Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
12 Mai, 2020 - 14:36

Como desligar o autoplay dos vídeos nas redes sociais e browsers

Luísa Santos

Se está cansado de ver vídeos com reprodução automática, seja no computador ou smartphone, saiba como desligar o autoplay para vê-los (só) quando quiser.

Como desligar o autoplay dos vídeos nas redes sociais e browsers

Nós sabemos: pode tornar-se ligeiramente “irritante” fazer scroll no smartphone ou computador e perceber que todos os vídeos que vão surgindo reproduzem automaticamente—mesmo que não queira. Saiba como desligar o autoplay de vídeos.

COMO DESLIGAR todos os AUTOPLAY DE VÍDEOS

apps para fazer vídeos

As definições automáticas das redes sociais e browsers permitem que os vídeos carregados reproduzam automaticamente, mesmo que não tenha interesse em vê-los. Há formas diferentes de desligar o autoplay consoante a plataforma.

Como desligar o autoplay no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e, também por esse motivo, uma das que mais vídeos apresenta no seu Feed. Se quer desligar o autoplay de vídeos nesta plataforma, siga os passos seguintes:

  1. Aceda às Definições do Facebook;
  2. No menu do lado esquerdo, faça scroll e carregue no separador Vídeos;
  3. Na opção de autoplay, desligue a mesa para que a reprodução não seja automática.

Tenha em atenção que, para desligar o autoplay de vídeos, deve repetir o processo em todos os dispositivos onde utilize o Facebook, uma vez que as definições escolhidas não são exclusivas à sua conta na rede social—variando de dispositivo para dispositivo.

Como desligar o autoplay no Twitter

O Twitter é outra das redes sociais onde os vídeos são reproduzidos automaticamente, pelo que, se utiliza esta plataforma e quiser desativar o autoplay, só precisa de seguir estes passos:

  1. Aceda ao seu perfil no Twitter;
  2. Carregue, com a tecla do lado direito do rato, na sua fotografia de perfil;
  3. Selecione a opção “Configurações e Privacidade”;
  4. Faça scroll e aceda ao separador de Conteúdo;
  5. Depois, carregue em “Tweets com Vídeo”;
  6. Elimine a seleção (já) feita de “Reproduzir vídeos automaticamente”.

Num dispositivo móvel, os passos alteram-se ligeiramente. Por isso, se usar a aplicação do Twitter, só precisa de aceder às Definições e selecionar a opção “Imagem e Som” para desativar a reprodução automática de vídeos.

Sair das redes sociais não garante privacidade

Como desligar o autoplay no Google Chrome

Se quiser ir mais longe e desativar a reprodução automática de vídeos no Google Chrome, terá de o fazer página a página (isto é, separador a separador). Para tal, carregue no separador com o botão do lado direito do rato e selecione a opção “Desativar som do site“.

Como desligar o autoplay no Firefox

O Firefox é um dos browsers mais utilizados em Portugal e no mundo e, por esse motivo, também organizámos aqueles que serão os passos necessários para desligar o autoplay de vídeos nessa plataforma:

  1. Clique nas Definições e aceda a “Preferências”;
  2. Carregue no separador Privacidade e Segurança;
  3. Faça scroll até às Permissões e carregue nessa opção;
  4. Em “Parar sites que reproduzem som automaticamente”, selecione a opção “não reproduzir”.

Como desligar o autoplay no Safari

Para desativar a reprodução automática de vídeos no Safari, deve carregar com o botão do lado direito do rato em cima do endereço da página que está a visitar e clicar em “Ajustes para este site“. Depois, basta escolher a opção “nunca reproduzir automaticamente” .

Veja também