade de o aluno dar os primeiros passos em algo considerado fundamental para o seu desenvolvimento profissional – o networking.

Os estágios propriamente ditos são uma oportunidade de ouro para estabelecer relações com profissionais qualificados da área de trabalho onde desejamos vir a ingressar.

Aprender com quem tem experiência, podendo participar de forma ativa nas produções, é algo com que todos os alunos, durante os anos em que estiveram a estudar, desejam vir a experienciar.

Aplicar na vida real o que se aprendeu

Se estivermos a falar de um curso superior, que poderá durar entre três e cinco anos, então o impacto do estágio deverá ser de grande intensidade para os alunos, ao poderem finalmente aplicar tudo o que aprenderam durante os anos de aprendizagem. 

Um aspeto muito importante que advém de se frequentar cursos com estágios é que se tem pela primeira vez contacto com o mercado de trabalho, e é nesse momento em que muitas vezes os alunos percebem pela primeira vez tudo o que gira em torno das empresas, todos os aspetos que vão para além das competências e do trabalho de cada um. 

Isso inclui as relações profissionais, a cultura das empresas que pode variar e ir mais ou menos ao encontro dos valores do trabalhador, etc.

Ser remunerado pelo trabalho

Claro que esta é uma característica fundamental para o mercado de trabalho. Qualquer profissional terá que ser remunerado de forma justa e equilibrada, e isso poderá acontecer pela primeira vez, caso o estágio seja remunerado, é claro. 

Embora não seja obrigatório escolher um estágio remunerado, o aluno deverá em condições normais optar por um que o seja, pois isso poderá ser um bom primeiro sinal de que o estágio poderá ser de boa qualidade.

No entanto, devemos desde já alertar ​​para o facto de a maioria dos estágios realizados em contexto académico ou escolar não são remunerados.

Conseguir colocação profissional imediata

Nem sempre é possível, mas por vezes acontece: os cursos com estágios proporcionam aos alunos colocação profissional imediata. Isto quer dizer que os alunos são contratos pela empresa que acolheu o seu estágio. 

Naturalmente, este fator depende de várias coisas, que por vezes o aluno não pode controlar, como é o caso de a empresa ter necessidade no momento de um profissional com as suas características.

Veja também