Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
26 Nov, 2019 - 11:02

Fazer embrulhos de Natal: uma oportunidade de emprego sazonal

Catarina Milheiro

Procura um emprego sazonal? Saiba o que as superfícies comerciais mais valorizam nos profissionais para fazer embrulhos de Natal.

embrulhos de Natal

Está à procura de emprego sazonal ou temprário? Já pensou em fazer embrulhos de Natal? Este é o tipo de trabalho ideal para quem ainda está a estudar ou para quem procura um trabalho temporário.

A verdade é que se está a aproximar o final do ano e com ele multiplicam-se os anúncios para trabalhar a fazer embrulhos de Natal.

As maiores superfícies comerciais contratam estes trabalhadores em part-time e em regime de trabalho temporário, normalmente por turnos, para darem assistência e libertarem as caixas de pagamento neste período de grande atividade comercial.

Mas sabia que há também quem o faça a tempo inteiro? Fique connosco e conheça algumas ofertas.

fazer EMBRULHOS DE NATAL: tudo o que precisa saber

A época natalícia aproxima-se e são cada vez mais as ofertas de emprego a surgir. Fazer embrulhos de Natal, parece-lhe bem?

Se está à procura de um trabalho como reforço de Natal, esta pode ser, sem dúvida, uma boa oportunidade para agarrar.

Seja a fazer reposição de stock e inventário numa loja de roupa, a fazer embrulhos de Natal ou a distribuir flyers, as ofertas são inúmeras nesta altura do ano.

E se as pessoas em geral não ficam indiferentes a esta época festiva, as empresas de comércio retalhista também não. Afinal, é precisamente nesta altura do ano que as pequenas, médias e grandes superfícies têm uma maior afluência de clientes.

Como todos sabemos, esta afluência natalícia começa no mês de novembro, sendo então natural que as ofertas de emprego para fazer embrulhos de Natal em regime part-time, por parte das empresas de retalho, comecem a aparecer por volta desta altura.

Por isso, se sente que está a precisar de um emprego temporário ou se procura um trabalho que lhe permita estudar ao mesmo tempo, fazer embrulhos de Natal pode mesmo ser uma excelente opção e que deve, sem dúvida, aproveitar.

embrulhar presentes de natal

Que tipo de competências e habilitações são valorizadas para fazer embrulhos de Natal?

Se se vai candidatar para uma oferta de emprego para fazer embrulhos de Natal, deve estar a par das competências e habilitações que são valorizadas para este tipo de emprego.

Aos trabalhadores contratados para fazer embrulhos de Natal compete a organização e preparação do espaço de trabalho para a realização dos embrulhos.

Além disso, a arrumação do espaço é essencial, solicitando-se aos trabalhadores a capacidade de ir arrumando e organizando os materiais e desperdícios à medida que concluem a realização dos embrulhos.

De um modo geral, a maioria dos empregadores procura pessoas com as seguintes competências:

  • Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Experiência anterior em função similar (fator preferencial);
  • Forte sentido de responsabilidade e dinamismo;
  • Capacidade de resistência ao stress;
  • Entusiasmo e atitude positiva, mesmo sob pressão;
  • Simpatia e gosto pelo trabalho em equipa;
  • Boa apresentação.

Normalmente, as empresas de comércio retalhista procuram pessoas com habilitações escolares ao nível do 12º ano. No entanto, isto não significa que que não possam ser contratadas pessoas mais ou menos qualificadas.

pessoa a fazer embrulho
Veja também Procurar emprego no Natal: 6 boas razões para o fazer

Períodos de trabalho

Geralmente, o trabalho de realização de embrulhos de Natal implica horários e folgas rotativas.

É bastante frequente que estes trabalhadores prestem a sua atividade por turnos, sendo que o primeiro, por norma, situa-se entre as 09h00 e as 15h00 e o segundo, entre as 15h00 e as 21h00. Em relação ao terceiro, este é entre as 18h00 e as 24h00.

Tipos de contratos oferecidos pelas empresas

É extremamente importante que esteja alerto para o tipo de vínculo contratual que lhe é proposto quando tiver que aceitar uma proposta de trabalho para fazer embrulhos de Natal.

Na maior parte das situações, as empresas irão oferecer contratos de trabalho a tempo parcial (part-time) e/ou contratos de trabalho temporários. Neste último caso, a empresa será o destinatário final do seu trabalho, mas a empresa que o contrata será uma Agência de Recursos Humanos e Trabalho Temporário.

Além disto, os horários bem como as folgas, deverão ser rotativas. A empresa ou agência que contrata, normalmente, oferece ao empregado a possibilidade de ter formação adequada à função, algo que pode ser uma mais valia para si.

Mas afinal, quais são as condições? Habitualmente, as condições em termos de compensação passam por:

  • Um salário base;
  • Pagamento por comissões de vendas;
  • Prémios por objetivos cumpridos;
  • Possibilidade posterior de integrar o quadro da empresa como efetivo.

ONDE POR ENCONTRAR ESTE TIPO DE TRABALHO

Agora que já sabe tudo sobre trabalhar a fazer embrulhos de Natal, provavelmente deve estar a questionar-se sobre alguns locais onde o possa fazer e de que maneira se pode candidatar.

Existem alguns sites onde pode procurar sobre este tipo de ofertas de emprego e muito mais: o Indeed, Jobtide, Randstad, Net-Empregos ou ainda o Sapo Emprego, por exemplo.

Deixamos uma lista com 3 empresas onde estão a pedir colaboradores em regime part-time para fazer embrulhos de Natal:

  • A DL – Recrutamento e Marketing, uma empresa especializada na operacionalização de atividades de marketing, comunicação e ações de ativação do consumidor, está a recrutar operadores de embrulhos de Natal para trabalharem durante a época festiva em perfumarias. Têm ofertas para diversos locais, incluindo o Vila do Conde Porto Fashion Outlet;
  • A AND – Associação Nova Dimensão (uma ONG), também pretende reforçar a sua equipa de promotores/comunicadores para desenvolver um conjunto de ações em Centros Comerciais durante a época Natalícia;
  • A Multipessoal encontra-se também a recrutar um Operador(a) de Embrulhos para reforço de Natal, para uma empresa cliente ligada à área de beleza.
Veja também