Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
31 Mai, 2019 - 09:27
Como desligar do trabalho nas férias: temos 6 conselhos para si

Como desligar do trabalho nas férias: temos 6 conselhos para si

Catarina Milheiro

Não sabe como desligar do trabalho nas férias? Não se preocupe, existem alguns conselhos que o vão ajudar a manter-se focado no seu descanso.

O artigo continua após o anúncio

São cada vez mais os profissionais que, por algum motivo, não sabem ou simplesmente não conseguem desligar do trabalho nas férias. O ideal seria deixar o telemóvel em casa durante o seu período de descanso. No entanto, já se sabe que esse cenário é atualmente impossível.

Quando se fala em férias, pensamos imediatamente em verão, praia e descanso absoluto, não é verdade? Contudo, basta que o telemóvel toque para que toda a paz e sossego desvaneçam por completo.

É um facto que a tecnologia já faz parte do no nosso dia-a-dia, quer na vida pessoal, quer na vida profissional. O problema é que também nos obriga a estar constantemente ligados “à corrente”, mesmo quando deveríamos estar em repouso. E as consultas constantes ao e-mail acabam, muitas vezes, por funcionar como a maior ligação com o trabalho, algo que nem sempre é fácil de controlar.

Como tal, é extremamente importante que todos os profissionais compreendam que o descanso é crucial para fazer uma espécie de limpeza à nossa cabeça. Ou seja, o descanso permite-nos fazer um reset e encarar os próximos meses de trabalho de forma tranquila e muito mais produtiva. Mas para isso é preciso aprender a “desligar”.

6 conselhos para saber como desligar do trabalho nas férias

desligar portátil

Surge então a grande questão: “como desligar do trabalho nas férias?”. Não se preocupe, temos alguns conselhos que vão certamente ajudá-lo e verá como este autêntico desafio pode ser ultrapassado. Mas é crucial que se adotem algumas estratégias e mudem comportamentos, nomeadamente o impulso para estar constantemente a verificar o e-mail, para não perder algo importante.

Pense que, quando vai de férias, está com as pessoas de quem gosta e que gostam de si. E é, por isso, importante que saiba separar o trabalho do lazer, para usufruir de umas férias totalmente reparadoras e que em nada se pareçam com um dia normal de trabalho a responder a e-mails e a atender chamadas.

1. Faça um plano e deixe as suas tarefas realizadas

Quando as férias se aproximam, a tentação para começar a pesquisar os melhores restaurantes ou um local para beber um sumo fresco ao final da tarde no destino escolhido é grande. Opte, antes, por se focar em planear bem os dias de trabalho que lhe restam, para que não fique preocupado mais tarde. Ponha no papel tudo aquilo que precisa de fazer, determine prioridades e estabeleça prazos. Vai ver que, ao deixar as tarefas todas concluídas, o seu descanso será total e livre de preocupações.

2. Avise os seus colegas, clientes e diretores que vai de férias

Apesar de o período de férias ser marcado na maioria das empresas, com alguns meses de antecedência, é muito importante que alerte os seus colegas, clientes e diretores que vai de férias brevemente. Termine todas as tarefas que tem de terminar, deixe tudo organizado e não se esqueça de deixar também os seus contactos para uma situação de emergência que possa vir a acontecer. É preferível que opte por deixar o seu email como contacto de emergência, em vez do telemóvel (dado que é quase certo que o telemóvel não vai parar de tocar).

O artigo continua após o anúncio

3. Faça a distribuição das tarefas imprescindíveis para a empresa por alguns colegas

Saber delegar é muito importante e vale para todos dentro de uma empresa. Se vai de férias e tem funções diárias que são imprescindíveis para o bom funcionamento da empresa, então deve combinar com o resto da equipa a forma como o trabalho será distribuído pelos colegas durante a sua ausência.

4. Consulte o e-mail, mas de forma muito controlada

Hoje é quase impossível não consultar o e-mail durante as férias. Como temos a plena consciência disso, não lhe vamos dizer para não o fazer. Mas tente marcar uma hora do dia (fora do seu normal horário de trabalho), para consultar os e-mails. Desta forma, poderá até responder a algo importante, mas o simples facto de não dar uma resposta imediata é importante para que os seus colegas e clientes compreendam que não está em período de trabalho.

5. Na hora das refeições, não utilize o telemóvel

Se está a tomar o pequeno-almoço com a sua família ou qualquer outra pessoa com quem esteja a passar férias, o telemóvel é um objeto que deve deixar de parte. Dê valor aos pequenos momentos e tente desfrutá-los da melhor forma possível. Já sabe que se utilizar o telemóvel durante as refeições, o mais provável é deparar-se com alguma notificação de trabalho ou então um email ao qual não respondeu, o que pode mudar totalmente a sua atitude e disposição.

6. Faça o oposto daquilo que faz no trabalho

Estar de férias significa descansar e criar momentos únicos para um dia mais tarde recordar. Por isso mesmo é essencial que dê folga ao telemóvel ou tablet e compartilhe momentos com a sua família, amigos ou namorado/a. Independentemente da sua realidade no ambiente de trabalho, o aspeto interessante em estar de férias, é mesmo fazer o oposto da sua rotina diária.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp