Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
20 Jun, 2018 - 09:16

O que são empregados boomerang?

Catarina Reis

Já ouviu falar nos empregados boomerang? Quem são e o que fazem? Neste artigo vamos saber tudo sobre esta nova tendência do mercado de trabalho.

O que são empregados boomerang?

Empregados boomerang? O que são? O que fazem? Se nunca ouviu esta expressão, fique atento, pois descreve uma das mais recentes tendências de funcionamento do mercado de trabalho.

Saiba o que são empregos boomerang e conheça as suas características

Tal como o nome indica os empregados boomerang são aqueles que vão e voltam – mais especificamente, que deixam um emprego sem, no entanto, cortar completamente a ligação à entidade patronal, voltando a estabelecê-la mais tarde, uma ou mais vezes. Muitos empregadores já encaram de forma positiva estas saídas temporárias por parte dos seus empregados.

empregados boomerang

Uma nova realidade

Na verdade, este é um termo que serve para classificar a forma como a geração “millennial” encara o trabalho atualmente. Contrastando com as gerações anteriores, em que um emprego era “para nunca largar”, os millennials adotaram um estilo de trabalho distinto, no sentido em que se tornou normal e desejável deixar ou interromper um emprego e retomá-lo depois. As razões para essa pausa podem ser várias: encetar uma viagem longa ou um gap year, ingressar noutro tipo de trabalho temporariamente, ou até fazer algum tipo de formação profissional complementar.

Porquê?

Na base deste modus operandi está o facto de estes jovens ambicionarem constantemente passar por experiências, encarando cada oportunidade de trabalho como uma mais-valia. Na base deste “ir e vir” está também a convicção de que as relações profissionais só devem ser mantidas enquanto fizerem sentido, acrescentarem valor e trouxerem propósito a ambas as partes. Por outro lado, o fator lazer também pesa na balança. Para estes trabalhadores é importante manter um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Vantagens de acolher novamente um profissional que saiu

Os empregados boomerang podem ser muito valiosos para o crescimento de uma empresa, porque já estão familiarizados com sua cultura e porque combinam esse fator com o conhecimento que trazem das experiências que, entretanto, tiveram noutros contextos. Há, ainda, um relacionamento empregado-empregador estabelecido que adiciona uma camada extra de lealdade por parte do trabalhador à empresa.

Os empregados boomerang que passam algum tempo fora da empresa representam sempre valor acrescentado, pois trazem consigo novas experiências, novos vínculos, pontos de vista e, quem sabe, novos clientes.

A importância da Internet

A internet é um fator crucial para a existência dos empregados boomerang, já que certas ferramentas como as redes sociais são um forte ponto de ligação entre o empregado e a empresa, enquanto se dá aquele período de ausência.

Características dos empregados boomerang

Algumas das principais características dos empregados boomerang são:

  • uma constante procura por novos desafios profissionais;
  • reagem imediatamente sempre que sentem a falta de desafios ou estagnação no seu emprego;
  • não ficam num emprego que não oferece perspetivas de crescimento;
  • o lazer, as relações familiares, ou as mudanças de casa são fatores que para eles têm tanto, ou mais, peso do que a estabilidade profissional.

Veja também: