ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sofia Martins
Sofia Martins
05 Abr, 2021 - 12:48

5 passos fáceis e eficazes para disfarçar as olheiras

Sofia Martins

Luta diariamente contra os círculos escuros debaixo dos olhos? Calma, revelamos-lhe alguns truques fáceis para disfarçar as olheiras, e o ar exausto.

Truques para disfarçar olheiras

Como disfarçar olheiras e ficar sem aquele ar cansado, de quem não dormiu bem, todos os dias? Esta é uma questão que atormenta milhares de mulheres diariamente.

Para ajudar, e porque sabemos que as olheiras têm uma capacidade incrível de escapar até aos corretores com cobertura total, vamos revelar algumas dicas fáceis, mas muito eficazes.

Afinal, quem nunca se olhou ao espelho ao sair de casa, e achou que as olheiras estavam perfeitamente camufladas, e quando chegou ao escritório as viu a espreitar novamente por baixo da base e do corretor?

Sim, elas são tramadas, sobretudo para quem geneticamente já tem mais tendência aos círculos escuros debaixo dos olhos.

Por isso, ponha já em prática as nossas dicas, e diga olá a um ar fresco e saudável, sem sombra de olheiras.

Como disfarçar olheiras: 5 truques fáceis e eficazes

1

Comece por tratar do inchaço

Geralmente, as olheiras e o inchaço debaixo dos olhos andam de mãos dadas. Sobretudo se as olheiras se devem a alergias ou ao envelhecimento da pele.

É possível que tenha alguma dificuldade em diminuir o inchaço todos os dias mas, pelo menos em ocasiões especiais, tente aplicar gelo na área, por 10 a 20 minutos.

Outra dica que resulta muito bem para diminuir o inchaço é colocar pepino nos olhos. Congele algumas fatias de pepino, e aplique diariamente, sobre a pele limpa e seca.

Se cortar as fatias ao meio, pode aplicar uma metade para cada pálpebra inferior. Se quiser fazer um melhor aproveitamento, pode relaxar por uns 15 minutos e colocar uma rodela de pepino sobre cada olho fechado.

Para além de melhorar a circulação, este truque ajuda a descongestionar a zona ocular, o que resulta em olheiras menos marcadas.

2

Fixe bem a maquilhagem

O corretor tem tendência a desaparecer ao longo do dia, seja porque esfrega os olhos, seja porque tem a pele seca ou oleosa.

Nesse sentido, há alguns truques que pode utilizar para manter a maquilhagem no lugar, e as olheiras camufladas.

Usar um bom primer específico para os olhos é uma forma de manter o corretor de olheiras intacto, durante o dia. Se tem a pele oleosa, deve fixar o corretor com um pouco de pó solto.

3

Use corretores de cor

Se o seu corretor habitual não estiver a fazer o efeito que deseja nas olheiras, pode haver uma explicação simples: demasiada descoloração.

A descoloração faz com que o seu corretor de olheiras habitual pareça mais escuro do que o resto do seu rosto, mesmo com cobertura total. A solução? Corretores com cor.

Os corretores com cor equilibram o pigmento da pele, criando uma nova paleta base. Mas não pode aplicar qualquer um. Cada cor tem a sua função. E a cor ideal para si vai depender do tom das olheiras, o que pode mudar com o tempo. Assim veja:

  • Corretor verde: para neutralizar os tons vermelhos;
  • Corretor roxo: perfeito para neutralizar tons amarelos nas pálpebras inferiores, assim como para balancear alguma zona com descoloração de cor amarela no seu rosto;
  • Corretor amarelo: funciona bem para neutralizar tons vermelhos, mas é mais adequado para olheiras que tendem a ter uma ligeira tonalidade roxa ou azul;
  • Corretor laranja: se a descoloração das suas pálpebras inferiores está entre o extremo azul ou verde, e já que os tons quentes podem elevar e neutralizar os frios, este corretor é a escolha acertada. No entanto, se sua pele for muito clara, deve usar o corretor em tons pêssego, mais suaves;
  • Corretor pêssego: este é o corretor mais utilizado, e também o mais fácil de encontrar. Se as suas olheiras têm tons frios, como azul ou verde, e se a sua pele é muito clara para usar o laranja, este é o corretor certo para si.
Beleza: acessórios para acabar com papos e olheiras
Veja também Beleza: acessórios para acabar com papos e olheiras
4

Aposte no corretor certo

Para ficar perfeito na pele, o corretor deve ter uma tonalidade mais clara que o tom da pele, ou da base. Ou seja, habitualmente o corretor é um tom abaixo do tom da base.

Isto porque as cores mais claras refletem a luz, ajudando a despertar e a dar frescura aos olhos cansados, disfarçando os tons escuros das olheiras.

Outra dica importante: use apenas corretores concebidos especificamente para a área dos olhos. Nunca use um corretor para tratamento de acne nas olheiras, pois pode secar e irritar a pele sensível em volta dos olhos.

5

Aplique corretamente o corretor

A primeira coisa que deve aplicar depois de hidratar bem a pele, é o primer: de rosto e de olhos.

De seguida, aplique o corretor de cor, com pequenas batidinhas, para não empapar e ficar preso nas linhas de expressão.

Depois, é só aplicar a base habitual, com um pincel ou com a esponja.

No final, deve aplicar o corretor com um tom mais claro que a base, também com pequenas batidinhas, para iluminar e cobrir algo que tenha ficado por tapar.

Use os seus dedos, um pincel para corretor ou uma beauty blender para esbater cuidadosamente. Não esfregue o corretor, já que um toque agressivo pode irritar a área delicada dos olhos, e até fazê-la escamar.

Se a as pálpebras inferiores estiverem a parecer muito claras do que o resto da tez, é possível que tenha aplicado corretor a mais. Retire o excesso com um esponja de maquilhagem e retoque.

Note que se tiver as pálpebras inchadas, deve evitar o corretor luminoso diretamente sobre o inchaço. Em vez disso, aplique-o ao longo da linha sob o inchaço, para ajudar a nivelar a área com o resto do rosto.

Como está bom de ver, disfarçar as olheiras é mais fácil do que parece. Acabaram-se as desculpas para andar sempre com “olhos de panda”.

Veja também