Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
21 Set, 2020 - 15:36

ECAR Show: o principal evento português de carros híbridos e elétricos

David Afonso

O ECAR Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – está de volta. Evento acontece entre 25 e 27 de Setembro na antiga Estação do Arco do Cego da Carris.

foco em carro elétrico a ser carregado

Originalmente marcado para os dias 8 a 10 de maio, o ECAR Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico foi adiado Setembro. O evento realiza-se agora entre 25 e 27 deste mês, na antiga Estação do Arco do Cego da Carris, em Lisboa.

O ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico volta assim ao panorama dos eventos da indústria automóvel portuguesa. Depois do grande sucesso da 1ª edição em 2019, onde superou a barreira dos 10 mil visitantes, o evento dará assim continuidade à sua história.

Conheça então quais são os moldes desta 2ª Edição e qual o plano de ação para a realização deste evento.

ECAR SHOW 2020: o salão automóvel hÍbrido, elétrico e… Seguro

Ecar show

De forma a garantir que todo o evento decorre sobre medidas de proteção e seguras para todos os intervenientes, a organização do evento preparou tudo ao pormenor. Além dos principais conceitos por detrás do evento, acrescentou ainda a segurança como pano de fundo da realização do ECar Show.

Assim, para todos poderem usufruir de um espaço seguro e terem acesso às principais novidades automóveis neste setor, é necessário seguir regras. Nada mais, nada menos que as mais comuns e que já fazem parte do dia-a-dia dos portugueses. O uso obrigatório da máscara, o desinfectar as mãos em dispensadores de gel desinfetante, assim como um balcão de check-in no exterior, são algumas das medidas que vão ser implementadas.

Segundo José Oliveira, diretor do ECAR Show:

Estamos a adaptar todo o evento às exigências a que a atual situação obriga. Estamos a elaborar um plano, de forma exaustiva, para que a segurança de todos os intervenientes, organização, expositores, público e comunicação social, esteja devidamente acautelada.”

No fundo, todos estes esforços vão no sentido de criar um ambiente clean & safe para minimizar os efeitos da pandemia que tem acompanhado 2020.

ECAR Show 2020: sustentabilidade e mobilidade sobre rodas

Além de toda a segurança por detrás do evento, convém referir que esta edição ganha outra importância com o facto de Lisboa ser considerada, em 2020, a capital verde europeia, Lisbon Green Capital 2020.

Esta nomeação vem de todo o esforço que a capital portuguesa está a fazer para dar aos seus habitantes todas as condições para uma cidade mais verde e com novas formas de mobilidade e transporte.

Assim, faz todo o sentido que a 2ª Edição do ECAR Show se misture com esta ideia e trabalhe para mostrar os desenvolvimentos e avanços tecnológicos da indústria automóvel para travar as emissões poluentes e ajudar o ambiente.

ECAR show: o principal evento de mobilidade ecologica em portugal

carros eletricos a carregar

Conceito

Derivado ao forte crescimento do setor da mobilidade, onde a adoção de veículos voltados para a descarbonização tem sido crescente, o ECAR Show é o expoente para as principais marcas do setor apresentarem soluções alternativas.

Isto porque a mobilidade eco sustentável dos habitantes em geral, e, em particular, em contexto citadino, está na ordem do dia e cada vez mais é importante ajudar com novos veículos e alternativas de transporte.

Ideias Principais

Este é um evento que pretende destacar e implementar os seguintes princípios:

  • Personalidade

O facto do edifício da antiga Estação do Arco do Cego da Carris estar ligada à mobilidade elétrica e ter sido um espaço de recolha de um meio de transporte com emissões zero, a sua escolha para local do evento acabou por ser natural.

Por outro lado, acaba também por ser um local simbólico, que é património classificado da cidade e que se localiza numa das principais zonas centrais da movida lisboeta.

  • Acessibilidade

O facto de ser uma zona central, recheada de soluções e vias de transporte alternativas, é ideal para promover o conceito de acessibilidade.

Para chegar à antiga Estação do Arco do Cego da Carris, todos os interessados podem utilizar a rede de metro de Lisboa e terem como destino a paragem de Metro do Saldanha. Além disso, é uma zona que está “abastecida” com uma ciclovia para veículos de duas rodas.

  • Futuro

Estar também perto do Instituto Superior Técnico, parceiro institucional do evento, permitirá chegar mais perto dos mais jovens. Jovens esses que serão no futuro os principais consumidores deste tipo de tendências,

Por outro lado, é também uma forma de consciencializar exatamente este tipo de público para a mobilidade sustentável.

Programa

Tal como referido no início deste artigo, este salão conta com a presença das principais marcas do setor. Além dos mais recentes veículos descarbonizados (modelos híbridos, elétricos e plug-in) do mercado nacional, juntam-se igualmente: promotores de carregadores elétricos; fornecedores de energia; e bicicletas, trotinetes e motos.

Por outro lado, paralelamente à mostra e primeiro contacto com os veículos, decorrem conferências e workshops que têm como objetivo abordar e discutir os mais variados assuntos do setor.

Preço

Os bilhetes têm preços que variam entre os três e os oito euros.

ECAR SHOW 2020: O que ver nesta edição

Volkswagen ID. 3

No que toca então às principais marcas presentes, são essencialmente as que têm vindo a desenvolver esforços no setor. As marcas automóveis presentes são:

  • BMW Santogal
  • Volvo
  • KIA
  • AUDI Expocar
  • Entreposto Auto
  • Hyundai
  • Mercedes-Benz
  • Suzuki
  • Nissan
  • Mini Santogal
  • SMART
  • Jaguar Carclasse
  • DS Automobiles
  • Renault
  • Opel
  • Mazda
  • Volkswagen Soauto
  • Peugeot
  • Honda

Entre os destaques estão:

  • O novo Audi e-tron, modelo 100% elétrico (Com a sua combinação de propulsão elétrica e interior confortável e sofisticado, o Audi e-tron cria uma sensação de mobilidade).
  • Gama híbrida da Suzuki (que se distingue pela qualidade nipónica e mistura uma condução sem limites com a sofisticada tecnologia Plug-inHybrid).
  • Gama ECO da Kia (automóveis amigos do ambiente, mas com um ‘design’ que sobressai).
  • Hyundai IONIQ (a Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes).
  • Volkswagen ID: A Volkswagen também estará presente neste certame com o seu modelo mais recente e o 1º 100% elétrico da Volkswagen, o ID.3.

Para melhorar a experiência do evento, nada como testar os veículos presentes. Por outras palavras, além das atividades e workshops, vai ser também possível pôr as mãos no volante e realizar test-drives junto das marcas presentes.

Veja também