Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
19 Jul, 2017 - 08:15

Conheça os 10 destinos com melhor (e pior) clima

Patrícia Abreu

Se gosta de calor, saber quais os destinos com melhor e pior clima será útil para marcar férias em países mais quentes e evitar o tempo frio.

Conheça os 10 destinos com melhor (e pior) clima

A fim de revelar os destinos com melhor e pior clima, foi elaborado um inquérito pela comunidade de expatriados InterNations. Este inquérito permitiu posicionar 64 países num ranking que os distribui como destinos com melhor e pior clima.

Esta lista classificatória não foi apenas baseada no clima, sendo que os entrevistados tiveram ainda que classificar países consoante a segurança, cultura local, estabilidade política, custo de vida ou até a oferta de atividades de lazer.

Os países com melhores condições meteorológicas ficam dispersos por países de sul da Europa, América Central e África. Os países com climas piores são sobretudo do norte da Ásia e da Europa, sendo que há também países do centro europeu.

Observando o top 10 dos países com melhores condições atmosféricas e clima do mundo, Portugal enche-nos de orgulho por ter entrado na lista. Sempre reconhecido, nomeadamente pelos turistas do norte da Europa, como um país quente e atrativo, esta lista só vem comprovar que somos um destino apetecível.

Os destinos com melhor clima do mundo

1. Costa Rica

placeholder-1x1


Fonte da imagem: Muchosol

A Costa Rica conquistou o 1º lugar neste ranking dos 64 destinos com melhor e pior clima. 71% dos entrevistados a viver na Costa Rica classificaram o seu clima como muito bom. Outros fatores relevantes foram a amigabilidade dos habitantes e o excelente equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Estes fatores são alguns dos motivos pelos quais os expatriados decidem mudar-se para este paraíso tropical.

A Costa Rica destaca-se ainda como um país no qual o foco da mudança é a melhor qualidade de vida e a sede pela aventura, ao invés de ser a evolução profissional. Se é fã de aventura, saiba que este é um dos países onde pode nadar com tubarões!

2. Chipre

placeholder-1x1

Fonte da imagem: maxel investments

Os expatriados classificaram o Chipre como um país de clima muito bom (69%). Além disto, consideraram outros critérios como louváveis, sendo eles: fazer novos amigos, segurança pessoal e sensação de estar em casa vivendo a cultura local.

Na realidade, 21% dos entrevistados revelaram estar completamente satisfeitos com o seu círculo social no Chipre, enquanto a média global é de 15%.

3. Grécia

placeholder-1x1

76% dos expatriados na Grécia classificam o clima deste país como muito bom. Com um tempo tão agradável, os expatriados na Grécia podem desfrutar de uma variedade de atividades de lazer, sendo que cerca de 38% classificam a disponibilidade de opções de lazer como muito boas.

Por outro lado, a estabilidade política do país é quase inexistente, o que prejudicou a paz e o estado da economia do país. Esta falta de estabilidade política foi avaliada pelos expatriados, sendo que 39% dos entrevistados classificou a estabilidade política da Grécia como má ou muito má, enquanto que a média global de estabilidade política ronda os 8%.

4. Malta

placeholder-1x1

Malta ocupa o 1º lugar em vários critérios avaliados, sendo eles o índice de trabalho no exterior e as suas subcategorias satisfação no trabalho e equilíbrio entre o trabalho e a vida, de forma que não surpreende que os expatriados a trabalhar em Malta ainda tenham tempo livre suficiente para aproveitar o bom tempo, que é apreciado por 68% dos entrevistados.

5. Uganda

placeholder-1x1


Fonte da imagem: trendnotes.com.br

O clima delicioso e a amigabilidade dos habitantes são os critérios que tornam o Uganda tão apreciado. Contudo, a instabilidade política do país não oferece segurança pessoal aos expatriados, sendo que apenas 15% dos residentes estrangeiros no Uganda classificam a sua segurança pessoal como muito boa.

Outros contratempos incluem infraestruturas de transportes pobre, uma economia em dificuldades e fracos cuidados médicos.

6. Quénia

placeholder-1x1

Embora culturalmente rico, este país com bons períodos de clima durante todo o ano está atrasado em várias outras categorias. A segurança pessoal é uma delas, sendo que 28% dos expatriados a classificam como má ou muito má.

Além disto, o custo de vida também é muito alto, com apenas 3% dos entrevistados a classificar este fator como muito bom. Quénia é um dos melhores países a visitar em África!

7. Espanha

placeholder-1x1

O nosso país vizinho tem uma infinidade de atributos: um clima mediterrâneo, excelentes opções para viajar, uma infraestrutura de transporte robusta e várias atividades de socialização e lazer.

Na verdade, 51% dos expatriados em Espanha avaliaram as atividades de lazer espanholas como muito boas, isto é, 19% mais do que a média global.

Por oposto, Espanha pode não ser o melhor lugar para encontrar um bom emprego, sendo que cerca de 30% dos expatriados consideram o estado da economia fora dos conformes com os padrões globais, enquanto a média global é de 10%.

8. África do Sul

placeholder-1x1


Fonte da imagem: Lado B Viagem

África do Sul é outro dos países em destaque neste ranking dos destinos com melhor e pior clima. De todos os países dos dez melhores, a África do Sul tem a menor percentagem de expatriados que se sentem positivos face à sua segurança pessoal, sendo que cerca de 31% dos expatriados classificaram este critério como mau ou muito mau.

É o seu clima encantador, a alta qualidade do ambiente e a disponibilidade de atividades de lazer que dão pontos positivos à vida na África do Sul.

9. México

placeholder-1x1

México oferece muito mais do que bom tempo (55% dos entrevistados avaliaram o seu clima como muito bom) e destaca-se noutros fatores, como as perspetivas de carreira, a segurança no emprego e a amizade da população local.

10. Portugal

placeholder-1x1

Nesta lista dos destinos com melhor e pior clima, Portugal, um país de enorme extensão litoral e um clima tão apetecível, ficou em 10º lugar numa lista de 64 países, conquistando o último lugar do top 10.

Em Portugal pode desfrutar-se do bom tempo em paz e sossego, pois 62% dos entrevistados avaliaram a sua segurança pessoal em Portugal como muito boa – este valor encontra-se 20% acima da média global.

Além disso, Portugal é considerado o 3º país mais acolhedor para os expatriados em geral e ocupa o 5º lugar no critério de qualidade de vida. Conheça os destinos em ascensão em Portugal.

Os destinos com pior clima do mundo

  1. Bélgica
  2. Irlanda
  3. Kuwait
  4. Dinamarca
  5. Luxemburgo
  6. Holanda
  7. Reino Unido
  8. Rússia
  9. Suécia
  10. Finlândia

Veja também: