Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Cátia Tocha
Cátia Tocha
30 Jul, 2018 - 12:42

6 sítios onde deve procurar dinheiro não reclamado

Cátia Tocha

Sabia que pode surpreender-se ao procurar dinheiro não reclamado? Nunca se sabe se não acabará por encontrar o que lhe é devido. Perceba como fazê-lo.

6 sítios onde deve procurar dinheiro não reclamado

Existem lugares específicos para procurar dinheiro não reclamado. Este tipo de situações pode acontecer quando um indivíduo muda de endereço, por exemplo, o que fará com que um cheque de reembolso ou extrato da conta acabe por não ser entregue a quem de direito.

É por isso que muito dinheiro acaba por ficar à espera de ser reclamado, podendo estar em contas bancárias antigas ou planos de previdência, e ainda no IRS, devido a impostos não arquivados ou restituições de impostos não entregues. Para saber se algum desse dinheiro perdido é seu, aprenda em que locais pode procurá-lo.

Dinheiro não reclamado: saiba onde procurar

dinheiro não reclamado

1. Autoridade Tributária e Aduaneira

A cada ano que passa, são milhares os cheques de reembolso de imposto de renda devolvidos ao IRS como não entregues, ou porque o contribuinte mudou de endereço ou de nome, ou então porque o cheque tem um endereço incompleto ou incorreto.

Não perca o dinheiro que lhe é devido e entre em contacto com a Autoridade Tributária e Aduaneira para que seja possível conseguir rastrear qualquer reembolso de impostos perdidos ou dinheiro não reivindicado.

No caso de não ter apresentado a declaração do imposto de renda no ano anterior e encontrarem um reembolso que lhe pertence, não se preocupe, pois não será penalizado pelo depósito de devoluções atrasadas se não tiver impostos.

2. Antigas contas bancárias

É possível que possa descobrir dinheiro não reclamado nas suas antigas contas bancárias, que pode ter origem em reembolsos de prémios de seguro destinados a si, por exemplo, ou então em pagamentos de dividendos, contas caucionadas, depósitos de serviços públicos ou ainda salários que um ex-empregador lhe devia, entre outras hipóteses.

3. Seguro de vida

Procure por pagamentos de seguro de vida não pagos, uma vez que os benefícios do seguro de vida não são reclamados com muita frequência. Se possuir uma apólice de seguro de vida, talvez consiga encontrar dinheiro não reclamado ou ações.

No caso de algum parente próximo já falecido ter tido esta apólice, podem existir benefícios de seguro de vida não reclamados, que serão assim entregues a si.

4. Antigos planos de pensão

Se já trabalhou para uma empresa que teve um plano de pensão que falhou, pode ser que alguma das entidades relacionadas com fundos de pensões possa ajudar a encontrar o seu dinheiro não reclamado.

5. Tesouro

Tente ainda encontrar o seu dinheiro não reclamado nos departamentos relacionados com o Tesouro.

6. Benefícios de reforma não reclamados

Também pode acontecer uma pessoa mudar de emprego e esquecer-se de pensar num antigo plano de reforma do empregador anterior. Por vezes, esse pormenor financeiro acaba por crescer e tornar-se uma boa surpresa, que espera por alguém que a vá reclamar.

Neste caso, deve dirigir-se à entidade que trata das reformas, ou seja, à Segurança Social, ou então ao Centro Nacional de Pensões, para que possa ajudá-lo nesta pesquisa pelo dinheiro não reclamado. É necessário que estas entidades ajudem ex-funcionários a localizar benefícios perdidos ou esquecidos.

Veja também: