Helena Peixoto
Helena Peixoto
07 Ago, 2018 - 10:10
Decoração do quarto de bebé: 7 estilos para se inspirar

Decoração do quarto de bebé: 7 estilos para se inspirar

Helena Peixoto

A decoração do quarto de bebé é fundamental para preparar a chegada de mais um elemento da família: inspire-se com estas ideias que preparamos para si.

O artigo continua após o anúncio

A decoração do quarto de bebé pode ser feita com alguma antecedência em relação ao parto, já que a mãe não precisa desta preocupação extra ao chegar a hora H.

Ainda que a maior parte dos pais, hoje em dia, escolha saber o sexo do bebé logo que possível, a verdade é que também ainda há quem prefira esperar pelo momento do nascimento. A decoração do novo espaço da casa pode, obviamente, ter em conta o sexo do bebé, mas não é obrigatório. Todos os bebés, meninos ou meninas, precisam de um espaço confortável, acolhedor, tranquilo e que promova o bem-estar.

Decoração do quarto de bebé: 7 ideias para o fazer sonhar

Grande parte dos elementos importantes na decoração do quarto de bebé pode ser unissexo e adaptar-se na perfeição a vários estilos ou temas a usar.

Quarto de bebé clássico

Este estilo de decoração prima pelo uso de cores sóbrias, como o branco e o bege, com padrões finos e delicados. A decoração das paredes pode ser neutra, com destaque para apenas uma das paredes. Pode apostar, por exemplo, num papel de parede sóbrio para uma destas paredes ou então autocolantes discretos. Os motivos nessa parede devem ser simples e de preferência com motivos da natureza: flores, folhas ou árvores.

Em termos de mobiliário, opte por peças mais tradicionais e com poucas exuberâncias. Se ainda tiver o seu berço pode até restaurá-lo e colocar neste quarto clássico. Procuram-se madeiras cruas na sua cor natural ou, no limite, em branco.

Pode também sempre optar por uma poltrona clássica num dos cantos do quarto, em branco, castanho ou beije.

Este estilo de quarto tem o grande objetivo de transmitir tranquilidade e serenidade esperada para a chegada do bebé.

Quarto de bebé moderno

Se o estilo da sua casa se enquadrar mais nas tendências modernas, opte por concretizar a decoração do quarto de bebé com motivos geométricos, como riscas e bolas. Escolha uma caminha de linhas menos tradicionais e use espelhos na decoração e pode arriscar com uma cor mais arrojada. As paredes podem ser brancas para poder haver maior contraste com objetos coloridos, como almofadas ou candeeiros de mesa.

O artigo continua após o anúncio

 

Nos quartos de bebé modernos não pode faltar a famosa tenda ‘tipi’. Apesar de não ser usada mal nasce o bebé, assim que comece a gatinhar e explorar as áreas, vai ser um dos locais favoritos.

 

Se a divisão permitir, coloque uma poltrona de linhas mais direitas para facilitar a amamentação. E não se esqueça de um tapete com padrões geométricos no chão.

Quarto de bebé romântico

Um quarto de bebé romântico significa que pode dar asas à sua imaginação, usando imensos elementos infantis como ursinhos, flores, laços, espelhos trabalhados, candelabros, cortinas com rendas e aplicações.

Neste estilo, tudo ajuda para contribuir para o ambiente infantil e de sonho que associamos aos espaços dos bebés. Podem ser facilmente adaptados a meninos ou meninas, jogando com as cores e com os padrões.

 

Na cama ou berço, não pode faltar o famoso dossel (mas atenção à sua colocação pelo risco de asfixia). Abuse na quantidade de almofadas pelo quarto e coloque um cavalinho de decoração.

Grinaldas de luz afixadas numa das paredes também é uma grande ajuda para transmitir ambiente romântico ao espaço.

Quarto de bebé colorido

As cores fortes são estimulantes para o bebé, despertam os sentidos e são naturalmente atrativas para as crianças. Neste estilo de decoração do quarto de bebé, opte por pintar as paredes de cores diferentes e com contraste.

Escolha mobiliário de cor, ou pode mesmo pintá-lo ou renová-lo em casa. Os tapetes e cortinados podem também ser coloridos, embora o uso de branco nestes elementos seja uma mais valia para contrastar com o restante colorido do quarto.

O artigo continua após o anúncio

 

Uma das últimas tendências é a colocação de grandes ‘pompons’ coloridos, ou no teto ou numa das paredes. Os mais arrojados podem até tentar pintar uma das paredes de forma bem viva e colorida.

 

E aposte numas peças de decoração tipo ‘lego’ gigante e bem coloridas. Este tipo de decoração do quarto do bebé requer no entanto algum cuidado: não abuse na mistura de cores ou cai no erro de criar um ambiente de desassossego para o membro mais pequenino da família.

Decorações específicas por género

Se, por outro lado, prefere mesmo optar por um tipo de decoração do quarto de bebé marcadamente de menina ou menino, existem também opções lindíssimas para isso. E não, não tem de ser tudo em tons de rosa ou de azul! Venha descobrir.

Quarto de bebé no feminino

Sim, claro que quando pensamos num quarto marcadamente feminino pensamos no cor de rosa. E caso deseje, esta pode bem ser a cor dominante, desde uma parede aos cortinados, têxteis de cama, tapete e acessórios decorativos.

No entanto, se procura uma opção de quarto para menina menos ‘óbvio’, pode apostar num roxo levezinho, beije claro, verde água ou até numa mistura de rosas e brancos. Depois é apostar em pormenores: pendure vestidinhos de menina num cabide da parede, mande fazer uma cama em forma de castelo, pendure molduras de princesas…Deixe a imaginação fluir!

 

Quarto de bebé no masculino

A mesma questão se aplica à decoração do quarto de bebé marcadamente masculino: apesar da cor mais óbvia ser o azul e seus vários tons, pode também optar por cores diferentes como castanhos claros em contraste com branco, cinzas clarinhos, verde ou até amarelo torrado.

Nos quartos de menino pode sempre apostar em motivos de animais, como girafas, ursinhos e cães, alguns padrões geométricos e camisinhas penduradas num cabide.

 

Quarto de bebé: especial gémeos

Foi presenteado com uma dose dupla de fofura? Também há soluções de decoração muito interessantes para estes casos!

O artigo continua após o anúncio

Deixe uma boa área de arrumação para roupas, para a muda da fralda e tenha um tapete bem grande para eles brincarem.

 

Uma das tendências é a de colocação dos berços lado a lado com uma moldura e respetiva fotografia pendurada na parede, ou com o nome dos bebés.

Lembre-se: nesste quarto é muito importante que reine a organização e a praticidade – afinal, tratar de dois bebés ao mesmo tempo não é fácil.

Além dos elementos que referimos na descrição dos vários estilos de decoração do quarto de bebé, é ainda importante dar atenção aos brinquedos que devem enquadrar-se na temática do quarto, ou então escolher caixas de arrumação – sempre tão úteis na decoração dos espaços dedicados aos mais novos.

Veja também