Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Set, 2019 - 17:20

4 formas de ganhar dinheiro no YouTube

Luísa Santos

É uma das plataformas de vídeo mais famosas em todo o mundo e traz muitas vantagens aos utilizadores que querem saber como ganhar dinheiro no YouTube.

4 formas de ganhar dinheiro no YouTube

São milhões as pessoas que diariamente recorrem à plataforma de alojamento de vídeo para ver todo o tipo de conteúdos. Há canais preferidos, temas que não se dispensam e novos lançamentos que nunca se perdem. Face a todo este sucesso, é natural que também os nossos leitores queiram saber como ganhar dinheiro no YouTube e a verdade é que estão no sítio certo.

Como ganhar dinheiro no YouTube

Há 4 dicas preciosas que qualquer youtuber, profissional ou em ascendência, quer “ter à mão” de forma a poder lucrar mais dinheiro com a plataforma. De facto, são vários aqueles que fazem deste o seu trabalho a tempo inteiro e outros tantos que desejam alcançar o mesmo patamar.

É a pensar em ambos os casos que lhe queremos dar a conhecer estas dicas valiosas para aprender a ganhar dinheiro através do YouTube.

youtube

1. Patrocine os seus conteúdos

À primeira vista, isto pode parecer muito complicado, mas a verdade é que não o é, e tudo graças ao Google AdSense. Esta é, na verdade, a forma mais fácil de rentabilizar os seus vídeos no YouTube, onde permite que sejam colocados anúncios publicitários no início dos mesmos (e em alguns momentos no decorrer desses, caso sejam mais longos). Para poder utilizar o AdSense, tem de cumprir os seguintes requerimentos:

  • Fazer parte do YouTube Partner Program e cumprir os termos e condições;
  • Viver num país onde o programa esteja disponível (consulte a lista completa aqui);
  • Ter mais de 4000 horas de visualizações públicas nos últimos 5 meses;
  • Ter mais de 1000 subscritores;
  • Ter uma conta Google AdSense sincronizada.

Os critérios são específicos, mas necessários, de forma a que seja possível destacar o melhor conteúdo produzido na plataforma. Caso a sua “candidatura” ao programa do YouTube não seja logo aceite, pode tentar novamente 30 dias depois.

2. Venda o seu próprio merchandise

Esta é uma vertente que vários utilizadores adotam como forma de rentabilizar, ainda mais, os seus canais. Em Portugal, é Windoh o mais conhecido por esta prática, não fosse ele um dos youtubers nacionais mais bem pagos atualmente.

Graças a uma colaboração entre o YouTube e a Teespring, conhecida como Merchandise Shelf, é possível criar as suas próprias camisolas, canecas, entre outros objetos que deseje vender aos seus subscritores. Também neste caso há certos critérios que têm de ser cumpridos.

Para além de ter de pertencer ao YouTube Partner Program, tem de ter pelo menos 10.000 subscritores e ter uma reputação invejável na plataforma – isto significa que não pode ter nunca violado as regras de comunidade do YouTube.

Depois de aceite, basta fazer o upload das suas criações no Merchandise Shelf que este encarrega-se de imprimir todos os seus produtos e enviá-los a quem os comprar. Parte do lucro das vendas será garantidamente seu.

homem usa o youtube

3. Seja afiliado de marcas com as quais se identifica

Consoante o tema do conteúdo que produz, podemos garantir que há uma infinidade de marcas com as quais pode trabalhar através dos seus programas de afiliação. Suponhamos que grava tutoriais de maquilhagem com produtos que tem em casa. Já pensou em falar diretamente com cada marca de forma a patrocinar esses produtos no seu canal?

Há várias que já têm programas de afiliação, como é o caso da Amazon, e que podem partilhar consigo um link de desconto para os seus seguidores – para além de lhe oferecerem condições especiais de pagamento, podem até enviar produtos de forma gratuita, desde que lhes seja dado destaque nos vídeos publicados.

4. Recorra ao crowdfunding

Há plataformas, como o Patreon, destinadas a potenciar negócios desenvolvidos na Internet. Essas, não são mais do que sites de crowdfunding nos quais as pessoas podem contribuir com o montante que desejarem de forma a ajudarem determinado negócio/marca que gostem.

Para quem está a começar, e até mesmo para quem já tem vários seguidores, esta é uma das formas mais rápidas de ganhar dinheiro no YouTube.

Veja também