Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
09 Set, 2020 - 10:08

Edifícios com mais de 20 lugares de estacionamento serão obrigados a ter carregadores para carros elétricos

Ekonomista

Governo está a preparar novas regras para a melhoria da eficiência energético dos edifícios, incluindo novos postos para carros elétricos.

Carro elétrico a carregar

Todos os edifícios de comércio e de serviços com mais de 20 lugares de estacionamento vão ter de instalar, pelo menos, dois pontos de carregamento para carros elétricos até ao dia 31 de Dezembro de 2024.

Esta nova regra está inscrita no decreto-lei que prevê novos requisitos para a conceção ou renovação de edifícios, e é citada pelo jornal Público desta quarta-feira.

Segundo escreve o jornal, haverá, contudo, várias exceções à regra, uma vez que ficarão isentos desta obrigatoriedade edifícios como as instalações industriais, pecuárias ou agrícolas não residenciais; os locais de culto; armazéns em que a presença humana, real ou prevista, não ocorra por mais de duas horas em cada dia, e os edifícios classificados ou em vias de classificação.

Esta regra insere-se na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), cujas medidas visam mudar todo o sistema de certificação energética dos edifícios e impor inspeções periódicas ao seu desempenho. O Governo quer que as novas construções e as grandes renovações de edifícios passem a ter uma “necessidade quase nula de energia”.

Veja também