Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
02 Out, 2018 - 12:45

10 dicas de decoração para quem tem animais dentro de casa

Teresa Campos

Tem patudos aí por casa? Então, siga as nossas dicas de decoração para quem tem animais e torne o seu lar mais confortável para eles.

10 dicas de decoração para quem tem animais dentro de casa

Reunimos dicas de decoração para quem tem animais de estimação e não prescinde da sua companhia, também dentro de casa. As nossas sugestões destinam-se, sobretudo, a quem tem cães e gatos e pretende tornar a casa mais confortável e adaptada às necessidades e caraterísticas dos pets para que a sua família humana e de quatro patas viva em perfeita harmonia, num espaço agradável e próprio para todos.

10 dicas de decoração para quem tem animais de estimação

Use tecidos próprios

Escolha sofás de tecidos facilmente laváveis ou, em alternativa, cubra-os com mantas que não agarrem muito pelo e possa levar à máquina sempre que possível. Materiais mais lisos, como a sarja ou a lona são boas opções para quem tem gatos ou cachorros. Impermeabilizar também pode ser uma boa solução.

 

Reserve um lugar no seu quarto

Crie um espaço próprio para o seu animal dormir, transformando uma escrivaninha, abrindo um nicho na parede, usando um caixote de madeira ou recuperando uma mesinha de cabeceira. Tudo serve para reservar um espaço para o seu amigo de quatro patas, dando um toque de modernidade e beleza à divisão.

 

E não esqueça de fazer o mesmo na sala…

 

Proteja as janelas e varandas

Coloque sempre telas ou vidros de segurança nas áreas que possam representar perigos para os seus bichanos. Não se esqueça que os animais não têm noção do perigo e, por isso, o seu espírito de aventura e a sua capacidade de saltar barreiras faz com que todas as precauções e cautelas não sejam demais.

 

Modernize o comedouro

Personalize o comedouro que já possui ou reutilize alguns objetos para fazer um recipiente cheio de estilo e em harmonia com a decoração aí de casa. Um skate velho, um pedaço de um tronco de árvore ou garrafões de água podem ser boas bases para criar comedouros verdadeiramente imaginativos e cativantes. Este da imagem é quase genial, tamanha foi a criatividade. Uma sapateira remodelada tornou-se no comedouro do cão, na despensa para a sua comida e, ainda, ficou perfeita a decorar.

 

Escolha o tapete certo

Ter um animal não é incompatível com ter tapetes, desde que escolha os tecidos certos. A nossa sugestão é que adquira um tapete com mais textura, que agarre poucos pelos e, de preferência, que facilmente possa ir à máquina de lavar. Se o seu animal tem um sítio de estimação onde gosta de se deitar, pode sempre colocar uma manta nesse lugar, preservando assim o bom estado do tapete.

Adquira divertimentos

Inclua na sua decoração zonas de divertimentos para os seus animais, sobretudo para os seus gatos. Existem parques de diversões próprios, mas também os pode criar, bastando para isso pendurar algumas prateleiras que os obriguem a subir e a descer, pois para eles isso são desafios verdadeiramente aliciantes.

 

Faça uma cama reciclada

Economize na hora de dar uma caminha para o seu pequeno companheiro. Um pneu velho, por exemplo, é uma ótima cama. Basta lavá-lo, pintá-lo e colocar dentro dele um travesseiro ou cobertor. Esta é uma sugestão bem criativa e não menos gira ou confortável do que os ninhos de compra.

 

Privilegie espaços amplos

Na hora de decorar e planear a sua casa, não se esqueça que os animais precisam de espaço e não deve deixar ao seu alcance objetos cortantes ou tóxicos, que os possam magoar. Por essa razão, afaste a comida e flores ou plantas venenosas e esqueças os bibelots e artigos frágeis em mesas ou prateleiras baixas.

Escolha um piso claro

Os revestimentos cerâmicos claros não estão menos sujeitos ao pelo dos animais, mas camuflam-no melhor. Portanto, se tiver hipótese de escolher, opte por este género de piso, pois isso irá evitar que tenha de estar sempre a varrer ou a aspirar, de cada vez que o seu cão ou gato passe.

Trate das paredes

Quem fala no chão, pode também falar nas paredes, igualmente sujeitas ao pelo e, ainda, às patinhas marotas quando os bichanos se decidem pôr em pé. Assim, a indicação é que selecione uma cor que disfarce a sujidade e uma tinta que elimine bactérias e seja anti-mofo, além de dever ser um produto anti-manchas e lavável.

Ponha em prática estas dicas de decoração para quem tem animais e torne a sua casa mais amiga dos animais. Verá que os seus bichanos vão notar a diferença e agradecer-lhe… bem à maneira deles, claro.

Portanto, reúna a família aí em casa e garanta que todos participam nesta tarefa divertida e, simultaneamente, tão importante. Não se esqueça que o seu lar é, também, o lar dos seus amigos de quatro patas, por isso assegure que ela é confortável para todos, inspirando-se nas nossas dicas de decoração para quem tem animais.

Veja também: