Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
24 Out, 2019 - 14:39

O que é preciso para fazer vídeos no YouTube

Luísa Santos

Para além de muita criatividade, é preciso o equipamento indicado para fazer vídeos no YouTube. Mas será preciso um grande investimento? Nós respondemos.

O que e preciso para fazer videos no Youtube

Face à versatilidade de conteúdos e à quantidade de novos canais, será que também já pensou em fazer vídeos para esta plataforma? Se sim, chegou ao sítio certo, porque lhe vamos dizer o que é preciso para fazer vídeos no YouTube.

O YouTube é a plataforma de vídeo mais utilizada em todo o mundo, não só pelos produtores do conteúdo lá alojado, como também por aqueles que assistem aos vídeos disponíveis no site, os culpados de tantos milhões de euros serem gerados.

material essencial para fazer vídeos no youtube

rapaz a filmar

Em primeiro lugar, é importante que saiba qual o tipo de conteúdo que quer produzir, o responsável pela escolha do material certo para fazer vídeos no YouTube.

Dizemos isto porque, na plataforma, existem dezenas de diferentes conteúdos, como é o caso dos tutoriais, videojogos, vídeos informativos, vlogs, entre tantos outros.

É o género de vídeos que quer produzir que vai influenciar o equipamento que precisa, até porque, podemos já adiantar, há casos em que nem de um computador precisa – mas, claro está, cada caso é um caso.

Se fizer vlogs (filmar o seu dia-a-dia e publicar no YouTube), precisa de uma câmara com uma boa lente e um ecrã amovível que, por sua vez, possa ser virado na sua direção para ver como está a filmar a sua cara.

O mesmo não acontece no caso de vídeos tutoriais ou até mesmo de gravação de covers. Hoje em dia, existem smartphones com ótimas câmaras a um preço mais convidativo do que aquelas especializadas em filmar – como é o caso das DSLR.

Por isso, antes de nos alongarmos, podemos já dizer-lhe que o mais provável é que não precise de investir tanto dinheiro quanto pensa para começar a fazer vídeos para o YouTube. Por isso, fique a conhecer o material indispensável.

Os 10 YouTubers portugueses mais populares

Os essenciais

Chamamos-lhe “os essenciais” porque, neste caso, não falamos de equipamento propriamente dito. Falamos, isso sim, das condições ideais (leia-se “essenciais”) para gravar um bom vídeo que, por sua vez, vão poupar horas de edição:

  • Boa iluminação: o melhor é filmar vídeos durante o dia, com luz natural. É o primeiro passo a dar para que toda a cena fique bem iluminada e visível para quem assiste aos vídeos;
  • Silêncio: é preciso caso os seus vídeos se concentrem na mensagem que quer passar. Não existir ruído de fundo é meio caminho andado para que se perceba bem o que diz ou quer gravar em termos de som;
  • Estabilização: é precisa em todos os casos, sejam os seus vídeos de que género forem. Não, uma boa estabilização não significa que tem de ir comprar o tripé mais caro; muitas vezes, uma mesa resolve o problema da estabilização de imagem.

Uma boa câmara (ou smartphone)

Novamente, o tipo de vídeo que quer filmar dita o equipamento de que irá precisar. As câmaras de vídeo são, regra geral, bastante caras e podem não justificar o investimento.

Por isso, se não quiser gastar muito dinheiro numa máquina do género, pode sempre recorrer ao seu telemóvel. Fique a conhecer estas dicas para filmar com smartphone para que os seus vídeos pareçam verdadeiramente profissionais.

Os últimos dispositivos já filmam a 4K, com uma qualidade impressionante e que, de facto, não precisa que grave com grandes câmaras (muito mais caras). Mas não se esqueça: filme sempre na horizontal.

4 formas de ganhar dinheiro no YouTube
Não perca 4 formas de ganhar dinheiro no YouTube

Um computador

Caso tenha intenções de filmar vídeos mais complexos, que beneficiam (e muito) de uma boa edição, o melhor é utilizar um bom computador. Mas é claro que não se pode esquecer que precisa, também, de um programa de edição.

Há vários disponíveis online, mas diríamos que, neste caso, vai precisar de comprar um bom software que lhe permita concretizar as suas ideias e montar vídeos perfeitos.

Um microfone

A maior parte dos telemóveis e das câmaras digitais hoje em dia dispõe de entrada para microfone, o que significa que, consoante aquilo que quiser gravar, pode ligar um micro de forma a captar o som com maior clareza e qualidade.

Certifique-se que reúne todo o equipamento indispensável e comece a dar asas à imaginação. Como terá percebido, não é preciso muito para fazer ótimos vídeos para o YouTube, plataforma que gera e rende (aos YouTubers) milhões de euros.

Veja também