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Inês Silva
Inês Silva
07 Fev, 2020 - 09:56

5 cursos de Marketing Digital para fazer online

Inês Silva

Quer desenvolver competências nesta área? Continue a ler e conheça cursos de Marketing Digital para enriquecer os seu currículo.

grupo com computadores a fazer curso de marketing online

Não há dúvidas sobre a importância crescente do Marketing Digital, possuir conhecimentos desta área é uma das competências mais procuradas pelos recrutadores. Ter noções de SEO, SEA, Email Marketing ou Social Media Marketing, entre outras, é um fator diferenciador no mercado de trabalho. Esta é uma área que lhe interessa desenvolver? Fique a conhecer alguns cursos de Marketing Digital.

O QUE É O MARKETING DIGITAL?

O Marketing Digital são as atividades que uma empresa ou indivíduo executa online para conseguir novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Assim, as principais estratégias são o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Apesar de este conceito parecer claro, não deixa de ser bastante abrangente e subjetivo, pois nem todas as ações realizadas na Internet são consideradas estratégias de Marketing e nem todas as estratégias são indicadas para todos.

O Marketing Digital promove produtos ou marcas através de medias digitais, sendo, portanto, uma das principais formas das empresas comunicarem com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

De acordo com Philip Kotler, o Marketing Digital é “o processo social através do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Vantagens

Interatividade

As empresas adotam cada vez mais o Marketing Digital em detrimento dos canais tradicionais pela facilidade de interação com o público. Assim, o foco já não é produto, mas sim a experiência do utilizador no processo de compra.

Análise e mensuração

No mundo do marketing online, obter e analisar dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da estratégia.

Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem ser analisadas em tempo real. Neste sentido, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática.

Mais oportunidades para empresas e consumidores

Outra das vantagens prende-se com a diminuição literal das distâncias entre empresas e clientes. Nos dias de hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país ou do mundo.

Por isso, os consumidores ficam ganhar porque conseguem conhecer mais empresas com as quais se identificam e as empresas ganham também porque podem criar um bom posicionamento online, aumentando, assim, as suas oportunidades de venda por diversos canais.

Segmentação

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de atrair e conquistar o consumidor com o perfil certo para a empresa, reduzindo custos nas ações de marketing.

Agora que já sabe qual a importância do Marketing Digital para as empresas, conheça alguns cursos de Marketing Digital para desenvolver as suas competências e, quem sabe, conseguir um emprego nesta área.

computador a mostrar vários termos relacionados com o marketing digital

Cursos de Marketing Digital: 5 opções

1

Marketing Digital, Atelier Digital

O Atelier Digital, desenvolvido pela Google, é composto por 23 módulos que abordam diversas matérias do Marketing Digital como a pesquisa, redes sociais, e-commerce, analítica web, vídeo, etc. No final é atribuído um certificado que é gratuito.

2

Marketing no Universo Digital, Coursera

Marketing no Universo Digital, um dos cursos mais populares do Coursera, analisa como as ferramentas digitais estão a revolucionar o mundo do marketing. Tem a duração de 4 semanas e a língua a utilizar é o inglês. No final é atribuído um certificado que é pago.

3

Digital Marketing: Challenges and Insights, FutureLearn

Digital Marketing: Challenges and Insights, criado pela Universidade de Southampton, este curso aborda as últimas tendências do Marketing Digital. Tem a duração de 3 semanas, é em inglês, há também um certificado que é pago.

4

Fundamentals of Marketing Your Business Online, Alison

Fundamentals of Marketing Your Business online aborda temas como a elaboração de um plano de Marketing Digital, promoção de um negócio online ou utilização das ferramentas Google Analytics e Google AdWords. É composto por 4 módulos, em inglês, e o certificado é gratuito.

5

Produção de Conteúdo para Web, Universidade Rock Content

Mais um exemplo dos cursos de Marketing Digital disponíveis online é o curso de Produção de Conteúdo para Web desenvolvido pela Rock Content, este curso é sobre produção de conteúdo para a web, desde o planeamento, à redação e revisão. Tem a duração de 4 aulas, em português, e o certificado é gratuito.

Tendências de Marketing Digital para 2020

No final de 2019, a AdRoll, plataforma dedicada a software de Marketing com base em Inteligência Artificial, reuniu quatro tendências para 2020. Desta forma, se está a pensar seguir carreira nesta área, é importante que saiba quais são:

  • Marketing Conversacional: é uma estratégia para envolver os clientes em tempo real, tendo em consideração as suas necessidades;
  • Gestão de dados com base em Inteligência Artificial/Machine Learning: utilização destas tecnologias na gestão de dados, identificação de padrões e interpretação de tendências digitais, por exemplo,que resultará em recomendações mais corretas e úteis;
  • Marketing de comunidade: é uma forma de as marcas alavancarem a afinidade com os consumidores através da criação de espaços onde as pessoas podem discutir interesses partilhados. É uma tendência que vem de trás, mas que ganha novos contornos em 2020, com a ajuda das redes sociais e de novas formas de comunidade;
  • Privacidade do consumidor: a evolução do Marketing Digital passará obrigatoriamente por estratégia que privilegia a recolha de dados pelas próprias marcas e que gere com mais cuidado a lista de terceiros com acesso a estas informações.
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