ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
02 Mar, 2021 - 10:10

Veículos elétricos e estações de carregamento vão ter nova rotulagem

Ekonomista

O objetivo é ajudar os condutores a selecionar a estação de carregamento mais adequada ao seu veículo.

Carro elétrico estacionado junto a estação de carregamento

Os veículos elétricos e as estações de carregamento em toda a União Europeia vão passar a ter nova rotulagem. A medida entra em vigor no dia 20 de março e o seu principal objetivo é auxiliar os condutores a escolher a estação de carregamento mais adequada ao seu veículo.

De acordo com a legislação europeia, os novos rótulos serão aplicados nos veículos novos colocados no mercado pela primeira vez ou registados a partir da data em que a medida entra em vigor. Não é aconselhável, contudo, a colocação destes rótulos em veículos mais antigos.

No site informativo fuel-identifiers.eu (esta é a ficha informativa em Língua Portuguesa) é possível aceder à configuração dos rótulos, aos acessórios onde vão ser aplicados e à sua forma de identificação.

Em termos gerais, o formato de todas as interfaces elétricas é o de um hexágono, sendo que a interface elétrica é categorizada através de uma letra do alfabeto. Além desta configuração, as cores também vão ser identificativas. Por exemplo, para a ficha e tomada do veículo, um símbolo branco com um fundo negro e um contorno branco. Para a ficha e tomada de saída, um símbolo negro com um fundo interno branco e um contorno negro.

Os novos rótulos vão funcionar, assim, como uma ferramenta visual para facilitar a vida aos condutores de veículos elétricos.

Veja também