Para muitos, uma cozinha branca é sinónimo de conforto e de um estilo decorativo que parece óbvio e natural. E, como tal, acaba por ser o tipo de cozinha que mais frequentemos vemos nas casas portuguesas, ainda que os materiais e detalhes sejam cada vez mais diferentes e contemporâneos.
Por isso, se gosta de uma cozinha branca, mas não sabe bem como decorar, então, temos várias sugestões que irão ajudar a tirar o máximo proveito deste tipo de decoração.
Do chão aos móveis, sem esquecer as mais bonitas combinações. Fique atento.
Chão para cozinha branca
O piso de tons claros é um dos detalhes mais constantes no design das cozinhas modernas, tradicionais ou clássicas. E por vários motivos: torna o espaço maior, deixa-o mais elegante e facilita a limpeza, pois rapidamente vemos onde é preciso limpar.
Assim sendo, os tons de madeira mais claros são os mais adequados para quem deseja ter uma cozinha branca, mas com algum contraste de cor.
Cozinha branca moderna
Ao invés de ter a cozinha completamente branca, por que não combinar com elementos de outras cores de modo a criar um ligeiro contraste no ambiente? Pode, por exemplo, optar por ter os móveis e bancadas brancos e os puxadores num tom metalizado, como o dourado. Depois pode também caprichar nos elementos decorativos: madeiras e cores metálicas são os matches perfeitos.
Cozinha branca com madeira escura
A madeira é um dos materiais mais resistentes do mundo e, graças a todas as suas variantes, permite fazer muitas e diferentes conjugações de decorações. Atualmente, existem diferentes acabamentos e tratamentos no material, o que permite que até mesmo a madeira mais escura possa ser usada na cozinha, sem receio de a danificar com o uso diário.
Cozinha branca com madeira clara
Os tipos de madeira de cor clara, como o carvalho, cedro, pinho ou cerejeira – só para enumerar alguns – deixam, sem dúvida, uma casa mais aconchegante e mais vibrante.
E não precisa de fazer um grande investimento em materiais nobres, para os quais não tem orçamento, porque este resultado pode ser conseguido facilmente, fazendo as escolhas certas e mais harmoniosas.
Cozinha branca e preta moderna
Esta é mais uma dupla que nunca sai de moda: o preto e branco são um verdadeiro clássico na decoração e não trazem grandes riscos. Um toque de preto é, muitas vezes, suficiente para criar sofisticação e elegância, o que, em contraste com o branco, ajuda a iluminar e enobrecer qualquer
Vantagens em ter uma cozinha branca
Existem vários aspetos positivos quando se opta por ter uma cozinha branca. Conheça-os.
Ambiente agradável
A cor branca é, sem dúvida, a que melhor reflete a luz, deixando qualquer espaço mais claro, agradável e alegre, ao mesmo tempo que transmite paz e tranquilidade.
Poupança de energia
Dado que a cor branca só por si traz alguma luminosidade, o uso de lâmpadas será significativamente reduzido. Se a divisão tiver janelas grandes, então, ainda melhor, porque conseguirá tirar proveito dessa situação, não só em termos de luminosidade, mas também para a boa preservação do próprio espaço. Poderá arejar a cozinha mais frequentemente, evitando assim o aparecimento de bolor e humidade.
Possibilidade de combinar com outras cores
Outra das grandes vantagens em ter uma cozinha branca é possibilidade de combinar com diferentes cores, porque o branco fica bem com tudo. Haverá um contraste notório, que lhe permitirá destacar o que pretender.
Sensação de maior amplitude
Uma cozinha branca dá a sensação de um espaço maior, de maior amplitude e dimensão, por isso é uma boa ideia para aplicar em espaços mais pequenos.
Isto acaba por ser especialmente útil nos dias de hoje, dado que as casas são cada vez mais pequenas, pelo que a cor branca traz notórios benefícios.
Atemporalidade
A cozinha branca é um verdadeiro clássico da decoração, por não perder capacidade de atualização e elegância. Assim sendo, poderá ter a garantia de que é um tipo de decoração do qual não se irá cansar com tanta facilidade.
Dificuldades em ter uma cozinha branca
Mas nem tudo são rosas… Ter uma cozinha branca também acarreta alguns cuidados extra.
Limpeza
Para manter o branco sempre branco, bonito e limpo é necessário dedicar mais tempo à limpeza, seja do piso, paredes ou revestimentos cerâmicos. É certo que os materiais utilizados na cozinha são mais fáceis de limpar, ainda assim merecem atenção adicional.
Monotonia
Para muitos, o branco total pode fazer lembrar outro tipo de ambientes, mais despersonalizados e até algo aborrecidos. Sem esquecer que a larga maioria dos eletrodomésticos também já são brancos. Mas há uma forma de contornar esta questão: recorrendo a detalhes de outros materiais ou de outras cores.