ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
23 Set, 2016 - 08:00

7 dicas para ser feliz e bem sucedido

Margarida Ferreira

Todos os profissionais o ambicionam e esforçam-se ao máximo para o alcançar. Uma tarefa para a qual persistência e organização são essenciais.

7 dicas para ser feliz e bem sucedido

{%%affiliation_html_764%%}Construir uma carreira sólida deixou, há muito, de ser suficiente. Actualmente, (quase) todos os profissionais querem mais do seu emprego, trabalho, ocupação laboral. Nunca como hoje, se gastou tanto tempo e esforço na procura de uma carreira de sucesso e de uma vida feliz. A verdade é que ser feliz e bem sucedido (sim, ao mesmo tempo) se tornou a meta a atingir.

Não tenha ilusões. Está nas suas mãos conseguir o desejado 2 em 1. São as suas decisões e escolhas que vão ditar (ou não) a concretização do seu objectivo. Erros, falhas e sucessivas tentativas vão fazer parte do percurso, mas desistir não pode ser uma opção. Mantenha o pensamento positivo e reforce a sua perseverança.

Está a pensar criar o seu próprio negócio? Não se sente satisfeito no seu emprego? Está na hora de mudar? Às vezes, é mais simples do que parece. É uma questão de acreditar em si e nas suas ideias. Leia o nosso artigo até ao fim e não se vai arrepender.


7 dicas para ser feliz e bem sucedido


1. Gostar do que se faz

Não tenha a mais pequena dúvida. Se não tiver paixão pelo seu trabalho, bem pode dizer adeus ao sucesso e à felicidade. É preciso gostar daquilo que se faz, porque é desse gosto que virão a motivação e a vontade necessárias para ter êxito. É claro que não será tudo amor. Haverá dias complicados, tarefas ‘chatas’ e, nesses momentos, lembre-se da paixão que o move.



2. Copo meio cheio, sempre!

Falhar não faz parte do seu vocabulário. Sim, vai cometer erros, fazer e voltar a fazer mas vai, sobretudo, aprender com as suas falhas e sair mais forte dessas situações. Mentalize-se que cada erro é uma nova janela de oportunidade que se abre para voltar a tentar. A tenacidade será a sua maior aliada nesta caminhada.



3. Fazer porque… e não por fazer

Uma importante dica para se ser feliz e bem sucedido. Como em tudo na vida, é crucial encontrar um sentido para as nossas acções. No mundo laboral, a regra também se aplica. Encontre uma razão (e não estamos a falar em ficar milionário) para o seu trabalho. Ajudar os outros? Quando o conseguir, vai sentir-se ainda mais entusiasmado e a sua performance irá reflecti-lo.



4. Mais e melhor do que a concorrência

Vamos ser realistas. Sucesso e felicidade não se conseguem sem trabalho. A sorte não explica tudo. Vai ter de se esforçar mais e fazer melhor do que a concorrência. Marque a diferença e destaque-se. Aproveite todas as oportunidades, aperfeiçoe as suas competências. Os resultados vão acabar por surgir e o trabalho árduo será recompensado.



5. Prioridades definidas

Saber o que se quer, para onde se vai, até onde se pode e quer ir. É preciso ter respostas para estas e outras questões. Estabeleça os seus objectivos em função das metas. A forma como gere o seu tempo depende disso. Não desperdice energia no acessório. Concentre-se no importante e invista as competências.



6. Pensamento positivo

Acredite que é realmente importante. Confiar em si, nas suas aptidões, nas suas ideias é fundamental para ser feliz e bem sucedido. Não duvide, não ponha em causa aquilo de que é capaz. Empenhe-se e dê o seu melhor. A sua força mental será determinante nos momentos decisivos para continuar, ultrapassando os obstáculos e as adversidades.



7. Descontrair

Por fim mas não menos importante. Ninguém consegue estar sempre, a toda a hora, todos os dias, a cem por cento. É impossível. Se o tentar, vai acabar por se prejudicar e depois nem sucesso nem felicidade. Às vezes, impõe-se abrandar e parar para respirar. Há tempo para tudo: lazer e trabalho. O equilíbrio é a melhor opção.

Veja também: