Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
31 Jan, 2019 - 11:16
10 destinos para chocolate lovers: prepare-se para viagens bem doces

10 destinos para chocolate lovers: prepare-se para viagens bem doces

Mónica Carvalho

Este artigo é impróprio para apetites mais gulosos, pois iremos revelar 10 doces destinos para chocolate lovers. Fique atento e deixe-se cair em tentação.

O artigo continua após o anúncio

Um chocolate sabe bem a qualquer hora, em qualquer momento. Mas, sem dúvida, que nestes destinos para chocolate lovers encontra exemplares de fazer qualquer um esquecer-se da dieta.

Esta delícia gastronómica foi descoberta na região da Mesoamérica, que inclui o sul do México e alguns territórios da América Central, há milhares de anos, sendo evidente a sua presença em culturas dos impérios maia e asteca, que já produziam bebidas de cacau.

Todavia, foi nos países europeus que o chocolate se transformou, quer em forma, quer em hábitos de consumo, tendo-se tornado, rapidamente, um dos principais ingredientes do mundo da pastelaria e um dos doces mais apreciados em todo o mundo.
Mas há, realmente, alguns destinos para chocolate lovers onde até o ar que se respira é bem mais docinho. Saiba quais são.

10 destinos para chocolate lovers de deixar água na boca

comer chocolate

É raro haver quem não goste de chocolate. Seja de leite, branco ou preto, recheado, em tabletes ou bombons, é mesmo difícil resistir. Por isso, neste artigo, apresentamos-lhe dez destinos para chocolate lovers, que se revelam como viagens únicas, doces e imperdíveis.

1. Birmingham, Reino Unido

Esta é a segunda maior e mais populosa cidade britânica e a sede do Cadbury World, que produz os famosos chocolates Cadbury, logo tinha de fazer parte desta lista de destinos para chocolate lovers.

Por lá, poderá conhecer detalhes sobre a história do chocolate e participar em diversas atividades interativas, desde uma sessão de cinema em 4D, parques recreativos para crianças e demonstrações ao vivo de como são fabricados os chocolates que podem depois comprar, para se deliciar.

2. Bruxelas, Bélgica

O chocolate belga é um dos mais populares e conhecidos em todo o mundo e, como seria de esperar, na capital do país, em Bruxelas, há milhares de lojas especializadas, onde pode encontrar algumas das marcas de chocolate mais famosas do mundo, como Leonidas, Godiva e Neuhaus.

É uma cidade conhecida como a Capital do Chocolate do Mundo e onde pode visitar o Musee du Cocao et du Chocolate, para descobrir a história e o processo de produção desta deliciosa tentação.

O artigo continua após o anúncio

3. Colónia, Alemanha

Os alemães não gostam só de salsichas e cerveja. São também o segundo povo no mundo que mais consome chocolate. Como tal, não é de estranhar que encontremos este produto em diversos doces tradicionais do país, como o conhecido bolo de Floresta Negra, que também encontramos em Portugal, em muitas confeitarias e pastelarias.

Milka e Kinder Schokolade são algumas das marcas de chocolate alemão mais conhecidas e poderá saber mais sobre elas na cidade de Colónia, onde se encontra o Museu do Chocolate e o Inhoff Chocolate Museum, que possui a marca suíça Lindt no centro das atenções.

4. Erfurt, Alemanhã

Erfurt é uma mais outra cidade alemã onde se respira chocolate. É um destino acolhedor, cujas principais atrações turísticas vão muito além da imponente catedral e da Ponte dos Mercadores. Até porque não pode perder uma visita à loja Goldhelm, onde se pode inscrever nos vários workshops e eventos para aprender a fazer chocolate, mas também gelados ou salgados que tenham chocolate na sua composição.

5. Madrid, Espanha

É impossível falar da história do chocolate sem falar de Espanha, até porque os espanhóis foram os grandes responsáveis pela difusão do chocolate na Europa, através do cacau colhido nas colónias das Américas.

Em Madrid, este facto celebra-se na loja El Riojanom, que tem como clientes, por exemplo, a família real; na Chocolateria San Ginés, que está aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano e que é conhecida pelos deliciosos churros de chocolate; na Cacao Sampka, com os mais variados sabores a chocolate, mesmo os mais inusitados; e na Torrons Vicens, com deliciosos torrões de chocolate.

beber chocolate quente

6. Paris, França

À semelhança de outras delícias gastronómicas, o chocolate francês é reconhecido mundialmente pela sua delicadeza, atributos artesanais, gosto amargo típico e pelas ganaches – chocolates com recheio cremoso. E é no bairro de Saint-Germain-des-Prés que encontra algumas das melhores lojas da cidade para comer e comprar bom chocolate.

Mas por toda a cidade há mais de 300 lojas, que celebram o chocolate, desde o seu fabrico, às lojas massificadas, aos espaços mais elegantes e requintados.

E é por tudo isto que em Paris se realiza, todos os anos, o Salon du Chocolat, o maior evento do mundo que celebra o chocolate e que foi criado em 1994 e depois replicado por outras cidades europeias, como Marselha, Lyon, Moscovo, Bruxelas, Milão, Londres e Mónaco. Entre as atividades mais populares, pode ver demonstrações de mestres pasteleiros e chocolateiros, assistir a workshops e até a um desfile de moda com roupas confecionadas com esta iguaria.

O artigo continua após o anúncio

7. Turim, Itália

A cidade de Turim tem como tradição o chocolate “gianduiotto”, um tipo de chocolate recheado com “gianduia”, que é nada mais do que uma pasta de chocolate com avelãs, que se assemelha aos famosos Ferrero Rocher que tanto sucesso fazem em Portugal, nas épocas especiais.

Na cidade, pode encontrar a iguaria em simples lojas e nos cafés, seja em formato tradicional ou adaptado a deliciosas bebidas.

8. Viena, Áustria

Viena é uma das cidades mais incríveis da Europa não só pelo bonito ambiente que se sente no ar, como pelos incríveis exemplos arquitetónicos. Mas também por ser uma cidade onde é possível entrar num simples café e saborear um belo doce à base de chocolate, que faz com que qualquer visita se torne ainda mais especial.

Se lá for, tem mesmo de experimentar a especialidade do país: a Sacher Torte, servida exclusivamente no Hotel Sacher de Viena.

9. York, Reino Unido

A cidade histórica fundada do Reino Unido tornou-se, desde o século XIX, num grande centro de fabrico de chocolate e doces em geral, uma atividade económica que deixou de ser a principal da cidade apenas recentemente.

E um dos principais pontos de encontro para os chocolate lovers é a Rowntree’s – atualmente pertencente à Nestlé.

Na cidade também pode visitar o museu Chocolate Story, para saber mais acerca da história da indústria local e usufruir de incríveis degustações; bem como a York Cocoa House, uma confeitaria onde pode aprender a fazer a sua própria barra de chocolate.

10. Zurique, Suíça

A Suíça possui o maior consumo de chocolate per capita do mundo e tal acontece porque algumas das principais marcas de chocolate são de origem suíça, como a Nestlé, Toblerone, Lindt e Sprüngli – nomes bem conhecidos em qualquer canto do planeta.

O artigo continua após o anúncio

Definitivamente, este é mesmo o melhor lugar do mundo para desfrutar do chocolate com leite, que de facto foi inventado na capital suíça; para fazer tours pelas fábricas, onde poderá degustar muitas delícias chocolateiras, como trufas de chocolate com champanhe.

Apesar de ser difícil resistir, tenha sempre cuidado com o consumo excessivo de açúcar que pode ser prejudicial a um regime alimentar equilibrado, bem como para quem tem determinados problemas de saúde. Consuma com moderação, não deixando de se deliciar e de visitar estes 10 destinos para chocolate lovers.

Veja também: