ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
15 Dez, 2020 - 11:58

Decoração vintage: 9 elementos indispensáveis

Teresa Campos

A decoração vintage está bastante na moda, mas nem sempre sabemos o que isso quer dizer: veja os nossos exemplos e sugestões e crie espaços com charme.

decoração vintage

Saiba no que consiste a decoração vintage e siga dicas essenciais para conseguir adotá-la em sua casa. Verá que é muito simples e nem vai precisar de fazer muitas compras. O ideal é vasculhar o sótão da casa dos pais ou dos avós e selecionar tudo o que lá existe e pode ajudar a complementar a sua decoração vintage.

Ah, e não se preocupe com restauros: as peças rétro querem-se no seu estilo natural e rústico.

Como conseguir fazer uma decoração vintage em sua casa

Rejeite peças com acabamentos refinados

Para ser vintage, a peça tem de evidenciar, precisamente, marcas de que é antiga, por isso não procure dar-lhe acabamentos como se fosse um objeto de decoração moderna. Desde que o item esteja funcional para ser utilizado e cumprir com o seu propósito, deixe as marcas da sua história estarem bem visíveis.

Visite bazares e feiras

Sabe aquelas lojas e feiras onde consegue encontrar de tudo um pouco, literalmente?! Vá até lá e perca-se nas porcelanas antigas, nas mobílias de outros tempos, nas chávenas pintadas e douradas, nos pratos de pendurar na parede… E em muitas outras peças que aí pode encontrar – por vezes, bem acessíveis.

Aposte nesses sítios para encontrar inspiração de decoração e até para adquirir artigos originais e conseguirá dar à sua casa um visual vintage, com objetos cheios de história e passado.

Use papel de parede

E depois de estar ultrapassado, o papel de parede voltou a estar na moda e há uma variedade imensa de cores e padrões, disponíveis no mercado.

Forre algumas paredes de sua casa com papéis com grafismos e linhas retas, cores fortes, como amarelo, vermelho, laranja, azul e preto ou siga uma linha mais romântica, com um papel de flores em tons pastéis.

Deixe um pouco de ferrugem à vista

A ferrugem é uma das marcas mais evidentes da passagem do tempo sobre as peças. Portanto, alguns móveis e objetos podem ser deixados com um pouco desse ferro oxidado à vista.

Apenas não o faça, caso isso possa pôr em causa a segurança de quem usa esses itens, como é o caso dos móveis de assento ou mesas, uma vez que tal pode comprometer a sua estabilidade.

Combine estas peças com elementos em madeira e vidro e verá como o resultado final é fabuloso.

Invista nos acessórios

As casas vintage não podem ser poupadas nos acessórios decorativos. Regresse ao passado também nos tecidos e use-os com bordados, rendas, patchwork e crochet.

Disponha também várias almofadas, colchas, mantas e puffs pelas divisões e torne a sua casa não só vintage, como muito mais confortável e aconchegante.

Abuse na iluminação e em peças marcantes

O estilo de decoração vintage não tem medo de arrojar nos pontos de luz, nas cores usadas, nem nos objetos que tenham um grande impacto visual.

Nesse sentido, invista em fios de luzes led e realce um pormenor ou opte por distribuir pendentes, abajours, arandelas, ou espelhos venezianos para conseguir um efeito visual magnífico.

Aplique cores ousadas para destacar alguns pormenores do mobiliário ou deixe-o na sua cor original, para melhor respeitar as caraterística dessa peça.

Móveis pé de palito

Um clássico no século passado e um toque especial em qualquer decoração: estes móveis retangulares têm pernas muito finas e, por isso, ditas de palito. São peças que vão dar aquele ar vintage à sua sala, podendo pintá-lo com uma cor contrastante, para ainda lhe dar mais destaque.

Malas, rótulos e cadeiras de palha

As malas velhas, os rótulos de cerveja, vinho, whisky e até bolachas e cadeiras de palha são tudo itens que contribuem para criar um ambiente verdadeiramente vintage.

Use estes elementos para reformular uma divisão de sua casa, cole os rótulas numa mesa, restaure a cadeira de palha e consiga um espaço único.

Aposte em objetos rétro

Quer sejam comprados, quer sejam herdados, o importante é distribuir pela casa peças que remetam para épocas ou ícones do passado, sejam eles utensílios que já não usamos ou figuras que, mesmo já falecidas, continuam a ser celebridades e a manter a sua aura famosa.

Aposte numa decoração vintage e viaje no tempo através dos objetos e do estilo que compõem a sua casa. Retorne ao papel de parede, aos padrões e cores dos anos 70 e aos objetos e ícones intemporais como a Marylin Monroe ou o James Dean. Crie uma decoração vintage e cheia de estilo e faça da sua casa um repositório de memórias vivas.

Veja também